segunda-feira, 14 de julho de 2008

As Experiências do Cidadão Catatau



Cidadão Instigado - E O Método Túfo De Experiências (2005)




Cidadão Instigado é a banda do cearense faz-tudo e multi-instrumentista Fernando Catatau, mais Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada e vocais), Rian Batista (baixo) e Clayton Martin (percussões e teclados); ao vivo conta também com o tecladista Daniel Ganjaman. Além de todas as músicas serem composições de Catatau, ele canta, assovia, toca guitarra, violão, craviola, teclados, bateria eletrônica, percussão, faz todos os arranjos e a produção, e só pra não dizer que o cara descansou depois isso, ainda fez a arte do encarte. Outros músicos participaram do disco – quem são eles e o que tocam, você pode conferir no encarte, anexado completo ao arquivo, ou nas ‘tags’ de cada faixa.
Este que é o segundo disco deles foi elogiadíssimo pela imprensa especializada e se trata de um exemplar genuíno de produção independente, que preza a qualidade musical e sonora acima de tudo – num tempo em que nem os artistas de maior $uce$$o se atrevem a lançar discos, o que pensar de uns malucos que resolvem trazer ao mundo suas idéias nada convencionais e ‘não-comerciais’? No mínimo, coragem e ousadia; ainda mais por se tratar de um trabalho totalmente fora dos padrões brasileiros e, na sua proposta, bastante inovador, trazendo uma mistura bastante homogênea e autêntica de MPB, música brega e romântica, poesia alternativa, psicodelia, rocks progressivo, setentista e alternativo, Frank Zappa, Zé Ramalho, Pink Floyd, Odair José, Jimi Hendrix, Roberto Carlos, Yes, Mutantes, Chico Science & Nação Zumbi...
Cidadão Instigado E O Método Túfo de Experiências’ não é um disco fácil de se gostar de primeira, pode até acontecer, mas é do tipo que cresce a cada audição, a cada nova descoberta de sutilezas; depois você se surpreende cantarolando o trecho de alguma música ou rindo de alguma das pirações dos malucos.Acesse aqui a página da banda no site da gravadora Slag Records e aqui a página no MySpace.

Baixem e depois deixem aqui nos comentários suas opiniões.

10 faixas, VBR 224/320
Parte 1 (58,51mb) – Sharebee
Parte 2 (44,78mb) – Sharebee

9 comentários:

Anônimo disse...

Tô com o Catatau e não abro!
Brigadão!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Zé Colméia,
direto de Jellystone para o Pântano Elétrico. Catatau é mesmo um grande cara.
Mande um abraço pro guarda Chico e um beijo pra Cindy.
Valeu!
ML

Franck disse...

Como estas marcello!!!
Yo de nuevo :)
Baje el disco y lo estoy escuchando, le verdad es que es una banda con hartas influencias como explicas en la reseña, y el resultado me parece muy armónico. Tienes razon que tal vez hay que escucharlo hartas veces, pero a mi varias canciones me gustaron a la primera..en especial O Tempo...
Gracias Marcello y como dicen otros amigos
Abrazos musicales!!
PS: el disco Carnival of Souls tambien esta muy bueno

Sr do Vale disse...

Maddy, meu grande camarada, que bom um fim de semana longe da megalópole, perto de tudo que é bom, 'inda' mais com camaradas e prog na vitrola, coisa linda.

Quanto a este som, estou pensando em baixar, mas vê-la heim, esse negocio de com o tempo acostuma. Depois quem paga o pato aqui em casa sou eu, né.

Abraços.

P.S.: Obrigado pela sempre bem vinda visita ao Partículas.

Um abraço pro Zé Colméia também.

Anônimo disse...

Concordo com todos. Nossos valores nacionais nada devem aos estrangeiros. Valeu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Grande Franck!
É muito bom saber que você gostou do CI, ainda mais sem fazer 'esforço' rsrs Em breve vou postar um outro disco, de outro artista, também recheado com essa MPB maluca. Abraços musicais!
. Meu amigo Sr do Vale!
Sempre passo pelo Partículas, mas nem sempre escrevo, e é sempre um prazer.
Como vivo no mato, às vezes sinto falta da loucura da cidade grande, mas toda vez que vou a qualquer uma das capitais fico louco de vontade de voltar pra cá rsrsrsrs Agora, quanto ao CI, uma dica: primeiro escute baixo, de preferência sozinho, porque talvez seja uma experiência meio radical pra patroa, mas pelo menos não é daqueles barulhentos... E tem aquela coisa, a lixeira é logo ali... rsrsrs
. Faro Fino,
a turma dos desenhos animados das antigas tá aparecendo, aproveite para instigar os amigos a fazerem uma revolução contra os desenhos horrorosos que passam hoje em dia.
Abraços pra todos!
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Disse uma grande verdade, meu amigo Marcello Maddy Lee, os desenhos atuais são uma lástima!
Catatau é bom em desenho e na música. Abração
Saída pelo centro...

Edson d'Aquino disse...

Escutei a CI há poucos meses e a impressão é de que o Falcão ingeriu 3 purple haze e entrou no estúdio pra gravar um disco, hehehe. Muito doido!!!
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

KKKKKKKKKKKKKKK
Excelente! É isso mesmo!
Valeu!
ML