terça-feira, 27 de maio de 2008

MPB Moderna de Pimeiríssima Qualidade



Pantico Rocha E Marcus Dias - O Barulho Do Sol Do Meio-Dia (2007)






Pantico Rocha é baterista, percussionista, compositor e passeia com desenvoltura entre a MPB mais tradicional e a mais moderna, o rock, o pop e todos os ritmos imaginados; já tocou e gravou com vários artistas brasileiros, dentre eles Maria Bethânia, Leny Andrade, Manassés, Boca Livre, Flávio Venturini, Eudes Fraga, Lobão, entre muitos outros, e há onze anos é o ‘titular das baquetas’ na banda de Lenine.
Marcus Dias é compositor e letrista, e mantém uma parceira com Isaac Cândido (cantor e violonista); foi graças a essa parceria que os cearenses entraram em contato com o amigo conterrâneo Pantico, convidando-o para participar da gravação do trabalho deles, no qual assumiu a direção musical, arranjando e produzindo o álbum da dupla lançado em 2004, ‘Algo Sobre A Distância E O Tempo’. Foi daí também que surgiu a parceria musical entre Pantico e Marcus, que em pouco tempo compuseram várias músicas; entre elas todas as que estão nesse ‘O Barulho Do Sol Do Meio-Dia’ e tantas outras que, segundo os próprios, ainda dá pra fazer pelo menos mais dois discos completos.
No disco, Pantico nos mostra que além do domínio de bateria, percussões e tantos diferentes ritmos, ainda é um bom cantor, compositor e arranjador, nos apresentando uma mistura belíssima dos ritmos da MPB com o rock e o pop de uma maneira moderna e universal, com alguma influência de seu trabalho com Lenine, principalmente por causa da banda que o acompanha no disco, a mesma dos palcos – Jr Tostoi (guitarras, violões, mini-moog, programações e produção) e Guila (baixo). O disco ainda conta com participações mais do que luxuosas de grandes artistas como Lenine (voz em ‘Sambinha De Chinela’), Rodrigo Campello (violão em ‘Sambinha De Chinela’ e violão de 7 cordas em ‘Balança’), Fernando Catatau (guitarra em ‘Resenha’), Pedro Luiz (voz e cavaquinho em ‘Balança’), Chico Chagas (acordeom em ‘Ilha’), Victor Astorga (corne inglês em ‘Ilha’), Ramiro Melo (programação em ‘Coco Sabido’) e Silvério Pessoa (voz em ‘Coco Sabido’).
Vale ressaltar um fato que pouco se vê na música em geral: mesmo que Marcus Dias não apareça ‘fisicamente’ nas músicas, o disco é creditado a dupla e não somente ao artista que apresenta as canções que compôs com um parceiro; é um disco de parceria entre os compositores, de parceria com os músicos/artistas presentes e de parceria com quem está ouvindo, não só por ser lançado de forma independente, mas, também, por causa das músicas que nos ‘chamam’ a cantar junto.
O Barulho Do Sol Do Meio-Dia’ é um disco moderno, com canções ótimas, bem executadas e cativantes; altissimamente recomendado.
Infelizmente, o disco só se encontra à venda em Fortaleza e Recife, mas quem quiser comprá-lo pode acessar o site Lado de Dentro aqui; para conferir a página no MySpace é só clicar aqui.
Desfrutem, divirtam-se e comentem!

11 faixas, VBR 224/320, 81,24mb
Sharebee

7 comentários:

Danilo Biondi disse...

Fala Marcelão;
Blz, tudo bem contigo, como vão as coisas, putz sou fissurado no Discipline,uma das minhas preferidas, ótimo post; então to querendo dar uma esquentada no "Forgotten", seja o que Deus quiser, se fecharem a gente abre outro, rs, tipo outros blogs que vc tem mais afinidade para divulgar , lógico que tb divulgo no "Forgotten", se puder dar mais essa força, blz !!!!
Valeu, Abração !!!!
Danilo

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

Pô,cumpadi! Esse teu e-mail é una bosta! Mandei três mensagens para usted e todas voltaram...>:(
Sobre o Bullfrog é o seguinte. Só está faltando um: SECOND WIND,de 1980. Os outros trabalhos já estão aqui comigo.
Um abração,Miguelito.

Obs:Legal que você ficou por aí como queria! \o/ \o/ \o/

Danilo Biondi disse...

Então vou fazer isso, incluir o link do Forgotten em outros blogs de Prog e Rock em geral , queria uma força sua nos Blogs que vc tem mais afinidade.

Valeu , Abraços !!!
Danilo

Marcello L. a.k.a. Maddy Lee disse...

. Miguelito, meu camarada,
recebi todas as mensagens que você mandou, sem 'ixtréssi', já até respondi. Vou procurar o SapoBoi, depois te digo.
. Danilão, meu véi,
com certeza os blogs parceiros daqui do Pântano Elétrico poderão colocar o link pro Forgotten Sons em suas listas também, são todos grandes camaradas. Acho interessante você tentar com alguns blogs gringos, até porque os melhores que postavam neo prog e prog mais modernos, além do prog em geral - como o Forgotten Sons -, já 'faleceram' ou foram 'assassinados'. Mais do que isso, sinceramente, não sei o que se pode fazer. Bem que eu gostaria que o número de comentários por aqui também aumentassem, mas isso deve partir da galera que frequenta, não adianta a gente ficar implorando nem nada rsrsrs De qualquer forma, boa sorte!
Abraços pra todos.
Valeu!
ML

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Eita, isso com certeza é bão dimais! Entre tantas coisas que temos em comum, irmãoSinho, é sermos fãs de Lenine e de toda a galera que lhe dá suporte.
Pena meu ídolo maior, Alceu Valença, estar tão sem inspiração, fazendo um trabalho tão...comum.
Baixando djá!!!
[]ões

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Meu faro não me engana. Excelente trabalho.
[]ões

Sr do Vale disse...

Vou baixar pra conferir.
abraços