sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Os Charlatães Ingleses

Mais uma colaboração mais do que especial do nosso 'sócio honorário', Diego 'Progshine'; a banda da vez é The Charlatans UK, uma das preferidas da casa. Desafivelem o cinto de segurança e tenham uma boa viagem.The Charlatans é uma banda inglesa fundada em 1990 pelo baixista Martin Blunt, que chamou um pessoal que ele conhecia: o tecladista Rob Collins, o baterista Jon Brookes, o guitarrista John Baker e o vocalista Baz Ketley, que foi quase que imediatamente substituído por Tim Burgess.
O álbum ‘Some Friendly’, veio rapidamente após 3 singles, ainda em 1990, e foi recebido muito bem por público e crítica. Nessa época a banda foi obrigada a colocar um UK após The Charlatans, pois uma banda americana dos anos 60 tinha o mesmo nome já registrado.
John Baker deixou a banda em 1991 e foi substituído por Mark Collins; com esta formação a banda gravou seu segundo álbum ‘Between 10th And 11th’ em 1992, tendo como produtor o aclamado Flood para a produção do disco; o nome do disco veio do endereço do clube onde fizeram o 1º show. O disco não foi recebido tão bem quanto o primeiro, mas a banda continuou na boca do público.
Mais tarde a banda sofreu um baque quando o tecladista Rob Collins foi preso por assalto à mão armada, na verdade ele esperava no carro enquanto um amigo roubava a loja, Collins alegou não saber de nada até ouvir os tiros dentro da loja, mas admitiu que não deveria ter dado carona ao amigo depois do ocorrido. Ele ficou preso por quatro meses.
O disco ‘Up To Our Hips’ saiu em 1994 e é um dos meus favoritos; esse disco foi número 8 na parada britânica.
Em 1995 a banda lançou ‘The Charlatans’, que os fez alcançar grande sucesso novamente, inclusive com um hit entre o Top 20 ‘Just When You're Thinkin' Things Over’.
Quando as coisas pareciam ir muito bem, um acidente de carro tira a vida do tecladista Rob Collins no meio das gravações do álbum 'Tellin' Stories', em 22 de julho de 1996; Martin Duffy, tecladista do Primal Scream, assume o lugar vago nos shows de abertura do Oasis enquanto a banda não encontra um substituto. O álbum saiu em 1997 e teve participação tanto de Rob quanto de Duffy nos teclados.
No ano de 1998 a banda lança ‘Melting Pot’, uma compilação de seus sucessos e fecha o ciclo com o selo independente Beggars Banquet assinando com a major Universal Records.
Em 1999 foi a vez de ‘Us And Us Only’, o primeiro disco pela Universal e também o primeiro com o tecladista Tony Rogers; o disco leva uma assinatura mais country e folk, devido a paixão de Burgess pela obra de Bob Dylan.
Wonderland’, lançado em 2001, é um álbum com um toque 'soul'. Em 2002 sai o registro ao vivo ‘Live It Like You Love It’ e dois anos depois sai ‘Up At The Lake’, que volta à sonoridade clássica da banda, marcando o fim do contrato com a Universal Records.
Em 2006 a banda assina com a Sanctuary Records e lança o álbum ‘Simpatico’, com influências variadas, como reggae e dub, e vai razoavelmente bem nas paradas, considerando que não tocou muito no rádio.
No mesmo ano, a banda lançou mais uma compilação, chamada ‘Forever: The Singles’.
Finalmente chegamos ao ano de 2008 e, seguindo a tendência dos dias modernos, a banda lançou em março ‘You Cross My Path’, através de download gratuito no site da XFM.
O disco em formato físico (LP e CD) foi lançado em maio pelo selo Cooking Vinyl e atualmente a banda segue em turnê.

Site Oficial
Pesquisa: Wikipedia
Fã Site

Diego Progshine

Novos Links (4,76kb) – Sharebee

Novo link para o álbum 'Simpatico' - DivShare

9 comentários:

Anônimo disse...

Diz com quem andas e te direis quem é.
Que papo-furado o do Collins, dando carona pro amigo ladrão e não tinha nada com isso!
Faça-me o favor...
Ele tá na banda certa, pois é um charlatão!!!!!

Mauricio R. Ferreira disse...

Sei lá essa história foi mesmo mal contada, e estranhamnte uns anos depois o mesmo morre e... de acidente de carro, no mínimo bizarro!

Anônimo disse...

Conheci o Charlatans pela MTV c/ o clipe de The Only One I Know. Aquele orgão de churrascaria mais o jeitão shoegaze me agradaram pra caraca, depois de um tempão comprei a coletania Melting Pot e esse é o único CD deles que tenho até hoje, ja baixei uns outros e na época do Kazaa peguei um monte de músicas avulsas.
Vou agradecer ao Diego e ao Maddy Lee por terem postado tudo dessa banda que eu curto muito e nem sempre acho o discos inteiros pela rede. Obrigadaço!

Loki Lucky

Brunno Santana disse...

Bacana..também conheço esse cara..na realidade bem pouco..ai masi to aqui pra comentar sobre o seu blog..que ta show,..... muito bacana mesmo....um abração...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. James Maia e Maurício,
sejam bem-vindos e fiquem à vontade sempre. Pois é, história esquisita a do cara, mas o que seria do rock sem todos esse folclore 'maldito'? Mas comparando com outras artistas tipo Lou Reed, Iggy Pop, Sid Vicious, Dee Dee Ramone, até que essa é bem 'light'! rsrsrsrs
. Loki!
Cara, The Only One I Know é muuuuuito som! Mas você tem que agradecer ao Diego por esse post, foi ele que fez tudo, eu só coloquei aí.
. Brunno Santana,
seja bem-vindo! Agradeço pelas suas palavras. Sinta-se em casa!
Grande abraço pra todos.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Que é isso Maddy 'foi ele que fez tudo, eu só coloquei aí' dá nada não! hehehe

É divertido fazer :)

Anônimo disse...

hola vuelvo a molestar porque los archivos de esta banda estan anulados o borrados, nose si el mismo shareonall cerro pero no se pueden bajar si hay posibilidad de volverlos a subir les estaria muy agradecido, como siempre muy buena pagina un abrazo
Fernando

Edson d'Aquino disse...

Gallera,
Venho trazer uma triste notícia: o Shareonall 'babou'!!!
E acho que o Sharebee vai pelo mesmo caminho pois passei a semana anterior tentando postar e não consegui de forma alguma.
Agora vou 'destrinchar' os mirrors do Shareonall e ter um tremendo trabalho pra realocar os links em separado.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Diegão!
Cara, o trabalho foi todo seu, eu sei que é um prazer (ou talvez um vício! rsrsrsrs) mas o crédito é todo seu. O chato é que se o ShareOnAll 'faliu'...
. Fernando,
vamos esperar pra ver se o ShareOnAll está realemente fora do ar pra sempre, se continuar assim pedirei para o Diego subir outros links.
. Faaala, hombre!
Acho que esse problema com o ShareOnAll deve ser passageiro, vou esperar mais um tempo pra ver qual é. Agora, o Sharebee está funcionando a todo vapor: só ontem eu upei uns 15. Só vou re-up os velhos do SOA se a parada realmente babar, mas mesmo assim sem pressa alguma.
Abraços para todos.
Valeu!
ML