terça-feira, 3 de junho de 2008

The Cardigans

Mais uma colaboração mais do que especial do nosso amigo Diego ‘Progshine’ Camargo, que dessa vez nos traz a discografia da banda sueca The Cardigans. Aproveitem sem moderação...
The Cardigans, banda sueca formada na cidade de Jönköping em 1992 e que tem em sua formação Nina Persson (voz), Lars-Olof Johansson (teclados e guitarras), Peter Svensson (guitarras), Bengt Lagerberg (bateria) e Magnus Sveningsson (baixo).
Dona de um pequeno catálogo cheio de preciosas pérolas melódicas e poéticas, essa é uma das minhas bandas preferidas dos anos 90. Lançaram seis álbuns de estúdio e uma coletânea; o primeiro, ‘Emmerdale’, inicialmente foi lançado somente na Suécia e no Japão (país em que a banda goza de certo sucesso), no ano de 1994, o lançamento mundial só aconteceu em 1997, bem depois de ‘Life’, seu segundo álbum, de1995, que obteve sucesso comercial, alcançando a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos.
Após o sucesso de ‘Life’, a banda assinou contrato com a Mercury Records e lançou outro aclamado disco, ‘First Band On The Moon’, no qual está o hit mundial ‘Lovefool’, que também faz parte da trilha sonora do filme Romeo + Juliet. As críticas foram variadas, parte da culpa foi pela escolha de ‘Lovefool’ como single, apesar de não representar o álbum como um todo (de qualquer forma eu adoro a música).
Em 1998 saiu o álbum ‘Gran Turismo’, que marcou a banda com um som mais maduro e introspectivo. Desse álbum saíram hits como ‘My Favorite Game’ (que foi trilha sonora do jogo ‘Gran Turismo 2’ para PlayStation) e ‘Erase/Rewind’. Outra canção também fez parte de uma trilha sonora, dessa vez foi ‘Deuce’, no filme ‘Arquivo X’.
Após a turnê de 'Gran Turismo' a banda entrou em um hiato de quase 5 anos, onde cada integrante foi 'cuidar' de suas coisas. O projeto com maior destaque é ‘A Camp’, de Nina Persson, disco esse que eu considero um dos melhores dessa década.
Em 2003 a banda voltou aos estúdios e lançou o álbum ‘Long Gone Before Daylight’, um disco mais introspectivo e acústico; uma excelente volta, diga-se de passagem! O álbum recebeu platina dupla na Suécia e teve um de seus singles, ‘You're The Storm’, bem executado nas rádios.
Em 2005 foi a vez de ‘Super Extra Gravity’, um disco mais alegre, que foi direto para o 1º lugar das paradas suecas, recebendo disco de ouro no país.
Infelizmente, outro hiato se seguiu após a turnê do álbum, porém, neste ano, a coletânea ‘Best Of’ foi lançada. O álbum é duplo, sendo o primeiro para os muitos hits da banda, incluindo uma ótima versão de ‘Burning Down The House’, do Talking Heads, em parceria com o cantor Tom Jones (esta música está no álbum do cantor, de 1999, ‘Reload’). O segundo disco traz raridades, demos e lados B, um grande presente para os fãs.
A banda promete voltar para o estúdio no fim de 2008 e começo de 2009 para a gravação de um novo álbum, e sinceramente? Não vejo a hora de isso acontecer!!!
Site da Banda

Texto e links por Diego Progshine Camargo

Novos Links!
(4,18kb) - Sharebee

9 comentários:

Anônimo disse...

E ae Marcello! Grande post! Estava ouvindo esses dias Pntico Rocha e o cara manda bem bacana mesmo. Ouvi o Citizen Cain, o cd de 2002, e gostei bastante! Valeu de novo por todos os albuns. Abração!

Esquadrão SS

Anônimo disse...

Ai Sim Marcellão, se vc tiver um banner, me manda que eu coloco o link no progshine :)

Rochacrimson disse...

Bons albums dos The Cardigans!
Assim que por possivel adoraria baixar nesta onda alternativa,a discografia dos Garbage!
Abraço e Obrigadao!
Rochacrimson

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Grande Rodolfo!
Gostei de saber que você gostou do CD do Pantico, foi o único a me dar um parecer até agora - valeu! É sempre bom saber que estou contribuindo para a felicidade dos ouvidos dos amigos. Aguarde que vem mais coisa boa por aí!
. Diegão!
Acho que ficou bem bacana o post do The Cardigans; mais uma vez te agradeço por mais essa colaboração super especial. Sobre o banner, já te mandei um e-mail.
. Grande Rocha!!
A idéia do Garbage é bem boa, talvez o Diego possa nos ajudar, porque eu só tenho dois discos da banda... Me diga uma coisa (ou melhor, duas...): você mora em Lisboa? Foi ao Rock In Rio?
Abraços pra todos.
Valeu!
ML

Rochacrimson disse...

Ainda fica um bocado distanciado,sao 320Km.Mt pessoal do meu curso lá foram de comboio!
Vi na tv Apocalyptica,sensacional tocando musicas dos Metallica em cello!

Anônimo disse...

Sim, Maddy, a pedidos será o próximo post então, Garbage :)

Shirley Manson arrasa! :P

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Grande Rocha!
Apocalyptica é do carái! Os caras mandam muito. Eles gravaram uma música com a Nina Hagen que ficou excelente; deve ser fácil achar em um dos milhares de blog que já postaram esse som.
. Diegão!
Maravilha! Vou ficar esperando o Garbage, então.
Abração.
ML

koyaa disse...

muuuito bom o post marcelo, mas o seguinte: os links tão quebrados, da pra da reupload?

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faalaa, Koyaa!
Meu camarada, antes de tudo, seja bem vindo.
Não vou prometer fazer o reup porque meu tempo tá pra lá de escasso... Mas um dos meus projetos para um futuro não tão longíquo é justamente reupar todos os links que já expiraram; só não nem quando nem se isso vai acontecer...
Valeu por tudo.
ML