sábado, 26 de janeiro de 2008

O Gênio da Garrafa de Bourbon



Tom Waits - Mule Variations (1999)




Se tem um cara que eu sou fã incondicional esse cara é o Tom Waits. É o que eu costumo chamar de ‘O’ artista, um verdadeiro gênio: toca vários instrumentos, canta muito, nos mais variados timbres de voz, é um compositor de excelência inquestionável, tem uma discografia recheada de clássicos nada óbvios e discos excelentes, incluindo trilhas sonoras de filmes e peças de teatro, leva uma vida reservada, sem os comuns escândalos e esquisitices, além de ser um tremendo ator.
Mas chega de rasgar seda, o que interessa aqui é a música, e esse disco que estou postando é, para mim, um dos melhores de toda a sua extensa carreira, o melhor dele lançado nos últimos anos; conta com a participação dos caras do Primus, do excelente guitarrista Marc Ribot e dos grandes Charlie Musselwhite e John Hammond na harmônica, entre tantas outras feras.
Mule Variations é um disco bem eclético, com rock, blues, jazz, country, folk, gospel, baladas e conta até com intervenções muito bem sacadas do DJ M. Mark ‘The III Media’ Reitman.
Quem não conhece, tá na hora de entrar no estranho e admirável mundo de Tom Waits, pra quem já conhece, está inserido o encarte completoe a qualidade de sempre.
Aprecie sem moderação.

16 faixas, VBR 256
Parte 1 (71,06) – Sharebee
Parte 2 (61,72) – Sharebee

14 comentários:

Noslen ed azuos disse...

MADDY LEE ESTE É UM BELO PRESENTE DE DOMINGO E NADA COMO TOM WAITS PRA QUEBRAR O MARASMO DO DIA DA MACARRONADA, MISSA E FUTEBOL. .DESDE ENTÃO 'RAIN DOGS' É O ÁLBUM Q MAIS GOSTO, TALVEZ POR TÊ-LO CONHECIDO EM NINHA ÉPOCA AUREA DE ADOLECENTE BEET.. AI VAI UMA FRASE DO MALDITO DO JAZZ: "As canções, você sabe, como são fumaça.
É algo que você não pode pegar com as mãos,
qualquer coisa que lembra um lugar, um lugar
qualquer, impalpável. Não é algo substancial
como um guarda-chuva ou uma comionete".
(Tom Waits)

Sr do Vale disse...

Eu ainda não me acostumei com o som.

Sergio disse...

Ton Waits, tô dentro. Ainda mais quando conta com a participação "dos caras" do Primus. Mal posso esperar pra ouvir.

Edson d'Aquino disse...

Tom Waits tem que ser muuuuiiito bem acompanhado...de fumaça e bourbon.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Pois é, galera, Tom Waits sempre vale à pena.
Serjão, os caras do Primus só tocam em uma música, 'Big In Japan', parece Primus com um vocalista que sabe cantar... rsrsrs
Sr do Vale, pra quem não está acostumado, de primeira até estranha, mas depois vicia. Logo responderei seu e-mail.
Se alguém se interessar por algum outro disco dele, eu tenho a discografia completa, é só pedir e esperar um pouco que eu disponibilizo qui, ok?
Grande abraço.
ML

Sergio disse...

Maddy, c sabe, nem sempre cantar bem faz de artista ou banda algo melhor. Só pra ilustrar: li uma vez que os caras do Primus só voltavam ao palco para bisar quando o público gritava a plenos pulmões o coro de praxe: "O Primus é uma merda! O Primus é uma merda!..." Definitivamente, Less Claypool é uma merda de cantor, e-da- í? Certamente, o convite de Tom Waits para uma participação da banda, não foi uma jogada de marqueting pra vender mais, como, por exemplo, convidar John Bom Jovi.

Cumpadi, lembrei! Até hoje não ouviu Helium e Mary Timony?... Não. Tudo bem. Mas faço questão de sua opinião e continuarei esperando. Agora só não mais ansioso, porque (como vc mesmo repetiu o bordão do cara do Feliz Ano Velho) caspa vira mandiopã...

woody disse...

Dom Marcello Maddy Lee,
não sei se concordo com esse ser o melhor do Tom Waits.
Meus favoritos, pela ordem serião:
Heartattack and Vine 1980
Big Time 1988
Rain Dogs 1985
Swordfishtrombones 1983
Bone Machine 1992
Só então chegamos em Mule Variations. A bem da verdade é que não tem um disco dele que eu ache ruim, há alguns que são uma choradeira do caralho, mas mesmo assim eu não os descarto. Me lembro que ganhei esse disco na época do lançamento e quando chegou o verão fui passar uns dias numa casa alugada no litoral norte aqui de São Paulo, um belo dia, qdo voltei da praia a casa estava arrombada, roubaram o meu som (que era novo)e o disco do Tom Waits junto. Aliás o litoral paulista no verão está insuportável de tanto ladrão filho da puta oportunista. Um tempo depois visitando um sebo, o Nuvem Nove, que recomento para todos, dei de cara com o Mule Variations em excelente estado e por um precinho bacana, não tive dúvidas em arrematá-lo. Então, você pode notar que apesar de ele não estar entre os meus tops, é um disco da minha mais alta consideração.

Abarço,
WOODY


Tive esse

Sergio disse...

Que todo ladrão é um féla da puta em potencial ninguém discute, mas esse que te achacou tinha bom gosto, Woody. Ah isso ele tinha.

Não sou fãzaço de Tom Waits por pura preguiça estéticaintelectual. O único disco dele que comprei foi a trilha 'One From The Heart'. O disco do Waits que mais ouvi. Devo tê-lo comprado entre uma desilusão amorosa e outra. Pra chorar se presta que é uma maravilha. E nem sei mais se são composições do próprio Waits, havia uma mulher com ele, Crystal alguma coisa.

Tenho um monte de músicas avulsas da época do famigerado Kazaa e 2 álbuns completos baixados na rede 'Small Change' e 'Closing Time' super-bem-cotadíssimos que nem estão na lista de preferências do Woody. Pra se ter uma idéia do quão o cara é bom. Eles ainda estão na imensa fila de álbuns importantes para serem apreciados como se deve.

Acho que começarei pela dica do Maddy. Pelo menos está mais perto, dentro do HD. Baiano eu? Pobrezinhos dos baianos...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Véi Woody,
só para esclarecer: o Mule Variations é o melhor disco dele dos últimos anos, não o melhor de todos; eu também coloco no topo o Heartattack & Vine, irretocável, mas entre os meus preferidos também está o Frank's Wild Years. Este último dele, triplo, também é excelente.
Tenho um irmã que mora em SP e já teve uma casa no litoral paulista em que ia nos finais de semana; depois de ser assaltada 4 vezes em menos de um ano e meio, enquanto ela estava na capital, resolveu vender a casa e comprar outra, mas dessa vez no interior do estado. E o Boogie Woody? Cansou? Abandonou?
Serjão,
estratégias de marketing definitivamente não têm realção com o Tom Waits, ele já transcendeu isso graças ao volume e qualidade da obra; inclusive essa música com o Primus fala muito ironicamente sobre isso, aquela história do artista que tem tudo e não tem nada, mas pelo menos ele é grande no Japão... Deixa essa preguiça de lado e dê uma chance pra você mesmo, Tom Waits é o cara.
Grande abraço.
ML

woody disse...

Pois é Marcello, o litoral norte Paulista, junto com o sul carioca é um pedaço lindo que está ficando uma merda por causa da gatunagem.
Sérgio o FDP não tinha gosto nenhum, levou o disco porque tava lá, se fosse da Ivente Sangalo ele ia levar do mesmo jeito.

Marcelo, não cansei do B&W não, pode passar lá que tá rolando, tava só dando um tempo para o Zappa.

Noslen ed azuos disse...

he! he!, legal falar de Tom Waits, melhor então é ouvir,...Sr do Vale deixe de recato e ouça Tom Waits, só ñ de manhãzinha é meio cáustico, abração...

Noslen ed azuos disse...

E ai Meddy, a lista do Woody e uma boa p/ quem conhece e p/ quem ñ conhace o trabalho de Tom Waits, que tal postar eles, dentro do possível é claro, abração.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Noslen, eu já estava pensando em postar mais alguns do Tom Waits, mas tem uns outros na frente da fila, portanto você não perde por esperar.
Valeu.
Grande abraço.
ML

Sr do Vale disse...

Noslen, se é assim então tá, vou ouvir, só tenho medo desse negócio de ser 'cáustico'.

Maddy e pessoal da 'pirua' um grande abraço.