quarta-feira, 30 de julho de 2008

O Piano Sobre o Mar




Saint-Preux- Le Piano Sous La Mer (1972)




Saint-Preux é um desses gênios precoces: aos 19 anos ganhou o Sopot International Song Festival, na Polônia, ao apresentar sua primeira grande composição, ‘La Valse De L'Enfance’, conduzindo ele mesmo a orquestra. A partir de então, com a devida aclamação de crítica e público, esse pianista e compositor francês iniciou uma carreira de grande sucesso internacional, lançando discos com certa constância e realizando concertos. Seu primeiro disco, ‘Concerto Pour Une Voix’, foi lançado no mesmo ano deste festival (1969) e o último, ‘The Last Opera’, em 1994, de um total de 13 álbuns.O disco que disponibilizo aqui foi lançado em 1972 e traz uma excelente mistura de música clássica e rock progressivo, costurada com toques de avant-garde e algumas experimentações, privilegiando a melodia acima de tudo e com ótimos solos de piano, guitarra, violino, flauta e violoncelo. Não vá esperando um disco assim ‘careta’: logo na segunda faixa, ‘Le Voyage’, nos deparamos com uma ótima levada de guitarra com wah-wah; a terceira apresenta alguns climas sombrios, lembrando um bocado do que se fez no R.I.O.; a faixa título parece saída de um disco do Pell Mell, ao passo que ‘Le Recontre’ se encaixaria nos melhores discos do Gentle Giant; a faixa que fecha o disco, ‘L’Abime’ tem um riff ganchudo, que serve de base para o guitarrista solar a música inteira, beirando um hard rock à la Deep Purple. Tudo isso não quer dizer que todo o trabalho se pareça com isso ou aquilo, mas é uma manifestação de sua época, sendo bastante autêntico e de inquestionável qualidade. Apesar de ser o disco de um pianista, todos os instrumentos têm grande destaque, privilegiando a composição e a execução de cada músico envolvido, sendo que até mesmo o piano dá o lugar a um Hammond também muito bem executado por Saint-Preux.
Resumindo: um discaço, totalmente essencial pra quem gosta de música ‘da boa’.
Vale a pena dar uma conferida no site, muito completo e com ótimas informações: http://www.saint-preux.fr/

12 faixas, 192k, 53,56mb
Sharebee

13 comentários:

Anônimo disse...

Marcellinho Marcellão,
maravilhoso!
'brigadaça.
Beijos enormes.

Lola C

ROCK PROGRESSIVO disse...

Fala Marcelo...

estava baixando os álbuns do Jon Lord e lendo o seu texto, vi que vc estava procurando o último álbum dele, chamado 'Boom Of The Tingling Strings'. Consegui acha - lo no blog Karpy Rock, eis o link:
http://karpyrock.blogspot.com/2008/05/jon-lord-boom-of-tingling-strings.html

Ahhhh..a discografia completa do Mythos foi show de bola também, já baixei os que me faltavam! :)

Um Grande Abraço! :)

Tia Zulmira disse...

Fala Marcelo, tudo bem? Puxa tava assistindo/ouvindo um programa do Multishow, o " Que Rock é esse?" (conhece?),quando dei sua falta no Tiazulmira...Pena que sou bem leiga em rock progressivo (o que ouvi, confesso que não curti) e de música erudita ( com essa o contrário, quase tudo que ouvi, curti)... mas bem interessante a carreira desse cara.
Legal um blog que fale de música sem presunção ou tietagem! curti

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Lola Lolita!
Daqui a pouco você vai virar freqüentadora assídua aqui do blog! rsrsrs Que bom que você gostou, acho que é realemnte o seu tipo de som. Beijos mil!
. Graaaaande Museólogo Progressivo!
Agradeço imensamente pelo link do Jon Lord, valeu, valeu, valeu!!
Mythos é uma das preferidas da casa; acho que não agradeci lá no Museo pelo Grand Prix, então agradeço também por ele.
Vou passar por lá e deixar um comentário.
. ZulMariana,
mais uma vez, seja bem-vinda!
Eu tenho um gost loucamente eclético pra música e Arte em geral e entendo que muita gente não goste de rock progressivo (cá pra nós tem que ser meio maluco, mesmo - rsrsrsrs), mas o Saint-Preux (que se traduzirmos literalmente significa São Guerreiro!) consegue casar esses dois mundos muito bem - na verdade, a maioria dos músicos progressivos tem mesmo essa veia erudita.
Nos meus textos tento ser isento, tento mais dar uma apanhada geral sem ser muito tendencioso; é mais uma apresentação da banda ou artista do que qualquer outra coisa, afinal existem milhares de sites com informações mais detalhadas e acuradas do que minha observações.
Conheço o programa do Beto Lee mas nunca consigo assistir - trabalho dia-tarde-noite e quase sempre dou preferência pra um bom DVD quando ligo a TV, mas sei que o programa é bem bacana.
Já, já vou te fazer uma visita.
Abraço pro cara, beijos pra meninas.
Por enquanto é só, pessoal...
ML

Anônimo disse...

Cara, não gosto do Stevei Wonder, respeito, mas não é a minha praia, acho que vc entende isso mas esse Saint-Preux aí, caraca, é muito bom! Será que vc não arruma mais nada dele?
Valeu, maluco!!!

Loki Lucky

Franck disse...

Grande Marcello!!, muy buena musica la de este disco!!, me encanta el piano, creo que la expresividad de este instrumento es casi inigualable...
Pasando a otra cosa, una consulta...te gusta Flairck?, no se si es banda u orquesta, son de Holanda y hacen un folk mezclado con musica erudita, como dicen ustedes son un show de bola :)
saludos Marcello y te mando saludos afectuosos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Fala, Primo Loki!
Infelizmente eu só tenho esse do S-P, mas vou ver se acho mais algum por aí; se eu achar volto aqui e deixo os links, OK?
. Grande Franck!
Pois é, o piano é um instrumento maravilhoso e atinge um grande leque de estilos; acho que se uma música não ficar boa ao piano deve ser porque a música é mesmo muito ruim... rsrsrsrs
Flairck é excelente! Eu tenho muita vontade de postar por aqui, mas como eu não tenho a discografia completa fico adiando pra ver se acho os que estão faltando. Os trabalhos solo do Vedres Csaba também são muto bons. Realmente show de bola! rsrs
Saludos afectuosos, hermano!
Valeu! Abraços.
ML

Franck disse...

Te doy un dato, entra en Sakalli al la zona Album Index, esta justo al entrar al blog en la parte superior derecha con un ïcono AZ, entra en ese ícono y encontrarás la lista de todos los discos posteados en el blog en orden alfabético, hay varias discografias completas, entre ellas hay 16 discos de Flairck, todos los discos de mis queridos Camel...bueno, te encontrarás con muchas sorpresas
(http://sakalli.blog.hr)
Saludos Marcello te mando saludos afectuosos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Franck!
Agradeço pela dica, vou passar lá no Sakalli pra ver se lá tem os que me faltam do Flairck.
Um abraço.
Saludos!
ML

Diogo_Guitar disse...

Sou guitarrista / violonista, mas toco um pouquinho de Piano... infinitamente menos do que gostaria... para mim é um instrumento divino, poderoso, o rei dos instrumentos indubitavelmente...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaala, Diogo!
Cara, valeu pela visita e pelo comentário!
Não toco nada de piano, mas é claro que compartilho de sua opinião sobre o instrumento. Eu também toco violão, guitarra, baixo e violino (!), e acho que todos esses também são reis... rsrsrsrs Tem uma frase do incomparável Niccolo Paganini que gosto muito de citar, apesar de eu ser bastante avesso à citações: "O violão é o instrumento mais fácil de se tocar mal, porém é o instrumento mais difícil de se tocar bem" - não há o que se discutir com o mestre... rsrsrs
Seja bem vindo e apareça mais vezes.
ML

Anônimo disse...

Incrível como Saint-Preux agrada a gregos e troianos com sua magnífica discografia. Tenho 10 de seus 15 álbuns "oficiais", e o que menos ouço é justo "Le piano sous la mer", talvez por ser estudante de música mais do estilo erudito/pop/mpb. Gosto tb deste álbum, mas ouço mais suas canções, digamos, eruditas/místicas. Agora, qdo vc ouve, por exemplo, "To be or not" (álbum 9, "To be or not"), é rock`nroll da melhor qualidade. Os solos de guitarra são geniais! Meu Deus, como não gostar de rock! Ou então "Ecstasy" (álbum 10, "Le piano d`Abigail"), esse então ... é rock progressivo de qualidade inquestionável!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caro Erudito, seja bem vindo!
Realmente o cara manda bem, porém pouco posso dizer além disso, pois só conheço esse e mais outros dois álbuns (não recordo os títulos). Andei procurando outros álbuns dele para baixar, mas não tive muita sorte - já que você tem tantos, que tal fazer as honras?
Valeu, meu camarada.
Um abarço.
ML