domingo, 3 de agosto de 2008

Attila, O Húngaro

Mais um húngaro a se juntar às postagens daqui do blog: Attila Kollár. A língua húngara é bem complicada, não entendo por que nas fichas técnicas dos discos às vezes os sobrenomes vêm na frente dos nomes e outras vezes não, mas não chega a ser uma confusão total.
Kollár é o flautista original do Solaris, uma das melhores bandas húngaras de rock progressivo de todos os tempos. Entre os discos ‘Solaris’, de 1990, e ‘Nostradamus Book Of Prophecies’, Kollár deu vida ao seu projeto pessoal ao qual chamou ‘Musical Witchcraft’ (1998), contando com a ajuda de todos os membros do Solaris, com exceção do guitarrista István Cziglán, que foi ‘substituído’ por Vámos Zsolt, e mais alguns amigos e convidados. Apesar de ser praticamente a mesma banda, a direção musical é bem diferente, mais chegada ao prog folk com toques de música barroca e renascentista, dando mais destaque aos instrumentos acústicos e, obviamente, à flauta.
O disco obteve sucesso de crítica e reconhecimento do público europeu, o que fez com que seguissem adiante ao longo dos anos, lançado ainda mais um disco em 2003 e outro em 2006, e também continuando a se apresentar ao vivo.
Desde o início a banda mudou um pouco a formação - você pode conferir essas mudanças nas ‘tags’ ou nos links acima.
Os três discos são excelentes e fazem parte do mesmo conceito, que começou como um projeto solo de Kollár e acabou se transformando com a grande colaboração de todos os músicos envolvidos, chegando até mesmo ultrapassar a importância de sua banda original.
Como sempre, a maior parte das informações que encontrei está em húngaro... Fora isso, pouca coisa de interesse e tudo muito desatualizado; mas como o mais importante aqui é a Música, então baixem, divirtam-se e comentem!

Musical Witchcraft (1998)
10 faixas, VBR 224/256, 79,6mb
Sharebee

Musical Witchcraft II – Utopia (2003)
8 faixas, 256k, 86,64mb
Sharebee

Musical Witchcraft III – Psalms & Soundtrack (2006)
13 faixas, 192k, 72,59mb
Sharebee

23 comentários:

Franck disse...

Grande Marcello!!!
Conozco un disco de Attila Collar y me gustó bastante, lo encontré muy parecido a Solaris, con sus toques medievales y esa flauta característica. Hace tiempo en un blog llamado For the love of rock and roll, encontré hartos discos de Attila Collar, pero cuando los iba a bajar ya habían cerrado el blog(la caza de brujas,te acuerdas?)...
Aprovechando el momento voy a agradecerte unos discos que encontre aqui y en su momento no comenté:
Los discos de Tiles, gran banda!!la descubrí acá en el blog
Los de The Dead 60, esos discos los he disfrutado mucho, me gusta como se pasean por diferentes estilos de rock...
Y por supuesto las de Steve Wonder, ya lo estoy escuchando
Gracias Marcello y te mando saludos afectuosos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caríssimo Franck,
agradeço, por suas palavras, fico muito contente em saber que você gostou de vários discos que postei por aqui, principalmente por serem de gêneros musicais tão diferentes, o que significa que você tem a mente aberta para experimentar novidades, livre de preconceitos - excelente!
Me lembro desse blog 'For the love...', se não me engano ele montou um novo blog que também teve todos os links deletados e depois deve ter desistido de vez.
Saludos, my camarada!
À bientôt. (rsrs)
ML

Rochacrimson disse...

Excelente!
Grande flautista!
Um dias destes depois da reupagem dos links mortos do shareonall,espero uma surpresa da discografia completa do Solaris ;-)
Obrigadao Marcelo!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande 'The Rock'! rsrsrs
Infelizmente eu não tenho todos os discos do Solaris, só os de estúdio; se te interessar posso, sim, disponibilizá-los futuramente, mas acho que você conseguirá achá-los em outros blogs - creio que não seja difícil.
Um grande abraço, meu camarada.
Valeu!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

RochaCrimson,
só pra você achar que eu sou um cara muito bacana... rsrsrsrsrs e quem ainda não tem, então aproveite!

Marsbéli Krónikák:
http://sharebee.com/c7ccb86b 48,95mb
ou
http://sharebee.com/c07cb11d 97,2mb

Solaris 1990:
http://rapidshare.com/files/100662450/Solaris_-_1996_-_Solaris_1990.part1.rar
http://rapidshare.com/files/100662676/Solaris_-_1996_-_Solaris_1990.part2.rar

Nostradamus Book Of Prophecies:
http://lix.in/-304109 + http://lix.in/-31c7aa
ou
http://anonym.to/?http://share-now.net/files/25384-SolaNostra.part1.rar.html + http://anonym.to/?http://share-now.net/files/25385-SolaNostra.part2.rar.html

Live in Los Angeles (1996):
http://lix.in/a5cc63

Back to the Roots:
http://rapidshare.com/files/107742038/Solaris_Back_To_Root.Voo7177.rar

NOAB:
http://rapidshare.com/files/107734394/Solaris-Noab.Voo7177.rar

Só não achei o 'Live In Los Angeles' de 2000 e o 'Los Angeles 2026'.
Grande abraço!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

...faltou informar as senhas
Marsbéli Krónikák:
pigsandsheeps.blogspot.com

Solaris 1990:
fulees

Nostradamus Book Of Prophecies:
levente

Acho que para os outros não tem senha. Qualquer problema entre em contato, OK?
Valeu!
ML

Rochacrimson disse...

Obrigadao Marcelo!
Mais rápido que o blog search!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Rocha,
não há de quê... Eu também estava querendo baixar esses 'ao vivo' deles, então juntei o útil ao agradável.
Abração!
ML

Sr do Vale disse...

Maddy, se tem um som que combina pra carambra com progressivo sinfônico esse som é de Solaris.
Esse trabalho solo do flautista, eu não conheço, quer dizer, se a banda faz parte, eu conheço em parte.
Vou ver se arranjo um tempo pra baixar, esse sei que vale a pena.

abraços.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaande Sr do Vale!
Pelo (pouco) que conheço do seu gosto musical, acho que esses 3 discos perigam te viciar (rsrsrsrs), com o possível bônus de também agradar a patroa...
Abração!
ML

Sr do Vale disse...

Maddy, se falar que é progressivo, a patroa torce o nariz, então tem que falar que é MPB, aí ela vai gostar. (O duro vai ser convence-la, que é mpb, gravado em hungaro).

Abraços.
To baixando os tres de uma só vez, pois não sei quando volto.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Sr do Vale,
então acho que vou preparar um post de MPB da boa pra Sra do Vale; pode deixar que eu te aviso, OK?
Abração!
ML

Sr do Vale disse...

Meu já que Maddy não vai a montanha, o Vale vem ao Pântano.

Vale, Pântano, Montanha, tudo bem, mas Sra do Vale é o máximo, (deixa eu contar pra ela).
Mas não vim até aqui pra ficar nessa ladainha, eu vim pra te perguntar uma coisa.
Adivinha que som estou ouvindo direto, sem parar?

Sr do Vale disse...

P.S.: depois eu peço pra ela fazer uma pequena listinha, mas alguns sons posso lhe adiantar, como por exemplo, Luli Lucina, Deo Lopez, Cásia Eller, Ney Matogrosso, Gil, Terço, olha um prog aí, Xangai, Elomar, mas estes nós até já temos. Agora como nos curtimos bastante o festival de Paranapiacaba o mes passado, acho que ela vai curtir ouvir novamente DUO E FEL.

Ve se pinta.
Abraço,

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Mr Valleyman, meu camarada, vou te fazer uma visita daqui a pouco, aí responderei a isso tudo, OK?
Abração!
ML

Sr do Vale disse...

Maddy, você matou a pau, acho que você é vidente.
Quanto ao som do Lenine, ela vai gostar, eu também gosto do som que vem destas bandas de Pernambuco, sempre com novidades, e olha que sempre tem novidades por lá, o movimento mangue beat continua.

Bom meu caro, lí um comentário seu na Tia Zulmira, onde falas de abrir um blog pra divagação, textos, e outras pirações, então porque não aceita meu convite e faz parte do Particulas do Pessoal, estamos precisando de redatores, leitores, cazeiros, copeiras, motoristas e intelectuais largados nas sargetas.
Ai voce não precisaria se preocupar com a manutenção do blog, exporadicamente entraria e colocaria sua mensagem, foto, rabisco, ensaio, música, ou sei lá o que.
Pense, medite, estamos de braços abertos.

Abraço e obrigado pela visita, ao mundo mágico.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Sr do Vale!
Quer dizer então que meu chute foi um golaço? Até que não foi difícil porque achei que o som do Attila Kollár cairia muito bem no seu gosto.
A discografia do Lenine está agendada, é só terminar essa maratona de re-ups que a fila vai começar a andar de novo.
Agradeço pelo convite pra participar no Partículas do Pessoal, a idéia é bem boa, vou pensar com carinho no assunto e depois entro em contato contigo, OK?
Abração, meu camarada.
Valeu!
ML

Progress disse...

Alô a todos.
Alguem pode me dizer se tem vocal? Mesmo sendo em hungaro?
Adoro progressivo mas detesto ouvir musica somente instrumental..Nao sinto aquela emoção. (manja) até musica clássica eu gosto de ouvir as que tem vocal...(estranho né)
Talves seja por isso que eu não curto fusion/rock-jazz leia-se Passaport.
Nem Focus eu tenho...imagina só
Progressivo eletrônico nem pensar...socorro
Abraço a todos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caro Progress,
antes de tudo, seja bem-vindo, fique sempre à vontade.
Devo confessar que achei bem insólita essa sua declaração - como pode alguém gostar de prog e não gostar de músicas instrumentais!?!?!?!?!?! Mas como sempre digo, cada um com seu cada um... Eu, por exemplo, se não gostar do (ou da) vocalista a chance de não gostar da banda é de 90%, mesmo que sejam músicos excelentes, nesse caso seria melhor se banda fosse só instrumental - como eu disse, cada um com seu cada um.
A resposta para a sua pergunta é: não é cantado, nos três discos talvez umas três músicas tenham vocalizações e só.
Quando tiver dúvidas, entre em contato, aliás, entre em contato sempre que quiser, a sua opinião, assim como a de todos por aqui, é muito importante para o blog.
Um abraço.
Valeu!
ML

Progress disse...

Caro Marcelo
Agradeço por sua resposta gentil.
Como voce mesmo disse, cada um com o seu cada um e gosto é gosto.
Tem gente que gosta de Pagode, Axé, Sertanejo e vai por aí...Mas eu confesso que tenho Roberto Carlos como meu ídolo absoluto.
Com relação a apenas instrumental eu abri uma excessão para uma banda que eu acho maravilhosa cujo nome é SOLARIS e é claro que existem outras bandas que tem algumas músicas só tocadas e outras cantadas em um mesmo disco e dessa forma eu mantenho.
Um abraço

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caro Progress,
já que você abriu uma exceção para o Solaris, então dê uma chance ao Kollár Attila, afinal quase todo o Solaris participa dos discos.
Roberto Carlos não é rei à toa, não é meu ídolo, mas gosto de muita coisa que ele fez, mas só até meados da década de 70, de lá pra cá nada me chamou a atenção.
Valeu, meu camarada, apareça quando quiser.
Um abraço.
ML
PS: Já que você gosta de música com vocais, se ainda não tem nada do Magenta, aproveite a discografia deles que postei aqui há algum tempo, a vocalista é sensacional.

Blanco disse...

... como diz mamis: antes tarde do que nunca!!!!!

...somente há pouco tempo baixei e ouvi este som e me surpreendi como a “flauta mágica” transita na boa pela musica e complementa a eletricidade das guitarras. Acho que os senhores Ian Anderson e Martin Barre gostariam deste som (rssssss).

...dae achei que deveria vir a este recanto do pântano pra dizer que este som é :

M Á G I C O !!!!!


Obrigado “Seu” Marcello pela oportunidade de mais este prazer...!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaala, Mr Whitey
É isso: antes nunca do que tarde! rsrsrsrs
Seu Blanco, se gostou do húngaro aí, procure pelos discos do Solaris, que são daquele tipo 'obrigatórios' para todos os que gostam da boa múica.
Valeu!
ML