Na primeira vez que ouvi um disco do Gomez (‘Bring It On’), achei que eles fossem americanos, talvez por causa do nome da banda e da temática das músicas; quando descobri que eram ingleses foi uma surpresa e tanto.
Ian Ball (vocais, violão e guitarra), Ben Ottewell (vocais, violão e guitarra), Tom Gray (vocais, violão, guitarra e teclados), Paul Blackburn (baixo) e Olly Peacock (bateria e percussões) fazem um rock com altíssimas influências do rock sulista americano, com aquele toque de deserto, México, guitarras com trêmolo, violões entre o folk e o country, e todo esse clima, mas não é só, por que tem muito do rock alternativo também, tanto do americano quanto do inglês. As músicas privilegiam o formato da canção: são composições bem estruturadas, com refrões pegajosos sem ser descartáveis, sem solos longos ou jams. Tarefa ingrata essa de tentar explicar o som da banda, só ouvindo mesmo, até porque é uma banda única, dessas que as outras copiam; também, quantas bandas você conhece que tenha três bons vocalistas?
Única também é a maneira como eles iniciaram a carreira discográfica. Para uma banda que iniciou informalmente em 1996 e gravou seu primeiro disco (‘Bring It On’) em menos de dois anos, sem maiores pretensões, e com este mesmo disco ganhou o prêmio Mercury de disco do ano (desbancando artistas como Massive Attack e The Verve), e ainda recebeu milhares de elogios da crítica especializada e do público; bom, isso não é para qualquer um, definitivamente. Tudo isso é fácil de explicar, porque, na verdade, o disco é realmente muito bom.
Desde então lançaram mais quatro discos de estúdio, duas coletâneas e um ao vivo, além de vários EPs, singles e um DVD. Estou disponibilizando aqui todos os discos de estúdio, o ao vivo, um EP e uma das coletâneas, todos são trabalhos de ‘muito bom’ a ‘excelente’, cheio de belas canções e rocks ‘ganchudos’, desses que ficam na cabeça por muito tempo. O último disco lançado foi ‘Five Men In A Hut’, em 2006, que é o áudio do DVD de mesmo nome, com alguns hits e b-sides (esse eu não tenho, infelizmente – se alguém quiser mandar um link...).
No momento a banda está curtindo umas férias, com alguns membros fazendo shows de seus trabalhos solo.Uma última observação: ‘pesquei’ todos esses discos em vários blogs, torrents, etc, durante os últimos dois anos, então os bitrates são bem variados, de 128 até 256, e anexei todas as capas que encontrei. Divirtam-se!
Novos Links (3,29kb) – Sharebee
11 comentários:
Confesso que nunca tinha ouvido Gomez. Fiquei curioso, pois estanto aqui era sinal de qualidade. Baixei um deles e... gostei.
Pois, tive de baixar TUDO.
Maddy, só posso dizer isto: UM GRAAAANNNNDE obrigado. Já estão no meu leitor de MP3.
Abraços
José Miranda
Diiiiigaê, Monstro do Pãntano!
Terminei de baixar os Warren Zevon e parto rapidinho ao ataque da Gomez. Como já te disse, só os conheço do tributo à The BAnd, 'Last Highway', onde fizeram um excelente trabalho. Caraca, os caras são ingleses? Então, são os únicos presentes naquele excelente tributo, o que é uma honra e tanto.
[]ões
. Grande José Miranda!
Eu tento mandar um padrão de qualidade, mesmo não mantendo um padrão de gêneros e estilos musicais, mas o Gomez faz aquele tipo de som que deve agradar a grande maioria; só ainda não sei porque (quase) ninguém comenta...
. Fala, meu irmão!
Nem tenho receio de afirmar que você vai ficar amarradaço no som dos caras. Me diz depois.
Grande abraço pros amigos.
Saudações bi-campeãs rubro-negras para todos!
Valeu!
ML
E ae Marcello!! Eu já tinha o in our gun emprestado de um amigo. Vou começar a baixar ou outros discos e conferir a evolução e o passado da bando. E outra coisa, o ser da noite postou um disco que mandei pra ele no Seres da Noite. É uma banda brasileira de rock com umas pitadas de progressivo. Vale a pena conhecer. Abração!
Grande Rodolfo SS!
Aproveite bem o Gomez. Valeu pela dica, já estou indo lá no Seres da Noite agora.
Abração!
ML
Ouvi só o 1º ainda, mas que discaço, adoro essas bandas e o Gomez eu ainda não conhecia, só esperando o tempo pra poder ouvir os outros, puta disco o 1º
Diiiiiiga, chorãããããoooo!!!
As suspeitas se confirmaram: Gomez é muuuiiito som.
No mais...
Que VIVA MEXICO!!!
[]ÕES
. Grande Diego!
Com certeza você já ouviu os outros discos; que tal?
. Edson El Berlotense,
realmente é muito som, tem alguma coisa de México no som deles também...
Valeu!
ML
Na verdade Marcellão só ouvi o segundo, Liquid Skin, achei o vocal bem parecido com Dave Matthews Band, e o resultado é ótimo! Grande banda, vale mesmo conhecer.
Não podia deixar de comentar após ler uma postagem tão fiel ao que a banda faz. Conheci Gomez em 2007 e fiquei fissurado no som da banda. Fã a ponto de comprar os CDs originais. É para mim, sem dúvida uma das bandas mais completas atualmente, com excelentes compositores, que são também excelentes instrumentistas e cantores.
Fico feliz por saber que mais pesoas conhecem a banda e gostam do som.
Segundo o Olly até abril de 2009 vem CD novo!
Agraço a todos.
Ótimo Blog!
Quem Escreveu, quem escreveu?
Tô sabendo da promessa de um novo disco; já estou aguardando ansioso.
Valeu pelo comentário, meu camarada, e seja sempre bem vindo ao Pântano.
Um agraço pra você também! rsrsrs
Valeu!
ML
Postar um comentário