quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DMCA: My Love Eternal...


Caros caras e caras caríssimas,
nossa querida e amada DMCA notificou ao Blogger que O Pântano Elétrico, este reles blog feito por mim e por vocês, estava infringindo os direitos autorais de alguns artistas em duas postagens; uma de janeiro e outra de fevereiro deste ano. Essas postagens se chamavam ‘Seleção de Coletâneas Aleatoriamente Randômica’, que eu dividi em 4 partes e foi justamente nas partes 1 e 4 que encontraram tais infrações. Só não me detalharam quais artistas (e consequentemente quais discos) se enquadravam nessa ‘categoria’; então resolvi deletar logo tudo de uma vez e ainda agradeci, via e-mail, o pedido e o conselho do Blogger, já que foram tão bacanas, simpáticos e educados em me informar de tal desvio de conduta.

Agora, quanto à DMCA, só tenho uma coisa a dizer: who gives a shit? Ainda mais a essa altura do campeonato... Então, como uma forma de declaração de amor a este soberbo órgão norte-americano, vou colocar lá no final deste post um link onde se poderá baixar um documento do Word contendo os textos e os links referentes a essas mesmas postagens (como de costume), então todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de baixar os discos poderão se satisfazer.

Caso haja mais alguma curiosidade, aí vão links para as partes que ainda estão vivas.


Como não acredito (muito) em coincidências, vou aproveitar o ensejo para publicar um comentário extremamente oportuno e muito, muito bacana, que foi feito aqui no blog (na postagem 'Rainhas Stoner', sobre a banda Queens Of The Stone Age) no mesmíssimo dia em que recebi essa tal notificação. Gostei imensamente por motivos que vão desde o conteúdo à forma e, também, por ser de autoria de um freqüentador até então anônimo, que, pelo que me lembro, nunca havia feito qualquer comentário anteriormente.
Deixo com vocês as palavras do Rafael:

“Caro dono do blog,

Não sei se os comentários dos posts antigos são lidos, mas lá vai:

Baixei uns discos do QOTSA e várias outras coisas aqui. Quero agradecer e fazer um elogio ao blog, um dos melhores que conheço entre os que compartilham música. Parabéns pelo ecletismo, pelos bons textos e sobretudo pela qualidade do material oferecido -- não só a qualidade musical, mas também a dos arquivos, sempre com bitrate alto, faixas bonus e encartes. Deve dar um puta trampo preparar e publicar esse material...
Isso é o que mais me fascina em blogs como este: a dedicação e a preocupação com a qualidade que vocês têm. Isso é trabalho de quem ama a música, e o resultado é um ponto de encontro de pessoas que têm a mesma paixão. A troca de informações e a quantidade de coisas novas que a gente conhece ao circular nessas comunidades virtuais é imensa!
Alguns insistem em dizer que isso é ruim, e que a música vai morrer por causa dos downloads ilegais... Eu me defendo dizendo que só estamos fazendo o mesmo que já fazíamos antes da Internet, quando descobríamos novas bandas via algumas poucas publicações que encontrávamos nas bancas e fitas K7 copiadas dos amigos. Só que hoje a tecnologia permite que isso seja feito em velocidade, quantidade e qualidade muito maiores.
Como impedir isso sem apelar para o autoritarismo? Os tempos são outros. Se os downloads prejudicam a receita das gravadoras, elas que procurem outras formas de ganhar dinheiro, certo?
Grande abraço e até a próxima.“

Caro Rafael, todos os comentários são lidos e respondidos e o seu não só não foi uma exceção, como também mereceu ser publicado e, também, publicamente agradecido – valeu, valeu, valeu!!!!!!!

Grande abraço a todos e todas.
Valeu!!!!

Link (11,13kb) – Sharebee


P.S.: Se desta forma for iniciado o processo de 'aterramento' d'O Pântano Elétrico, sempre teremos um Plano Z...

22 comentários:

Celso Loos disse...

Falâe Maluco.
Seguinte,

Domingo passado, a edição eletrônica do The Independent (www.independent.co.uk) traz os resultados de uma pesquisa feita no Reino Unido sobre compartilhamento de música.

Entre vários números estatísticos, que não cabem aqui, em linhas gerais a pesquisa mostrou que:
1. foram pesquisadas 1000 pessoas com pleno acesso a internet.
2. dessas 1000, 10% admitiram fazer o compartilhamento de música
3. 90% se declararam 'dento da lei' e usam a internet para outros fins.

Bom, se olharmos friamente para esses dados, veremos que o número de bandidos não é assim tão grande como propagandeia a indústria fonográfica.

Mas, o que chama a atenção é qdo perguntaram a esse universo qto eles gastavam com música anualmente (média).

- Os 90% dos mocinhos declararam gastar 44 libras/ano (R$128)
- Os nossos companheiros de crime informaram gastar 77 libras (R$223); ou seja, 75% a mais.

Os pesquisadores explicam que essa diferença se dá principalmente porque quem compartilha são aqueles que realmente gostam de música e que usam a internet como forma de pesquisa e conhecimento.

Outro ponto que destacaram é que os jovens de hoje não "aprenderam" que música é algo pelo qual se deve pagar e por isso, o preço para downloads legais não pode ser tão alto.

O que a pesquisa não mostrou é qtos deste universo não comprariam de jeito nenhum o que foi baixado. E cá entre nós, baixamos algumas coisas que jamais pagaríamos por ela.
Portanto, como podem chamar de prejuízo algo que ficaria encalhado MESMO.

Um abração

Ps: Sabe o que diria para a DMCA?

http://migre.me/b2T2

José Miranda disse...

Grande Maddy,

já estava a estranhar os nossos "grandes amigos" da DMCA não terem batido a esta porta com a delicadeza que infelizmente já nos habituaram.
Continuo na minha: isto é fruto de denúncias de seres mesquinhos e invejosos que não conseguem ter a dedicação e sensibilidade que o Maddy tem demonstrado ao longo do tempo, neste e no anterior blog.
Mas como diz, o Plano Z está activo (e guardado nos meus favoritos).

Força, e, como diz o Hebag (o site dele foi - mais uma vez - "visitado"), desistir, NUNCA.

Abraços

José Miranda

Edson d'Aquino disse...

Eita que essa DMCA não se manca. Fazê u quê?
[]ões

Rafael M. B. disse...

Opa! Sou o autor do tal comentário. Voltei pra ver se tinha sido respondido e vejam só!

Eu que tenho que agradecer por ser citado nesse episódio. É uma honra poder participar dessa manifestação contra esses caras. Especialmente em um blog de altíssimo nível como este.

We care a lot, DMCA!!

Realmente, nunca tinha feito comentários aqui, embora seja um leitor frequente e já tenha baixado várias coisas... Pra compensar, o primeiro tinha que ser mais elaborado. Foi mais legal do que eu pensava!

Grande abraço, boa sorte e tudo de bom.

Rafael M. B.

Rochacrimson disse...

Pelo menos avisaram e foram gentis...
Andar por aqui está a ficar apertado...
We need freedom of speech!!!
Abraço ;-)

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaaande Looooos!
Não vendem CDs porque é caro bagarái e ponto final. E eles PODEM produzir, distribuir e vender CDs por um preço muito mais acessível do que o vigente no mercado. E nem me venham falar que essa cobrança pelos direitos autorais é coisa dos artistas porque, pra cada artista milionário, existem mais e mais executivos ainda mais milionários que eles.
Só não vê a verdade quem não quer; então, como naquele vídeo: foooooo-daaaaaaa-seeeeeeeeeeee! rsrsrsrsrs
Enquanto isso, nós, que amamos a boa música, continuaremos a baixar gratuitamente, porque já sabemos que nada que eles possam fazer vai poder deter esse processo.
E é verdade: quem de nós nunca baixou uns discos que nem com toda a boa vontade do mundo inevitavelmente iriam pra lixeira? - agora você imagina eu, que gosto de cada merda... rsrsrsrsrsrs

Graaaaaaaaande Miranda!
O Pântano já foi 'atacado' outras vezes; já tive que deletar a postagem inteira com a discografia do Lenine e outras foram deletadas sem aviso prévio. O Delirium Dust foi abandonado e fechado pelo mesmo motivo.
E nunca vai parar, seja com Plano Z ou Plano Omega. E mesmo que eu não possa, futuramente, continuar com isso tudo, já existem trocentos zilhares de outros blogs excelentes (ou não...) por aí. Isso tudo me cheira a medo de quem está encurralado...

Haaaaaaaablaaaaaaaaa, Hombre-Sapo!
Fazê u quê? Fumá 1 e morrer de rir desses babacas! rsrsrsrsrsrsrs

E aêêêêêê, Rafael, El FaRra!
Esse seu comentário foi muito bem recebido; além de tudo, porque foi um dos poucos (pouquíssimos!) em todos esses anos que deu um reconhecimento objetivo à qualidade que tanto prezo em disponibilizar aqui no blog - sempre tentei fazer disso o meu diferencial em relação a tantos e tantos outros blogs, seja pelo bitrate alto, pela inclusão de encartes completos, pelos detalhes de informações que pouquíssimos reparam, etc.
Mais uma vez: muito obrigado, meu chapa!! rsrs

Roooooooooooooochaaa!
Fica tranks, meu amigo, que pelo menos aqui nesse Pântano todos nós temos voz, até a fuckin' DMCA...

Amigos-amigos e amigos não tão amigos quanto os amigos-amigos (rsrsrsrs), agradeço pelas palavras cordiais e pela solidariedade e pela... AMIZADE!
Que se foda DMCA e o caralhoa4, somos nós que fazemos e mandamos nessa porra e isso só vai acabar se rolar um 'Jihad Butleriano'*!! rsrsrsrsrsrs
Grande abraço a todos.
Valeu!!
ML

* Quem não sabe o que é o 'Jihad Butleriano' é porque nunca leu a saga 'Duna', de Frank Herbert, mas pode fazer uma pesquisa no São Google (deixa de ser preguiçoso, carái!) e se informar, porque realmente vale a pena.

Big clash disse...

Amigo Maddy Lee,
também recebi um comunicado destes, o blogger colocou a postagem no rascunho e lá está.
Quer saber..."Pixei e saí correndo: Pau no C* da DMCA"
[]ão.

DAGON disse...

Falaaaaa El Xará, ri pracaraleoabeça das duas imagens, até copiei pro pc, hehehehe.

E não, não compro discos há milhares de séculos, não tenho nada sobrando e quando sobra compro livros, hehe. E que se foda a dmca, sempre teremos um plano z.

Abração.

NopSnot disse...

Legal demais, Maddy... Mas nem pense em terminar com esse blog NUNCA, pq vc bota um material MUITO bom aqui!! Aliás, vc tem a maioria disso tudo em cd?
Falando em cd... eu curto muito comprar cd´s, ter os encartes, ter a bolachinha "física" mesmo, mas não tá dando pra comprar... tem muitas promoções boas na americanas e submarino por exemplo (cd´s bons por até R$ 13,00), que sempre venho comprando, então recomendo que passem por lá tbm...
Mas não tem jeito, apesar disso estou com meus 300 giga´s de sons até o momento!! (como eu iria ouvir bandas como Witchcraft, Dengue Fever, The Quill ou Iron & Wine? :P).
Grande Abraço e meus parabéns!

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaande Irmão Clash!
Cara, esse negócio de pixar muro me lembrou uma pixação que vi em Salvador, milênios atrás: 'Em terra de olho quem tem cego errei...' rsrsrsrsrsrs
Nem vou dizer esse 'pau no cu' aí porque, sei lá, vai que os caras gostam?... rsrsrsrsrs

Faaaaaaaaaaala, El Xará!
Véi, acabei de encomendar esse box novo do AC/DC... rsrsrsrsrs E não vou mais comprar livros: comprei um kindle! rsrsrsrsrs Trocentos zilhões de livros num aparelho que pesa menos do que meio livro - sem contar o quanto de trabalho vai me poupar (arrumar e limpar estantes por exemplo).
E, sim, Plano Z no cu deles!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

NopSnot, meu caro, seja bem vindo!
Valeu por tudo!
Já estive bem mais perto de desistir do blog do que agora, pode ficar tranks quanto a isso. Na verdade, esse tipo de situação só me faz querer 'lutar' mais.
PoiZé, graças aos tantos e tantos blogs que conheci milhares de maravilhas e experimentei umas bad trips também - tudo muito válido.
R$ 13 por um CD é bem honesto, mas nenhum lançamento custa isso, infelizmente. Seria legal se no Brasil tivesse um mercado de CDs usados tão grande quanto existe em países europeus e nos EUA, mas, porém, contudo, todavia, enfim...

É isso aí, meus camaradas; valeu pela visita e pelos comentários.
Já estou pensando no próximo post e acho que isso, em si, já é uma boa notícia.
Grande abraço!
ML

Cultura Malcriada - disse...

E aí, Marcelo Carmelito!!!!

Rapaz... tem horas que a gente precisa ser zen!!! rss

O maior advento da história da humanidade chamado de "internet" trouxe consigo um monte de prós e contras, mas sem dúvida, a democratização do acesso a cultura é um grande pró! Diante de tal realidade, idiota do artista que acha que vai ganhar rios de dinheiro em vendas de discos, porque essa era já passou!!

O Leoni, ex-kid Abelha, ex-heróis da resistência e hoje em carreira solo, tem um blog muito legal que trata justamente dessa nova postura que o artista precisa ter e que eu recomendo pra todo mundo (http://musicaliquida.blogspot.com/)

E continue mandando ver!! Falouuuu!!!

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaaaande Malcriado!!
Enquanto continuar essa mentalidade tacanha das gravadoras, que só fizeram mamar nas tetas dos artistas, nada vai mudar. O processo de mudança, ao meu ver, deve surgir por iniciativa dos próprios artistas, afinal é do maior interesse deles, como está fazendo o Leoni e tantos outros (vide o suceso de vendas do 'In Raibows', do Radiohead). Acho que só veremos o final dessa história (feliz ou não) dentro de 5 a 15 anos; enquanto isso, 'downloadearemos' à vontade! rsrsrsrsrsrs
Valeu!
Marcello Carmello Cara De Marmello, Biscoito, Caramello e Chocolaaaaaaate!!! (rsrs)

Mutante disse...

A resistência continua !
Plano "Z" neles !!!!!
Um abraço
Hélio (Hebag/Dead Man/Mutante)

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Carííííííííssimo amigo Hebag, El Mutante Dead Man,
é isso aí, sempre resistindo e pronto pra qualquer eventualidade, mas, pelo jeito, acho que vão ficar mais um bom tempo sem me incomodar aqui no Pântano, então: vida longa a O Pântano Elétrico! rsrs
Abração!
ML

Nino Cariello disse...

Grande Marcello!!!

Também levei alguns puxões de orelha desse caras mas não adianta nada né?!
Se o preço dos garimpados cds fossem justos não haveria tanta discórdia.
Manda bala irmão...

Grande abraço
Nino.

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Aêêêê!! Graaaaaaande Nino!
Hoje em dia, eu até compraria mais CDs se o preço fosse mais em conta, com toda a certeza; mas agora o trem já passou e não tem mais jeito: o povo já se acostumou a baixar e o mercado, por conta disso, jamais será o que já foi - ainda bem!!! rsrsrsrs
Mesmo baixando um monte de discos aqui na net, ainda sinto a falta do contato físico com a bolachinha, de ter a arte e todas as informações do encarte, etc.
E o teu blog, você deletou ou foi deletado? Pensa em voltar?
Bom te 'ver' por aqui, não perca o contato!!
Abração!
ML

JackRamon disse...

Hello,

Just a quick word to let you know that you are featured in our blogroll on Radio.Video.Jazz

Please check our site. If you like our work, do link back to us.

If you feel like contributing, let us know.

A lot of thanks.

The Radio.Video.Jazz Team

PS : you can also check our other website Radio.Video.Trad

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Hi, Jack!
Very interesting site. Linked!
Many thanks for your invitation to contributing but for now I'm very very busy and even my own blog is a bit neglected.
Good luck!
ML

Fernando disse...

Grande Marcello, falta tempo até mesmo para visitar o SdN, quanto mais para cumprimentar os amigos. Mas estamos aqui.
Não poderia deixar passar esse assunto em branco, e irei abordá-lo por tópicos:
1) Se o próprio Clapton, em sua recente autobiografia, que assume que baixa músicas, monta CDs, etc. afirma que a indústria fonográfica está fadada a desaparecer, quem somos nós para discordar dele?
2) Artistas que conseguem escapar do ciclo vicioso das gravadoras e publishers, e administrar seu próprio trabalho, a cada dia que passa - e graças a internet - podem vender diretamente seus discos, em midia física ou via downloads. Existem também empresas especializadas que fazem essas vendas, e pagam muitíssimo mais aos artistas que as gravadoras convencionais, como por exemplo a CDBaby. Baixo (compro) muita coisa de lá.
3) Música de graça? afeta o artista, as vendas? cito aqui o exemplo não de bandas megamilionárias, mas do ex-tecladista do Happy The Man, Camel, Richard Sinclair, etc. que é o Kit Watkins. No site dele existe uma penca de discos completos para download gratuito, de excelente qualidade, com capas, etc. As obras mais novas, podem ser compradas (download) no CDBaby a U$9.99. O Kit é maluco? rasga dinheiro? é milionário? nada disso: é um cara inteligente, vê o futuro e não tem rabo preso com gravadoras e é dono do próprio catálogo.
Grande abraço!!

PS.: se vc ainda não viu, postei um disco (ou melhor, o link) do Kit Watkins lá no SdN.
Fernando

Nino Cariello disse...

Oi Marcello
Resolvi deletar eu mesmo. Entrei nessa com o propósito de partilhar gostos musicais, fazer amigos etc. No entanto vez por outra levava uma pedradazinha daqui e dali e cansei disso. Nem sempre conseguimos expor nossas ideias ou posições com clareza com a escrita e, talvez por isso, muitas vezes não fui muito bem compreendido.
Mas não importa os bons contatos como o seu, o Edson, o Benning já valeram a experiencia.
Não vou desaparecer, vez por outra dou uma passadinha pra visitar a galera.
PS: Saudações rubro-negras!!!

Grande abraço

Nino.

Noslen ed azuos disse...

Grande amigo virtual, não esquenta com estas diabruras, já esta fazendo parte do folclore dos blogs ter estas interferências ‘do não sei o que, que leva a lugar algum’, para mim pura frescura e ignorância, o importante é atropelar estes babacas e continuar a divulgar a boa arte.

Cara, tudo de bom, para vc e sua família.

ns.


ns

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaaande 1+1!
Pra você ver, se até o Clapton... Acho que somos todos Claptonmaníacos... (ô trocadalho... rsrsrs) É exatamente como você disse, as opções estão todas aí, só a tal DMCA e outros órgãos do mesmo tipo é que continuam com essa bobagem. Estamos aqui, nos esforçando para mudar esse Status Quo (ou o Bachman, Turner & Overdrive - outro trocadalho do carilho horrorível... rsrsrs).
Enquanto isso alguns artistas mais esclarecidos, de olho no futuro, estão lançando seus discos 'digrátis' ou nas mais variadas e alternativas formas: um novo exemplo é o Smashing Pumpkins, que vai lançar aos poucos 44 músicas (!!!) para download grátis, que, no fim, formarão 11 EPs de 4 faixas cada - pra quem não lembra, quando eles acabaram com a banda, gravaram o Machina II e o lançaram em LP com somente 25 cópias, que foram distribuidas para fãs específicos, com instruções para ripar e disponibilizar as faixas na internet - sempre à frente o careca.
Aqui nos EUA existem muitas lojas que vendem CDs usados a um preço excelente (variam de 1 a 10 doletas), todos em perfeito estado; essa também é uma alternativa pra quem gosta do objeto físico e uma qualidade sonora superior.
Baixei esse do Kit Watkins, mas ainda não ouvi - aliás, o que houve com o post? Se auto-destruiu?

Niiiiiiiiiiiiino, meu amigo!
Bons ventos o trazem!
É uma pena essa história do blog; me lembro bem de uns desentendimentos bobos que rolaram por lá; compreendo sua postura, é mesmo de dar no saco esse tipo de situação. O chato é que nós é que saímos perdendo, pois é menos um blog de bom gosto saindo do pedaço.
Ao menos ficaram boas amizades.
Não suma, meu chapa!

Graaaaaaaaande Apoen!
Véi, já tô cascudo com essa história, afinal não foi a primeira vez e acho que não será a última... Só vou largar isso aqui quando não tiver mais tempo ou ficar de saco cheio, até porque já passei por muitas ocasiões de desânimo e falta de tempo e, como você pode ver, continuo por aqui - mesmo que em doses mínimas... rsrsrsrs Abraços pra família, também!

Amigos, valeu, valeu, valeu! É sempre muito prazeroso e edificante o apoio de todos e, também, trocar idéias com pessoas esclarecidas e de bom gosto como todos vocês, mas acho que esse assunto já deu o que tinha que dar (ou seja, nada... rsrsrsrsrs); então, fica aqui um último FUCK OFF DMCA!!
Vou nessa, já estou preparando uma postagem que deve agradar a muitos de vocês.

Abraços pra todos e até logo!

Valeu!!
ML