sábado, 31 de outubro de 2009

Godspell




Godspell (Soundtrack) - 1973







Godspell (Original Cast Recordings) - 1974





Eu não sou uma pessoa religiosa. Digo no sentido de seguir uma religião. Também não sou ateu, porém dispenso tanto tempo com o tal Deus quanto ele dispensa comigo, ou seja: se ele fala e eu não escuto, eu também não fico enchendo o saco d’Ele.
Um ponto básico em todas as religiões é a presença de um grande profeta, que surge para revolucionar não só a própria religião, como também a fé em si; é o caso de Jesus, Buda e Maomé, entre tantos outros.
Aqui no nosso ocidente a maior parte da população se apóia nas religiões de origem judaico/cristã, com grande ênfase nos evangelhos; sejam católicos, batistas, luteranos, presbiterianos, etc. Os evangelhos, como todos devem saber, contam a história dos últimos dias de Jesus Cristo, desde que começou a ser acompanhado por seus apóstolos até sua morte e ressurreição. É uma história riquíssima, que o mercado não poderia ter deixado de lado. Assim foi com o objeto desta postagem: a trilha sonora do espetáculo ‘Godspell’, de autoria de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak, primeiramente encenado off-Broadway, posteriormente na própria Broadway e, depois de grande sucesso, finalmente levado às telas de cinema para ganhar mundo em montagens das mais diversas.

Minha história particular em torno do filme se deve à minha irmã, Vania, que sempre adorou musicais e vivia me falando deste. Primeiro conheci a trilha sonora (que ela tinha gravada numa fita Scotch de 60 min) e só muito depois é que, finalmente consegui assistir o filme numa madrugada insone, no bom e velho ‘Corujão’ da TV Globo. O filme é realmente envolvente, emocionante e cativante, porém uma das cenas que mais me marcaram é aquela em que na comunhão, em vez de pão, eles compartilhavam umas pílulas beeeem suspeitas... Flower power, hippies, vocês bem podem imaginar... hehehe
Nunca mais vi o filme, mas a trilha sonora sempre foi uma das minhas preferidas de todos os tempos; faz parte daquelas compostas especialmente, e tanto as letras quanto melodias e partes instrumentais são de qualidades inquestionáveis, tendo rendido até mesmo um hit hiper-mega-blaster (‘Day By Day’) e um hit ‘menor’ (‘Beautiful City’).
Eu disse ‘nunca mais’ aí em cima, pois bem, esse ‘nunca mais’ durou até a noite de ontem pra hoje, quando em mais uma madrugada insone tive que apelar pra TV e, zapeando, eis que dei de cara com o início do filme em questão e, enquanto o assistia, pensei em postar a trilha sonora aqui no blog.
Então, caros amigos, aí está. Ou melhor: aí estão! Porque resolvi fazer o serviço completo e, além da trilha do filme, coloquei no mesmo arquivo a trilha do espetáculo teatral, com o elenco original – na verdade, com poucas mudanças, sendo a mais importante a do protagonista (no teatro era Steve Nathan e no cinema Victor Garber, que eu prefiro) – também adicionei as capas que consegui encontrar e as letras completas. Existem algumas outras poucas diferenças entre os dois discos, que vocês poderão conferir e escolher de acordo com suas preferências.
Quem quiser pesquisar um pouco mais sobre ‘Godspell’, pode acessar aqui a Wikipedia, que lá tem vários outros links externos bem interessantes. Em minhas pesquisas achei até fotos de uma montagem canadense que tinha no elenco artistas como Martin Short (‘Viagem Insólita’ e trocentas comédias), Eugene Levy (aquele coroa do 'American Pie'), Gilda Radner (do hilário ‘Lua de Mel Assombrada', com Gene Wilder e Dom DeLuise), entre outros. Victor Garber, que faz o papel de Jesus no filme, também pode ser visto em vários seriados televisivos (é o Jack Bristow de ‘Alias’) e como o comandante do multi-oscarizado ‘Titanic’.

No mais, caríssimos e caríssimas, divirtam-se!!

Link (130,08mb) – Sharebee

10 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Caaaaaaaaara, nunca me toquei que o ator Victor Barber era o mesmo do personagem Jack Bristow, pai da deliciosa Sidney em Alias. Mermão, apesar de ateu assisti várias vezes -1 no cinema e o resto na TV- esse musical recheado de lisergia comportada pra não chocar as famílias.
Baixando esse do cast original pra comparar.
[]ões

Rochacrimson disse...

Sensacional estas trilhas sonoras!
P.S-O blog do Danilo "The Forgotten Suns" sumiu!!!!?????????

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Faaaaaaaaaaaaaaaaala, hombre!
Véi, você não é ateu! E o Jeff Beck, cacete?!?!? KKKKKK
Na comparação entre as duas versões, prefiro o Garber cantando (dizem que era melhor atuando, também), orém na versão original tem duas músicas a mais e a 'Turn Back O Man' tem um sabor mais cru que a do filme; uma das minhas baladas preferidas de todos os tempos, 'By My Side', também tem leves diferenças, porém ambas me encantam - na dúvida é sempre bom ficar com os dois, quem sai ganhando com isso tudo é a gente mesmo! rsrsrsrs

Rooooooooooooooochaaaaaaaaaa!!!
Meu caro, estas trilhas são semi-fundamentais!! rsrsrsrs
Masi uma vez você me dâ uma má notícia... rsrs Espero receber uma boa notícia do grandessississíssimo camarada Danilão, dizendo que não vai desistir; vamos ver...

Abraços, malucos!
Valeu!
ML

P.S.: Mias de 30 downloads e só 2 comentários... Não querem mesmo que eu volte!! rsrsrsrsrsrs

Forgotten Sons disse...

Opa, to na area meus amigos, e ai Marcelão tudo na paz contigo, já to com novo endereço.

http://newforgottensons.blogspot.com/

Foda é o trampo que dá,fazer tudo novamente; coloquei os 20 ultimos posts do falecido, nesse novo. Mudei o esquema para pegar os links; sempre no post do album, terá uma musica para download, dentro da pasta com essa musica entre em INFO (estara em documento de texto), o link do album completo estará lá.

Grande Abração Irmão !!!!!

Danilo
*

Edson d'Aquino disse...

Tens razão, maNinho! Jeff Beck é meu deus e nada me faltará. Amém!
Agora preciso pensar nos 12 apóstolos, hehehe.
O Danilo já voltou mas acho que esqueceu não só os filhos, mas os links pra álbuns também.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande Danilo!!
Meu camarada, eu já sabia que você não iria desistir assim tão facilmente! Vida longa aos Filhos Perdidos!
Já vou consertar o link e conferir as novidades.

Faaaaaaaaaaaaaala, El Pagão!
Nada de apóstolos nesse panteão, meu camarada, afinal Jeff Beck deve rezar pra Hendrix também! rsrsrsrsrsrs
Taí a resposta do Danilo pra sua dúvida sobre os links - acho que vai ficar complicado, mas já que esse deve ser o 4678998765445678987º blog dele que é deletado, não custa nada ser precavido.

Valeu, malucos, aquele abraço!
ML

Forgotten Sons disse...

Fala Mestre; tdo blz, valeu por atualizar o link; vamos em frente ..., tb achei do carai o "Flying Circus", só tenho esse, os outros dois não acha nem a pau, coloquei um deles na minha lista para comprar, caso compre já te passo, ok; o "Tea Party" tenho todos (menos o primeiro) se quiser algum me fala !!!!

Abração !!!

Danilo
*

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Faaaaaaaaaaaaaala, Danilão, El Hijo Perdido!!
Meu camarada, curti mesmo os dois discos e se quiser mandar (ou postar!!!) os outros do Tea Party, só poderei agradecer imensamente.
'Vamo' que 'vamo', sempre em frente, para o alto e avante, seguindo a boa e velha máxima do 'desistir, jamais!.
Grande abraço!!
ML

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Mr Anonymous, many many thanks for stopping by and leave your kind comments. I just wish you could read my writings - that's the kind of thing I'm very proud of - but most of all will be lost in translation anyway.
OK, I'll keep it all up!
See ya.
ML