domingo, 2 de março de 2008

Desert Surf Post Rock Cinematográfico



The Shadow Of Your Smile (1995)






Retrograde (1997)







A Place In the Sun (2000)








Wichita Lineman (2001)







Live At Club 2 (2001)







Random Harvest (2004)





A definição para o estilo do Friends Of Dean Martinez, segundo a Wikipedia:
A surreal collision of south-western lounge, desert surf rock and Tex-Mex guitar, the Friends Of Dean Martinez are a distinctive instrumental band that uniquely captures the desert landscape with healthy dose of wit and tongue-in-cheek irony’.
Desert surf rock’?!?!?!?!?! Só ouvindo o som dos caras pra entender… e concordar!
Essa banda americana, formada em TucsonArizona, em 1994, inicialmente um projeto paralelo de músicos das bandas Calexico, Giant Sand e Naked Prey era capitaneada por Joey Burns (guitarra e baixo), John Convertino (bateria, marimba e percussões) e Bill Elm, guitarrista que migrou para o steel guitar (instrumento típico da country music, é um tipo de guitarra com o corpo fixo na posição horizontal, com as cordas para cima, onde as cordas não encostam no braço e são tocadas com um tubo ou haste metálica, como o slide numa guitarra normal).Inicialmente batizada como Friends Of Dean Martin, em homenagem ao cantor e ator, Dean Martin, ex-parceiro de Jerry Lewis e astro de Las Vegas, teve o nome vetado pelo próprio Martin; só restou aos músicos tratar o episódio com muita ironia e se nomearem Friends Of Dean MartinEZ, que, no final das contas, cai melhor ao estilo da banda.Durante toda a carreira, muitos músicos passaram pela banda – Van Christian (bateria), Tom Larkins (percussão), Dave Lachance (percussões, bateria, teclados, violão e harmônica), Woody Jackson (guitarra) e muitos outros convidados -, até que se firmou o trio com Bill Elm, Mike Semple (bateria e percussões) e Andrew Gerfers (guitarra).
A música deles, com o tempo, agregou elementos de jazz, experimentações e post-rock. Graças à maneira como conseguem evocar paisagens e imagens com sua música, a banda realizou um projeto onde tocaram, ao vivo, fazendo a trilha sonora do filme ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ (ícone do expressionismo alemão, dirigido por Robert Weine), o que acabou rendendo um convite para fazerem a trilha do documentário ‘Plague & Plasure on the Salton Sea’, de John Waters e, posteriormente, do filme ‘Fast Food Nation’, de Richard Linklater.
Estou postando aqui seis discos deles, onde podemos ver as várias faces da banda; se você não conhece, não sabe o que está perdendo, porque é um som único e autêntico, diferente de muitas coisas, mesmo que lembre algo que você já tenha escutado; se você já conhece, delicie-se. Em todo o caso, comentem...

The Shadow Of Your Smile
13 faixas, VBR 160/224, 57,07mb
Sharebee

Retrograde
12 faixas, VBR 192/224, 54,67mb
Sharebee

A Place In The Sun
10 faixas, bitrate 192, 65,51mb
Sharebee

Wichita Lineman
10 faixas, VBR 192/224, 52,65mb
Sharebee

Live At Club 2
10 faixas, bitrate 192, 78,46mb
Sharebee

Random Harvest
8 faixas, bitrate 192, 53,9mb
Sharebee

10 comentários:

Esquadrão SS disse...

Marcello, valeu pelo Tiles. Desconhecia completamente a banda. No sentido de conhecer a banda, resolvi pegar o último álbum, pra ver se eles foram bons ou se eles ainda continuam. Gostei demais dessa banda. Vou baixar os outrs cds pra conferir e essa outra postagem aí! Às vezes gosto de ouvir a banda e depois ler o texto do post pra tirar minhas conclusões. A banda faz um prog sem solos com britadeira, bom vocal e variações de tempo interessantes. Características que me enchem o saco se feitas em excesso.
Sobre o Zaal, é esse cd mesmo. Difícil encontrar informação deles. Abração!

woody disse...

Muito interessante meu caro. De fato Desert Surf Rock é coisa do outro mundo, ainda mais pelo fato dos desertos norte-americanos não terem dunas (pelo menos até onde eu sei), logo lá não rola o sandboard (surfe de areia). O que dizer de South-Western Lounge? Não faço idéia do que temos aqui, vou baixar para conferir, em primeira instância o que me vem a mente é um som tipo Paris-Texas.

Abraço,
WOODY

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Rodolfo,
uma das coisas que me fez gostar do Tiles é bem isso, eles conseguem enxugar os excessos muito bem, sem deixar de mostrar a que vieram. Depois quero saber o que você achou dos primeiros discos e sobre o Friends Of...
Véi Woody,
esse negócio de rotular gêneros e estilos só é legal quando levado meio na sacanagem, assim como esse do Friends Of... Mas é isso meio, um climão Paris, Texas de primeira. Apresentei essa banda pro Edson G&B em um de nossos encontros brenfoetilicomusicais e foi totalmente aprovado.
Depois me diz o que você achou.
Abraços pra todos.
Valeu!
ML

woody disse...

Baixei dois discos só para ver (ouvir) do que se tratava. Tô ouvindo o segundo disco (The Shadow Of Your Smile) neste momento e achando tão legal quanto o primeiro (Wichita Lineman). em vista disso, já tô mandando todos os outros para dentro. Muito legal esse som. Totalmente aprovado!

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiga, meu irmãozinho!
Cara, assisti o Fast Food Nation (muuuiiito bom!) e reconheci o som mas achava que era Galaxy Trio e fiquei que nem um pastel procurando a esmo. Agora, fico sabendo que é FODM. Baaaiiixando!
[]ões

Noslen ed azuos disse...

Fala ia Maddy, tb estou no segundo, é
bem promissor os outros álbuns, vale a pena
...viu só como estamos besta..., mas voltando
ao som: essa guitarra deitada (estilo PInk Floyd e
Kalix- banda lá de minas) e hipnotizante e é
bem tratada pelo seu executor
e tem uns blues, muito bom.

Grato novamente
NS

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Se não fosse a visita dos amigos ilustres os comentários continuariam no zero...
Woody,
com o tempo eles ficaram mais experimentais, quero ver o que você me diz sobre o Random Harvest.
Edson, meu irmão,
manda ver que a parada é da boa, fica melhor ainda quando enfumaçada.
Noslen,
outro cara que utiliza muito bem o steel guitar é o Steve Howe, mas com um estilo bem diverso do Bill Elm, é só lembrar da 'Soon' e seu magnífico solo.
Valeu!
Abraços pra todos.
ML

Anônimo disse...

Marcellinho, Marcellão! Que trabalhão você tá me dando, menino! Agora as crianças ficam toda hora me pedindo pra comprar CDR's pra gravar os discos que você coloca aqui no seu blog.
Amei esses amigos do Dean Martin (será que eles não queriam se chamar Os Jerry Lewises?); som bom pra qualquer hora do dia.
Quando você aparece?
Beijos.

Lola C

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Lola Lolita,
gostei dessa, 'Os Jerry Lewises', rsrs
Vai aproveitando! Ainda bem que a molecada (nem são mais tão moleques assim, né?) curte boa música, já pensou se fosse pra gravar funk ou pagodinho?!?!
Me aguarde, semana santa estarei aí.
Beijos.
ML

Anônimo disse...

Puta som, meu !!!
Primeiríssima qualidade.
Vou baixar todos, não escapa nenhum. Valeu!