sábado, 19 de julho de 2008

Red Hot + Gershwin

Em 1990 uma grande campanha para angariar fundos que patrocinariam todos os aspectos do combate à AIDS veio ao público escoltado por uma quantidade de artistas pop e um especial feito para a TV que passou em cadeia mundial: era o Red Hot + Blue, onde bandas e artistas como U2, Sinéad O’Connor, Neneh Cherry, Salif Keita, David Byrne e Tom Waits, entre outros, cantavam músicas do compositor americano Cole Porter.
Estava dado o pontapé inicial para o que seria uma longa série de projetos do mesmo porte: produções exclusivas da Red Hot Organization, uma instituição internacional criada justamente com o intento de lutar contra a AIDS através da cultura pop.
Dos vários discos lançados através do selo Red Hot + estou disponibilizando aqui os que têm como tema a obra dos irmãos George & Ira Gershwin: ‘Red Hot + Rhapsody: The Gershwin Groove’, feito especialmente para o programa, e ‘Red Hot + Gershwin – By Geroge And Ira’, um tipo de ‘desdobramento’, uma coletânea com interpretações mais antigas de seus clássicos.
Os irmãos Gershwin fazem parte do seleto time dos principais compositores americanos do século XX, tendo criado obras clássicas, populares e várias trilhas para espetáculos teatrais; George fazia as músicas e Ira as letras. Entre os ‘trocentos’ artistas que gravaram suas músicas estão: Miles Davis, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Fred Astaire, Louis Armstrong, Sam Cooke, Bing Crosby, John Coltrane, Bing Crosby, Herbie Hancock, Nina Simone, a lista não tem fim.
Para este projeto, assim como nos outros, foram convidados artistas e bandas de diferentes estilos e gêneros; o resultado final, na minha modesta opinião, foi o melhor disco da série, com interpretações modernas ou um pouco mais tradicionais, que ressaltam a força e a genialidade dos Gershwin, mostrando-nos que suas músicas continuam e continuarão, eternamente, sendo clássicos absolutos, independente da época e da situação.




Red Hot + Rhapsody: The Gershwin Groove (1998)




01 Morcheeba + Hubert Laws - Summertime
02 Finley Quaye - It Ain't Necessarily So
03 Natalie Merchant - But Not For Me
04 Smoke City - They Can't Take That Away From Me
05 Spearhead + Ernest Ranglin - I Got Plenty O' Nothin'
06 Bobby Womack + The Roots - Summertime
07 Davina - I Was Doing All Right
08 Duncan Sheik - Embraceable You
09 Clark Terry - Let's Call The Whole Thing Off
10 Luscious Jackson - I've Got A Crush On You
11 Money Mark - Peter Sellers Sings George Gershwin
12 Majestic 12 - Nice Work If You Can Get It
13 Sara Cracknell + Kid Loco - The Man I Love
14 Skylab - 'S Wonderful / Rhapsody In Blue
15 Sinead O' Connor - Someone To Watch Over Me
16 Baaba Maal - Bess, You Is My Woman Now
17 David Bowie + Angelo Badalamenti - A Foggy Day In London Town

VBR 224/320
Parte 1 (71,58mb) – Sharebee
Parte 2 (73,48mb) – Sharebee




Red Hot + Gershwin – By George And Ira (1998)




01 Sarah Vaughn - They Can't Take That Away From Me
02 Billie Holiday - The Man I Love
03 Miles Davis - The Man I Love
04 Nina Simone - I Loves You, Porgy
05 Bill Evans - I Loves You, Porgy
06 Janis Joplin - Summertime
07 Ella Fitzgerald & Louis Armstrong - It Ain't Necessarily So
08 Billy Stewart - Summertime
09 Louis Armstrong & Oscar Peterson - I Was Doing All Right
10 Lester Young Trio - The Man I Love
11 Blossom Dearie - Someone To Watch Over Me
12 Kenny Burrell - Excerpt From Prelude II
13 Stan Getz - Summertime
14 Billie Holiday - Embraceable You
15 Ella Fitzgerald - I've Got A Crush On You
16 Charlie Parker - Summertime

VBR 224/320
Parte 1 (76,82mb) – Sharebee
Parte 2 (73,85mb) – Sharebee

16 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, mais DETESTO jazz, por favor post mais progressive rock e menos porcarias como essa, obrigado

Tia Zulmira disse...

olá Marcelo!muito obrigada por ter visitado meu blog, muito obrigada pelos elogios e pelas dicas! esses textos vêm do meu outro blog, no "blogsome"... mas de qualquer forma sou nova no 'ramo' e tenho muito a aprender em termos de webdesign, principalmente!quanto às fotos, posso dizer que a-m-o fotografia, mas na tela do comp acho que elas perdem bastante, além de dar um trabalhão ( para leigos como eu) formatar e tal... mesmo assim, vou pensar com carinho no que disse, ok? claro, gostaria muito de ver meu blog divulgado no seu- que é super profissa aliás, muito bem organizado, diagramado- mas confesso que fiquei um tanto perdida em relação ao que você gostaria de mim: você quer que eu faça um comentario de algum texto seu? sobre uma das bandas que você cita no blog? caso a última seja verdadeira, digo que entendo um tanto de música, de rock principalmente (outra vez te conto por quê),mas assim de cara não encontrei alguma da qual possa falar, acrescentar alguma coisa... você poderia me listar as bandas das quais fala aqui?
vou ficando nessa e te espero lá no tia zul!
aquele abraço!

Anônimo disse...

Porra meu!!!!! posta não essas porcarias de jazz, ODEIO jazz se isso continuar eu nunca mais vistarei seu blog e muito menos meus amigos essa porra de blog é dedicado ao ROCK PROGRESSIVO OU não????????????????????, se não me diz agora assim não perco tempo em visitar esse blog, eu quero, ROCK PROGRESSIVO OU NEO PROGRESSIVO, o resto que se foda kara, brigado/.............

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. eu sei (?),
se você acha jazz uma porcaria, então passe batido; há aqueles que acham prog uma porcaria também - fazer o quê, não é mesmo? Tenho postado bastante coisa de prog, no próximo post comente, OK?
. ZulMariana,
vai preparando o café que já estou indo te visitar; lá te responderei e agradecerei.
. num sei (?),
eu não sou você, gosto de jazz, rock, prog, blues, trip-hop e um monte de outras coisas. Vou dizer: ESSE NÃO É UM BLOG DEDICADO AO ROCK PROGRESSIVO, portanto pode contar pra todos os seus amigos, OK?
Um abraço.
ML

Esquadrão SS disse...

Marcello, sempre gosto de posts de jazz. Aliás, jazz e MPB me iniciaram na música. Tempos depois fui no Rush e Pink Floyd. E nos últimos anos fuçei, e continuo fuçando, na internet e descobrindo uma pancada de sons. Sobre o post, não conhecia a coletânia e só ouvindo mesmo. Me arrisquei a postar algo de música no blog do Esquadrão SS. (http://www.revolucaodarazaopura.blogspot.com/)
Se tiver um tempinho passe por lá, acho que vc vai gostar. Abração

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Rodolfo!
Valeu pelo convite, vou passar por lá, sim. Nada melhor, em relação à música, do que ter a cabeça aberta para novas e velhas experiências.
Abração!
ML

Tia Zulmira disse...

ah tá Marcelo, entendi! obrigada pelo patrocínio! vou procurar a ajuda do Noslen sim!
aquele abraço!

Anônimo disse...

Vai ver q vão achar q sou eu, mas naum sou eu naum.
Naum gosto d jazz e progressivo é outra... coisa q naum presta, mas o eu disse, mesmo c mau gosto, é engraçado.hehehehe.
Coloca blues e rock, naum inventa igual ao Egoson, postando coisa rara, mas ruim.hehehehe
Abraços, Tio Miguel

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Valeu, Mariana, boa sorte!
. Miguel, andavas sumido, meu caro! Por que não continua assim? Obrigado por nada.
Abraços.
ML

Anônimo disse...

Obrigado pela recepção Maddy Lee.
Mas naum costumo vir p aqui, é q achei engraçado o comentário d Eu, e eu tb tava bêbado ontem hehehe.
Mas cabei d ver outro comentário malcriado do dito cujo, vou até lá p lhe dar uma lição.
Abraços, Miguel

Franck disse...

Bien Marcello, estoy bajando estos discos. No estoy de acuerdo con "Eu dice", porque este blog es genial, posteas de todo y esa diversidad es estimulante, no hay nada mejor que conocer buena musica de todos los estilos...
Como siempre mi amigo, te mando saludos afectuosos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Franck!
Mais uma vez agradeço por suas palavras, este blog é feito para pessoas assim, como você, de mente mais aberta, mais dados à amizade, simpatia e bom humor.
Um grande abraço, meu camarada!
ML

Edson d'Aquino disse...

Caraca, Maddy!!!
Bem-vindo ao clube, hehehe!!!
Bem...não vou nem comentar sobre voc~e sabe o que e vou direto ao que realmente interessa: música da boa.
Sou fissurado em todos os grandes compositores populares americanos -são chamados assim apesar da complexidade da música que faziam- e Gershwin & Son estão no topo da cadeia alimentar com Cole Porter.
Desta série tenho originais o 'Red, Hot + Blue' (primeirão dedicado ao Porter) e o 'Red Hot + Rio' e se amarro-me às pampa.
E esse aí não me escapa até porque não tenho original pois não me lembro de tê-los encontrado dando sopa por aí.
Valeu parceiro.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande D'Aquino!
Aproveite a chance, meu camarada! Como você gosta de montar o CD com capa e tudo o mais, então vai gostar desses aí, porque os encartes estão completos, cortesia do meu pequeno porém seleto acervo.
O 'By George...' é muuuuito difícil de se econtrar e caiu nas minhas mãos sem querer e quase de graça (4,59 libras), numa loja de saldos e usados.
Esse Red Hot + Rio muito me interessa...
Divirta-se, meu camarada!
Abração.
ML

Edson d'Aquino disse...

Quer o 'Red Hot + Rio'? É pra (quase) já!!!
Vou postar no G&B como presente de niver.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande D'Aquino!
Valeu! Vou esperar, então.
Abração.
ML