sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Os Trabalhos de Fabio Zuffanti




Aries (2005)








Fabio Zuffanti & Victoria Heward - Merlin - The Rock Opera - Acts 1 & 2 (2002)




Como eu já disse anteriormente, Fabio Zuffanti é um dos mais prolíficos músicos/compositores do rock progressivo italiano desde meados dos anos 90. Além do Finisterre e Höstsonaten, ele tem vários outros projetos paralelos, sempre trabalhando a favor do rock progressivo e suas várias vertentes. Aos poucos vou postar alguns desses trabalhos, como agora, que estou disponibilizando o disco do Aries e a ópera-rock ‘Merlin’.

Aries é formado por Fabio Zuffanti (baixo, violão e guitarra), Simona Angieloni (vocais), Fabio Centarini (guitarra solo), Roberto Rigo (teclados), Carlo Barreca (flauta) e Pierpaolo Londo (bateria). Por causa do vocal feminino e de uma certa aproximação com neo prog e prog folk, o som às vezes lembra outras bandas como Mostly Autumn, Magenta e Karnataka, mas com características próprias; existe, também alguma influência de Pink Floyd, principalmente nas guitarras. No geral o disco é bastante agradável, mais ‘acessível’ que outros trabalhos de Zuffanti, com ótimas composições, momentos atmosféricos e românticos, solos de guitarra e teclados bem caprichados, além do destaque para a belíssima voz de Simona Angieloni.

Merlin – The Rock Opera’, foi composto por Zuffanti e Victoria Heward (produtora de vários espetáculos musicais e teatrais na Inglaterra) e traz elementos de gêneros musicais como a música celta, folk, música clássica, rock progressivo e sinfônico, além de alguns toques góticos e étnicos. Esse trabalho conceitual é dividido em dois atos, com mais de 85 minutos de música, alternando momentos magistrais com outros nem tanto, mas com resultado final mais do que positivo.
Quem participou: Fabio Zuffanti (baixo e percussão), Nicola Bottino (violões e guitarras), Agostino Macor (teclados e bandolim), Luca Scherani (teclados), (bateria e precussão), Andrea Orlando, Fausto Sidri (vocais e percussão), Alessandro Corvaglia, Loredana Villanaci, Stefano Marelli, Nadia Girardi, Davide Vacchi, Laura Cavalleri e Carlo Carnevali (vocais), Edmondo Romano (gaita de foles), Federico Foglia (percussão), Massimo Zelante (cítara), Filippo Gambetta (acordeom diatônico), Roberto Vigo (teclados e coro) e mais um coro de 17 pessoas.
Eu já havia postado esse disco no Delirium Dust; estou utilizando o mesmo link e não tive tempo de conferir se o disco está em bom estado depois de ser baixado (o link está funcionando, pelo menos...), se houver algum problema, por favor, me avisem, que então subirei um novo link.

Aries
6 faixas, bitrate 256, 94,79mb
Sharebee

Merlin – The Rock Opera
19 faixas, bitrate 192, 115,82mb
Filesend

4 comentários:

Sr do Vale disse...

P.S.: Esses do Zuffanti, ainda não ouvi.

Maddy, o que eu tinha pra falar do Finisterre e Höstsonaten, já falei, aliás, agora é sexta a noite, a lua cheia atravessa os sentidos, a noite tem um perfume sutil quase transparente, estou no QG, (como diz nosso amigo E. Berlotas) ouvindo Finisterre, e o que é melhor, captando sons que não havia percebido anteriormente.

São delirius nos pântanos sonoros de outrora e sempre.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Valleyman,
vai aproveitando, ainda pretendo postar os outros discos com o Zuffanti (pelo menos os que eu tenho aqui...).
Grande abraço.
ML

Claudio Melo Eventos, Espiritualidade e Terapias disse...

Valeu, Maddy,seu blog ta demais, cara! Agora com esse renascimento do Prog tem muita banda que a gente nao tem nem idéia. O que vc faz so contribui em divulgar o progressivo e aguçar nosso apetite em obter essas jóias!
Amigo, vc me recomendou esses trabalhos do Zufanti. Ja tinha o Aries, belissimo trabalho, como sempre. Agora esse em parceria, o Merlin, esta com o link offline.
abraçao e keep on rocking!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaande Cláudio!
Cara, é sempre um enorme prazer compartilhar não só a descoberta de sons desconhecidos, mas, também, da empolgação que a boa música nos provoca - e todos esses trabalhos o Zuffanti são mesmo top de linha, não deixando nada a dever aos 'medalhões' do gênero. Fico feliz de você ter gostado e de ter ajudado a despertar essa paixão que você tem demonstrado por esses italianos - sensacional!!
Fique tranks que logo subirei um link novo pro Merlin.
Abração!
ML