quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bruce Soord - O Ladrão De Abacaxi (Atualizado)

(ATUALIZADO!)

The Pineapple Thief começou como um projeto de Bruce Soord (vocais, guitarras, teclados e programações de bateria) quando ele ainda fazia parte do Vulgar Unicorn. Em 1999 ele lançou o disco ‘Abducting The Unicorn’, que recebeu muitos elogios da crítica e logo amealhou uma boa legião de fãs.

No início, Bruce contava com a ajuda, em estúdio, de Nick Lang (bateria, programações de bateria e teclados) e Mark Harris (baixo), logo o irmão de Bruce, Adrian (teclados), também se juntou ao grupo. Depois que o Vulgar Unicorn deu seu último suspiro, e com o sucesso do primeiro disco do TPT, esta se tornou sua prioridade; então, para poder se apresentar ao vivo, juntaram-se a ele os músicos e amigos Wayne Higgins (guitarras e vocais de apoio), Jon Sykes (baixo e vocais de apoio), Matt O'Leary (teclados) e Keith Harrison (bateria e vocais de apoio), que acabou se transformando na banda definitivamente. Antes de gravarem ‘Little Man’, o tecladista O’Leary os deixou e Steve Kitch entrou em seu lugar. Desde então não houve mais mudanças e, assim, com essa estabilização, lançaram três discos em três anos.

Talvez um bom meio de explicar o som desta excelente banda seja traçando uma reta que começa no Smashing Pumpkins e acaba no Porcupine Tree; bem no meio dessa reta se encontra o The Pinneaple Thief. Seria como se pegássemos as músicas do Smashing Pumpkins que tem uma veia mais progressiva e as levássemos mais adiante, temperando-as com o estilo espacial da banda de Steven Wilson. As três bandas também têm outras coisas em comum como o fato de estarem focadas na figura do vocalista-guitarrista-compositor e, também, seus nomes horríveis e botânicos. (rsrsrs)
Nos primeiros discos, a voz e a forma de cantar de Bruce Soord é bem parecida com a de Billy Corgan; alguns timbres e levadas de bateria também se parecem muito com as do disco ‘Adore’. Com o passar do tempo podemos perceber também alguma influência do Radiohead, mas todas essas similaridades foram ficando pra trás com a evolução do trabalho e a banda formou uma identidade própria e personalíssima, já que funde como nenhuma outra o rock alternativo e o progressivo, de forma bastante homogênea, madura e autêntica. Além disso, eu gosto muito de todo o trabalho de guitarra deles, com timbres e efeitos muito bem colocados e de muito bom gosto.

Eu já estava querendo postar esses discos há bastante tempo, porém até hoje não consegui o disco ‘10 Stories Down’, de 2005, então fiquei adiando até que o encontrasse dando sopa por aí. Trocando e-mails com nosso amigo DiegoProgshine’, um fã confesso de Smashing Pumpkins e Porcupine Tree, eu fiquei sabendo que ele pouco conhecia o TPT, então, para sanar essa grave falha (rsrs) do amigo, resolvi disponibilizar essa discografia incompleta – também na esperança de que alguma alma caridosa que tenha o disco que está faltando possa nos fazer as honras. Estão aqui incluídos, também, os discos bônus ‘8 Days’ e ‘8 Days Later’, que acompanham os discos 'Variations On A Dream' e '10 Stories Down', respectivamente.
Divirtam-se!

Wikipedia
ProgArchives

Links (3,4kb) – Sharebee

ATUALIZAÇÃO

Galera, graças ao Mestre dos Magos, também conhecido como Hebag (rsrsrs), comandante-em-chefe do blog Dead Man (e a quem devo meu ingresso nesse universo de blogs dedicados à Música), que me presenteou com o disco que estava faltando, ‘10 Stories Down’, agora posso disponibilizar aqui a discografia oficial completa do The Pineapple Thief Hebag, muitíssimo obrigado pela ajuda!


ESTA POSTAGEM FOI REATUALIZADA EM 13/09/2012 - LINK AQUI

16 comentários:

Noslen ed azuos disse...

Fala aí Marcelão, então tudo bem? Olha vou baixar estes sons, sou fã confeso de Steven Wilson, olha a responsaem...depois te falo?

abração
ns

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaaaaande Noslen!
Cara, só por ter feito você aparecer aqui essa postagem já valeu! Sensacional!! rsrs
Vai sem medo, são dois PTs diferentes mas nenhum é o do Lula, então... hehehe
Depois me fala, sim.
Abração!
ML

Esquadrão SS disse...

Só tenho duas músicas do cd "10 stories downs". Pode uma coisa dessas? Sei lá onde fui arrumar um cd incompleto. Bom, faltam 9 músicas agora. hehehe
Banda muito boa! Recomendado. Abraços

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, RodSS!
Pelo que eu entendi, o disco 12 Stories Down é quase o mesmo material do 10 Stories Down, só que do tipo 'obra em progresso'; algumas músicas ganharam novos nomes, arranjos e remixagens, também foi trocada a ordem das músicas, etc.
Lembrei agora que peguei a maioria dos discos mais antigos do TPT no bom e velho Dead End, do Hebag; acho que vou lá perguntar se ele tem esse disco (não sei porque não pensei nisso antes - animaaaaalll!!! rsrsrsrs).
Valeu, meu amigo.
Aquele abraço.
ML

Anônimo disse...

Dá-lhe ladrão de abacaxi (como já havíamos comentado, ô nomezinho rs), vou baixar os outros :D

Nem lembro mais Marcellão, qual vc tinha me recomendado mesmo?! rs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaala, Diegão!
Véi, baixa a porra toda que você não vai se arrepender! rsrsrsrs Isso é só pra dizer que não lembro qual eu tinha recomendado (rsrs), mas como todos são bons...
Abração!
ML

Noslen ed azuos disse...

ummm!!! Bom muito bom este banquete que nos serve, estou saboreando cada passagem, realmente bem parecido com Porcupine Tree, até parece que o vocalista do Smashing Pumpkins e o Steven Wilson montaram outra banda juntos; só ouvi os três primeiros álbuns, vou baixar os outros; e vc, sempre com boas novidades, obrigado.

...estes caras roubaram o abacaxi para misturar com cachaça e mel rsrsrs.

abração
ns

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaande Noslen!
Que bom que você está curtindo!
Agora, abacaxi, mel e cachaça, é? Essa, sim, é uma ótima idéia! Lá vou eu descascar mais um abacaxi... rsrsrs
Valeu, meu amigo!
Grande abraço.
ML

Lawrence David disse...

Em breve vou estar baixando. Em breve estarei ouvindo. Em breve estarei comentando.

Parece interessante, nem sabia que existia. É pra isso que existem caras como tu, ó Maddy, pra achar essas relíquias pra nós.

Valeu. LD.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, LD!
Em breve vou estar lendo o que em breve você vai estar escrevendo e consequentemente vai estar comentando.
Em breve vou estar deletando essas bobagens, também... rsrsrsrs
Um abraço.
ML

Lawrence David disse...

E aí, por onde anda o hebag? Tem um blog? Também devo muito a ele, Maddy, mas os caras sempre fecham o negócio dele. O cara é fooooda ...

Anônimo disse...

Eu ouvi hoje o Abducting The Unicorn e vou te falar Marcellão, 1º a voz dele me lembrou mais o cara do Manic Street Preacher do que do Smashing Pumpkins rs
2º Não é muito a minha praia, vou ouvir os outros pra ver se há alguma mudança, as o esquema 'eletrônico' em algumas faixas não 'me desce' nem o clima meio morto rsrsrs
Veremos ;)

Lawrence David disse...

Cara, tô ouvindo... ouvi um pouquinho e me lembrou The Cure.
Não peraí, tá parecendo Pink Floyd ... não tá mais pra Porcupine Tree.
Peraí, deixa eu ouvir mais um pouquinho ...

Ah, é interessante ...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Lourenço, como eu disse no texto, o blog do Hebag é o Dead Man, tem um link pra lá aí na lista.

Diegão, depois me diz se mudou de idéia sobre a banda.

Abraços.
ML

Lawrence David disse...

Cara, assim como o Delirium ... o Dead End, o Hebag foram sensacionais no meu reingresso no mundo musical. Agradeço. Pensei que ele tinha desistido. Mas como ele sempre frisou: "desistir, jamais!"

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Pois é, LD: desistir, jamais!
Se não fosse pelo Hebag, acho que eu jamais conheceria todos esse blogs de música e, consequentemente, não estaria aqui escrevendo, sem desistir, apesar dos pesares.
Valeu!
ML