terça-feira, 29 de abril de 2008

Gomez

Na primeira vez que ouvi um disco do Gomez (‘Bring It On’), achei que eles fossem americanos, talvez por causa do nome da banda e da temática das músicas; quando descobri que eram ingleses foi uma surpresa e tanto.

Ian Ball (vocais, violão e guitarra), Ben Ottewell (vocais, violão e guitarra), Tom Gray (vocais, violão, guitarra e teclados), Paul Blackburn (baixo) e Olly Peacock (bateria e percussões) fazem um rock com altíssimas influências do rock sulista americano, com aquele toque de deserto, México, guitarras com trêmolo, violões entre o folk e o country, e todo esse clima, mas não é só, por que tem muito do rock alternativo também, tanto do americano quanto do inglês. As músicas privilegiam o formato da canção: são composições bem estruturadas, com refrões pegajosos sem ser descartáveis, sem solos longos ou jams. Tarefa ingrata essa de tentar explicar o som da banda, só ouvindo mesmo, até porque é uma banda única, dessas que as outras copiam; também, quantas bandas você conhece que tenha três bons vocalistas?

Única também é a maneira como eles iniciaram a carreira discográfica. Para uma banda que iniciou informalmente em 1996 e gravou seu primeiro disco (‘Bring It On’) em menos de dois anos, sem maiores pretensões, e com este mesmo disco ganhou o prêmio Mercury de disco do ano (desbancando artistas como Massive Attack e The Verve), e ainda recebeu milhares de elogios da crítica especializada e do público; bom, isso não é para qualquer um, definitivamente. Tudo isso é fácil de explicar, porque, na verdade, o disco é realmente muito bom.

Desde então lançaram mais quatro discos de estúdio, duas coletâneas e um ao vivo, além de vários EPs, singles e um DVD. Estou disponibilizando aqui todos os discos de estúdio, o ao vivo, um EP e uma das coletâneas, todos são trabalhos de ‘muito bom’ a ‘excelente’, cheio de belas canções e rocks ‘ganchudos’, desses que ficam na cabeça por muito tempo. O último disco lançado foi ‘Five Men In A Hut’, em 2006, que é o áudio do DVD de mesmo nome, com alguns hits e b-sides (esse eu não tenho, infelizmente – se alguém quiser mandar um link...).
No momento a banda está curtindo umas férias, com alguns membros fazendo shows de seus trabalhos solo.Uma última observação: ‘pesquei’ todos esses discos em vários blogs, torrents, etc, durante os últimos dois anos, então os bitrates são bem variados, de 128 até 256, e anexei todas as capas que encontrei. Divirtam-se!

Novos Links (3,29kb) – Sharebee

11 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que nunca tinha ouvido Gomez. Fiquei curioso, pois estanto aqui era sinal de qualidade. Baixei um deles e... gostei.
Pois, tive de baixar TUDO.

Maddy, só posso dizer isto: UM GRAAAANNNNDE obrigado. Já estão no meu leitor de MP3.

Abraços

José Miranda

Edson d'Aquino disse...

Diiiiigaê, Monstro do Pãntano!
Terminei de baixar os Warren Zevon e parto rapidinho ao ataque da Gomez. Como já te disse, só os conheço do tributo à The BAnd, 'Last Highway', onde fizeram um excelente trabalho. Caraca, os caras são ingleses? Então, são os únicos presentes naquele excelente tributo, o que é uma honra e tanto.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Grande José Miranda!
Eu tento mandar um padrão de qualidade, mesmo não mantendo um padrão de gêneros e estilos musicais, mas o Gomez faz aquele tipo de som que deve agradar a grande maioria; só ainda não sei porque (quase) ninguém comenta...
. Fala, meu irmão!
Nem tenho receio de afirmar que você vai ficar amarradaço no som dos caras. Me diz depois.
Grande abraço pros amigos.
Saudações bi-campeãs rubro-negras para todos!
Valeu!
ML

Esquadrão SS disse...

E ae Marcello!! Eu já tinha o in our gun emprestado de um amigo. Vou começar a baixar ou outros discos e conferir a evolução e o passado da bando. E outra coisa, o ser da noite postou um disco que mandei pra ele no Seres da Noite. É uma banda brasileira de rock com umas pitadas de progressivo. Vale a pena conhecer. Abração!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Rodolfo SS!
Aproveite bem o Gomez. Valeu pela dica, já estou indo lá no Seres da Noite agora.
Abração!
ML

Anônimo disse...

Ouvi só o 1º ainda, mas que discaço, adoro essas bandas e o Gomez eu ainda não conhecia, só esperando o tempo pra poder ouvir os outros, puta disco o 1º

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiga, chorãããããoooo!!!
As suspeitas se confirmaram: Gomez é muuuiiito som.
No mais...
Que VIVA MEXICO!!!
[]ÕES

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Grande Diego!
Com certeza você já ouviu os outros discos; que tal?
. Edson El Berlotense,
realmente é muito som, tem alguma coisa de México no som deles também...
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Na verdade Marcellão só ouvi o segundo, Liquid Skin, achei o vocal bem parecido com Dave Matthews Band, e o resultado é ótimo! Grande banda, vale mesmo conhecer.

quem escreveu disse...

Não podia deixar de comentar após ler uma postagem tão fiel ao que a banda faz. Conheci Gomez em 2007 e fiquei fissurado no som da banda. Fã a ponto de comprar os CDs originais. É para mim, sem dúvida uma das bandas mais completas atualmente, com excelentes compositores, que são também excelentes instrumentistas e cantores.
Fico feliz por saber que mais pesoas conhecem a banda e gostam do som.
Segundo o Olly até abril de 2009 vem CD novo!
Agraço a todos.

Ótimo Blog!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Quem Escreveu, quem escreveu?
Tô sabendo da promessa de um novo disco; já estou aguardando ansioso.
Valeu pelo comentário, meu camarada, e seja sempre bem vindo ao Pântano.
Um agraço pra você também! rsrsrs
Valeu!
ML