quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Novalis

'Novalis (Friedrich, barão Von Hardenberg, dito), escritor alemão (Wiederstdt, 1772-Weissenfels, 1801). Poeta de inspiração romântica, alia, em seus ‘Hinos à Noite’ (1800), o misticismo a uma explicação alegórica da natureza'. (Fonte: Koogan Larousse)
Foi inspirado no nome e na obra do poeta que Lutz Rahn (teclados), Heino Schünzel (baixo), Hartwig Biereichel (bateria e percussões), Jürgen Wenzel (vocais) e Carlo Karges (guitarra) batizaram a banda. Logo após o lançamento de seu primeiro disco ('Banished Bridge', o único em que as letras são em inglês) Wenzel e Karges deixaram seus postos, sendo substituídos, respectivamente, por Fred Mühlböck e Detlef Job, ficando, assim, a melhor e mais conhecida formação, já que posteriormente outras trocas foram feitas. Foi nessa época, também, que eles resolveram cantar somente em alemão, sendo mais fiéis às adaptações dos poemas de Novalis às suas letras, o que se tornou uma de suas principais características.
Durante sua existência desenvolveram um estilo próprio, misturando poesia e lirismo com música clássica, rock progressivo, folk, psicodelia e rock, com alguma influência de bandas como King Crimson, Pink Floyd, ELP e Yes, criando uma música única, poderosa e cheia de beleza, onde camadas de teclados se completam com guitarras melodiosas, resultando em um trabalho bastante harmônico e equilibrado, valorizando a música em si, mesmo quando um instrumento se sobressai em relação a outro.
Todos os discos da década de 70 são essenciais, excelentes e diversificados, com destaque para ‘Banished Bridge’, ‘Novalis’ (de 1975) e ‘Sommerabend’. Como todas as bandas de prog, nos anos 80 eles tenderam a deixar seu som mais ‘comercial’, mas o disco que faz a ponte entre uma fase e outra, ‘Augenblicke’, de 1980, também é um disco muito bom.Eu já havia postado a maior parte da discografia do Novalis no extinto Delirium Dust, agora disponibilizo aqui todos os discos oficiais (sem coletâneas) com exceção de ‘Sterntaucher’, que não consegui de jeito nenhum.
Tenho que agradecer à Janis, minha querida ex-parceira no DD, por ter conseguido os discos ‘Neumond’, ‘Nach Uns Die Flut’ e ‘Lebt!’ – Valeu!!

Links (5,15kb) – Sharebee

14 comentários:

Anônimo disse...

amiguinho, voce ta danado, hein? mandando ver nos posts. se isso significa que voce esta pegando leve no trabalho entao fico ate mais feliz. eu vim aqui pra saber se voce tem e se pode postar os discos dos strokes, nem e pra mim mas pra uma amiga. ve se entra em contato, maluco!
bejos, bejos, bejos!
alice

Pierre Oack's disse...

po cara tava ansioso por esse post mas...
pode ser que eu esteja fazendo algo errado mas os links do massmirror naum abrem, muitissimo obrigado pelo post e por favor me confirme se eles estão bons!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Alice,
realmente estou pegando mais leve no trabalho, consegui mais dois assistentes, e por causa da chuva, que não pára por aqui, muitas atividades estão sendo canceladas. A Lud tem os discos dos Strokes, vou upar e postar o mais rápido que eu puder, OK?
Beijos mil.

Pierre,
testei os links e pelo menos o Zshare de todos eles estão OK. O MassMirror de vez em quando sai do ar, é meio complicado; se você (e mais alguém) ainda tiver dificuldades, entre em contato que aí, então, vou tentar re-up, mas aí vai demorar um pouco...
Valeu!
Boa sorte.
Grande abraço.
ML

Anônimo disse...

Grande postagem.
Aos poucos baixo tudo!
Obrigado amigo

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pelo site! No DD baixei muitas raridades e ao meu ver aqui não vai ser diferente. Altissima qualidades nos posts, esse é o caminho...
Putz, Novalis é uma escola musical, muito obrigado!
Abraços...

Esquadrão SS disse...

Marcello, esses últimos posts foram muito bem vindos. Agora vou poder completar tudo. Abraço!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Robur, o monstro de kilt,
valeu, boa sorte e aproveite a quantidade de sonzeiras a desfrutar, mesmo que aos poucos.
Roberto,
bem vindo! Obrigado pelos comentários. Novalis é uma das minhas bandas preferidas e os primeiros discos ficam no meu top super top de preferências, agora a galera pode aproveitar pra curtir muito todas as fases da banda; excelente!
Rodolfo, meu camarada,
espero que alguém consiga o 'Sterntaucher' (mesmo que ele não seja lá essas coisas) pra eu poder completar a coleção também.
Abraços pra todos.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Ouvi hoje o 1º deles, não sei, alguma coisa não me chamou atenção suficiente, não é ruim, mas me parece um tanto 'normal', seria pq eu já to empapuçado de som? rsrsrs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Diegão, nem sei se você vai ler isso, mas...
O Banished Bridge é o único cantado em inglês e seguia uma linha assim mais 'inglesa' mesmo, depois é que eles foram encontrando seu som próprio. Acho que os discos do Novalis são daqueles que melhoram a cada ouvida, sendo que eu considero os 4 primeiros fenomenais.
Boa sorte!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

AVISO:
Acho que os links já estão expirados, mas a rapaziada do Voo 7177 está postando por lá a discografia completa (inclusive o que eu não tinha!) nesses últimos dias - então aproveitem!

http://voo7177.blogspot.com/search?q=Novalis

Valeu!
ML

Anônimo disse...

Como não leio? Tá me tirando? (como dizem os paulistas rs).

Mas fica tranquilo, eu nunca desisto de uma banda, a não ser que ele seja muito, mas muito ruim, o que não é o caso rs

Unknown disse...

Amigo, vc pode postar um link da discografia do Novalis? Tem algum torrent? Sou fãn da banda, mas não consigo baixar quase nada da banda! :(
Grande abraço

Unknown disse...

Amigo, estou a procura da discografia do Novalis! Sou muito fãn da banda mas não encontro nada! :( Vc tem algum link ou torret?
Grande abraço

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caro anônimo, fechei as portas do blog e, por isso, não poderei te ajudar; também não sei de onde você poderá baixar essa discog completa, tente pesquisar no Google os discos individualmente - mesmo assim, acho que será difícil.
Só mais uma coisa: fã com ~ e n deve ser mesmo muito fanático... hehehe
Boa sorte!