sábado, 30 de agosto de 2008

O Cabra




Totonho & Os Cabra (2001)





Peguei esse texto aí não sei onde...
Como muitos músicos de origem humilde, Totonho aprendeu música batendo em lata. Aos 18 anos deixou Monteiro, cidade do interior da Paraíba fronteiriça com Pernambuco, e foi para São Paulo “ganhar a vida”. Lá conheceu algumas pessoas importantes em sua formação, entre elas os músicos conterrâneos Chico César e Pedro Osmar. Entre estas idas e vindas foi parar no Rio, onde passou a dividir seu tempo entre a música e a ONG Ex-Cola, que visa inserir meninos de rua no ambiente escolar. Já com uma concepção clara de seu trabalho, gravou algumas demos, enviadas sistematicamente para as gravadoras sempre sem resposta, até receber uma proposta da Trama em 1998, por onde lançou seu aplaudido álbum de estréia após quase um ano dentro do estúdio.’
É esse primeiro disco de Totonho & Os Cabra que estou disponibilizando aqui.
Já li que o trabalho dele tem muita influência de artistas como Lenine, Chico Science & Nação Zumbi, manguebit em geral, entre outros tantos. Eu acho que até são algumas referências, mas o que esse ‘cabra da peste’ faz é totalmente original, um cordel psicodélico e moderno, louco, divertido e muito interessante. Não é um som pop, bonitinho, de consumo fácil, fugaz e descartável; em muitos momentos é árido, rascante e estranho, mas com uma veia de humor muito própria, que permeia todo o disco. Na mistura de Totonho tudo tem vez: rabecas e batidas eletrônicas, peso e leveza, groove e beleza, zabumba e internet, lirismo e batidão. Quem gostou do disco do Cidadão Instigado provavelmente também vai gostar desse aqui – nem sei bem o porquê, um não tem nada a ver com ou outro, mas os dois devem freqüentar as mesmas prateleiras em lojas de discos (mesmo que elas nem existam mais...) – a dos independentes que não fazem concessões.

14 faixas, VBR 224/320
Parte 1 (64,63mb) – Sharebee
Parte 2 (65,39mb) – Sharebee

13 comentários:

Anônimo disse...

Marcellinho Marcellão,
você já tinha me falado desse disco, mas fiquei meio desconfiada... Vou experimentar agora. O novo visual ficou ótimo, o banner que o Sr do Vale fez é lindo mas sinistro, o que combina contigo perfeitamente.
Beijos saudosos.

Lola C

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Querida Lola Lolita,
experimentar não faz mal... Assim como eu já havia te dito, acho que você vai gostar, talvez estranhe na primeira vez, mas depois vai ficando cada vez melhor.
Obrigado pelo 'lindo e sinistro'! rsrsrsrsrsrs
Beijaço!
ML

Anônimo disse...

Adorei! Valeu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

De nada...
Valeu!
ML

Fireball disse...

E aí, Maddy Lee, beleza?

Recebeu meu email?

Te mandei hoje por volta do meio-dia e gostaria de saber se deu tudo certo.

Abraço

Sr do Vale disse...

Cabra, é isso mesmo Maddy, que doideira é essa?

Edson d'Aquino disse...

Faaaala, doidio!!!
Novo banner, hein!? Muito bacana, mais uma obra exclusiva de Mr. From The Valley, hehehe.
Já conheço o Totonho e é muito louco, emboladas pra confundir.
Só uma coisa: esse roxo nos links com o fundo cinza está em 'choque'. Clarear um pouco ajudaria.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Graaaaande Fireball!
Recebi o e-mail, já testei e funcionou perfeitamente. Sensacional! É realmente fácil pra carái! rsrs Valeu pela dica e pela rapidez, meu camarada!!
. Mr Valleyman!
Cordel do séc. XXI, meu irmão! Mas tem umas músicas bem bonitas também.
. Faaaaala, hombre!
O maluco é muito louco, doido! rsrs
Vou continuar experimentando outras coires, sei lá; eu queria manter o roxo, mas com muita luminosidade ele some. Valeu pela opinião.
Abraços pros amigos!
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Então, lembro que vi um vídeo do Totonho (acho que na MTV) achei interessante, um tempo atrás comprei o Sabotador de Satélite, mas puxa fiquei tão decepcionado, o disco é tão fraco! :S

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaala, Diegão!
Eu nunca ouvi o outro disco dele, mas todos falam que é fraco mesmo, vou até ver se acho por aí só pra conferir. Gosto desse que postei, não é nada que vai mundar o mundo e tal, mas é um disco bacana, divertido, com algumas músicas realmente muito boas.
Abração, véi.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Quer um link? eu upo. Tentei achar o link do Submarino onde eu comprei, mas agora tá 28 mangos (eu paguei 6) e no UOL Megastore tá 20, não acho que mereça tudo isso, na verdade, em cd quase nenhum, costumo comprar bastante cd, mas em promoções sempre :)

Anônimo disse...

Fala aí Marcelo. Grande blog.
Sr[a que você poderia por um lin meu aí?
O seu já está lá no Pirata.
Abraços.

www.blogpiratadorock.blogspot.com

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Diegão, meu camarada!
Achei um link pra baixar, fique tranks. De qualquer maneira, valeu pela força.
. Faaala, Pirata!
Maravilha, é só terminar de escrever aqui e colocarei o link na lista. Vou fazer uma postagem com seu convite para o encontro dos blogueiros em SP, é só aguardar.
Abraços.
Valeu!
ML