segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O Gatto Inrotulável




Danae (1997)








Gioco Del Mago (2000)








Pieroino (2001)





É sempre surpreendente a quantidade de bandas italianas que fazem música original e de extrema qualidade. Uma das minhas preferidas surgiu em meados dos anos 90 e ainda está na ativa: Gatto Marte. O tipo de música que eles fazem é absolutamente inclassificável, no sentido de que não há como utilizar uma ou duas palavras para descrever ou simplificar, rotular para um consumo passageiro. Utilizando elementos de rock progressivo, música de câmara, música clássica, jazz, tango, experimentalismo, música gitana e muitas outras variações de ritmos de todo o mundo, podem ser incluídos tanto na ‘turma’ do avant-prog/R.I.O. quanto na world music, estaria tudo certo e tudo errado ao mesmo tempo. A verdade é que fazem música excelente e bela, que nos traz os sentimentos mais diversos.
O núcleo da banda é formado por Nino Cotone (violino e viola), Maximilian Brooks (piano, teclados e vocais), Giuseppe Brancaccio (fagote) e Pietro Lusvardi (contrabaixo), mas contam com a participação de convidados em todos os discos, utilizando instrumentos variados como violoncelo, vibrafone, percussões e vocais femininos. Uma banda que tem um fagotista em sua formação não pode ser uma banda qualquer... (rsrs)
Estou postando aqui os três primeiros discos, os outros eu não tenho, mas sei que mantêm o mesmo nível dos anteriores; quem os tiver e puder mandar um link, farei o máximo para postar aqui o mais rápido possível.

Dedico esse post ao saudavelmente louco Sérgio Sônico, que ao me pedir indicações de rock progressivo quase me deixou louco, também, antes de saber que ele não era um neófito... Taí, Serjão, faça a festa!

Danae
12 faixas, bitrate 224, 76,5mb
Sharebee

Gioco Del Mago
15 faixas, bitrate 192, 71,39mb
Sharebee

Pieroino
13 faixas, bitrate 224, 63,22mb
Sharebee

31 comentários:

Sergio disse...

Isso aí Maddy. Gentileza gera gentileza. Escolhi o de 2001 capa vermelha, por enquanto. Mas continuo super curioso a respeito do que vais achar das minhas sugestões... Assim que ouvir opina, peixe. E claro q aí não precisa ser gentil...

O Romário não é nada ignorante. Imagina gente! Brinquei foi com a língua ‘preva’ dele, daí escolher aqueles nomes de pronúncia difícil. Nunca fui no barraco dele, mas namorei uma menina cuja casa, em Cabo Frio, dava de frente pro motel falido que ele alugou pra fazer umas festinhas dasarábia com a rapaziada da praia. Pergunta se alguém dormia... A, claro, o som era de primeira... E ao vivo! O melhor show que ouvimos - a noite toda de todo fim de semana - foi dos mano do Molejão... Diga onde vc vai, que eu vou varrendo! Quando se pensou que ia-se descansar, já na tarde de domingo, pintou a galera do Exaltasamba, Negritude Jr. e os Travesso... Aí a galera lá fez Uhu! Cá, a namorada fechou a casa e pôs placa na porta: VENDE-SE!

Anônimo disse...

Marcellinho Marcellão! Estamos todos com saudades de você!
Peguei todos esses três do Gatto Marte ontem e vim pro trabalho hoje conferindo o Danae, que disco lindo! Música linda, maravilhosa e inclassificável como você disse.
Adorei!
Beijos.

Lola C

Noslen ed azuos disse...

Grande surpresa essa banda,muito legal quando nosso progressivo desfila com instrumentos clássicos, grato...Seu blog esta um delirium...valeu.

CrimsonKing disse...

Tinha esses albums no meu blog antes dele acabar.
São fantásticos. Boa escolha. Vão em frente!!!!

Esquadrão SS disse...

Marcello, já tesouraram o Hebag? Já tinha ido o Lightness, agora ele...

Anônimo disse...

Uno-me em preocupação ao SS.
O blog do Hebag é minha pagina inicial há mais de dois anos. Hoje, nada de Deadendalive.
Preocupa-me se os cortes chegarão aos demais.
Os italianos não estão entre meus preferidos, mas os comentários a respeito desses, incentivou-me. Estou baixando.....
Abraços.
Júnior Ceilândia DF

Anônimo disse...

Puta que pariu!
Que merda achar um blog assim, cheio de coisas que eu nunca vi na vida! Agora vou ser obrigado a passar dias baixando tudo, hehehe...
Passei aqui porque estás no SS, fiquei maravilhado.
Parabéns.


(((Solidown)))

reder disse...

Valeu pela oportunidade maddy!!!Grande Hebag, ano novo Pista nova, aguardamos o seu breve retorno. Acredito que com alguns cuidados, vamos continuar a curtir os melhores sons do planeta sem maiores pertubações. Desistir jamais. Você é chave de ouro. Muita paz e um grande abraço

Anônimo disse...

Algo aconteceu com o Acorde Final do Vicente.

Dead Man disse...

Prezados amigos
Como alguns já notaram, mais uma vez o Dead End foi deletado.
Com certeza tenho um inimigo pois com tantos blogs, por que o meu é tão perseguido ?
Já postei cds que foram notificados pelo Blogger, mas continuam ativos, os mesmos cds, em outros blogs.
2ª morte mas não vou desistir. No entanto vou dar um tempo, mudar de nome, deixar de ser o hebag, já tentei ser o Dead Man e não deu certo. Vou deixar o Dead End morto pra despistar um pouco esse que me persegue.
Meu e-mail, se alguém quiser pedir algum link:
hebag@bol.com.br

Um abraço Marcello, até breve !!

Vicente Adeodato disse...

Aí Maddy,

O Acorde Final foi expulso do Blogger, mas tô recomeçando no Wordpress. Se você me permitir divulgar o novo endereço, aí vai: http://datoneto.wordpress.com/

Amanhã já deve ter coisa nova por lá.

Quem quiser divulgar...

Enquanto isso, vou baixar estas três perolas que voce acabou de postar do Gatto Marte. Show de post.

Vicente Adeodato

Edson d'Aquino disse...

É, a minha teoria a respeito de nomes de blogs em inglês sofrerem uma maior perseguição acabou de ir ralo abaixo com essa do Acorde Final. Vicente, experimenta o Wordpress pra saber se é mais seguro. Se for, já sei para onde mudar meu barraco se o morro cair.
Abrações, gallera.

Anônimo disse...

Pelo que percebi todos os blogs linkados ao Silverain foram atacados.O cara bateu lá e foi seguindo os links.E eles estão até hoje lá;muita falta de setocol.Como quando renascem retomam alguns desses links,são alvo de novo.A coisa mais legau dos blogs acabou se tornando seu maior problema.
Marcelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Respostas para todos:
. Serjão, sabia que só poderia ser sacanagem aquela história do Romário; ainda não ouvi o Helium e os outros, mas me aguarde...
. Lola Lolita! Que prazer saber que você gostou do Gatto Marte! Eu também tô com saudades de você, família & galera. Beijos pra você e pras meninas, abraços pros malucos!
. Nelson De Souza, oadgirbo solep soirátnemoc! Asej erpmes meb odniv. Siam saserprus oãtse odnagehc rop ía! Uelav!
. Crimsonking! Cara, há muito tempo que não via seus comentários, o pior é que eu nem sabia que você também tinha um blog! Santa ignorância... E o pior é que agora você o fechou também. Muita sacanagem o que fizeram contigo. Se resolver continuar ou montar um outro blog, entre em contato.
. Rodolfo, Reder, Júnior e Anônimo, eu também acho a maior sacanagem o que fizeram com o Lightness, o Dead End Is Live! E agora o Acorde Final. Será que isso não vai parar? Espero que todos continuem, de uma maneira ou de outra, com seus blogs (esse vírus já nos infectou e ainda não inventaram uma vacina eficaz...). Fiquem à vontade para chegar aqui e divulgá-los; sempre parceiros.
. Júnior, não sei quanto a todos os outros que estão sendo deletados, mas se delatarem o Pântano depois farei mais outro e mais outro e mais outro... A Itália é uma fonte inesgotável de boa música; entendo que tem gosto pra tudo, mas dar a chance ao desconhecido é sempre válido, principalmente quando bem comentado. Valeu, meu camarada!
. Solidown, blogs devidamente linkados. Valeu!
. Vicente, brother, já troquei o link pro novo Acorde Final, boa sorte na nova empreitada. Agora, não sei se é verdade, mas parece que a política do Wordpress é ainda mais rígida do que a do Blogger... Apareça sempre que quiser. Valeu!
. El Gran Botafuego En Las Berlotas, e eu que desisti do The Electric Swamp (muito mais 'sonoro'!) por termos justamente conversado sobre essa coisa toda? Se deletarem tudo daqui, meu amigo, nem vou lamentar, mas mais um novo blog vai surgir, com certeza. rsrs Quem sabe o Delirium Eletricum? rsrsrsrs
. Finalmente, Marcelo, antes do SilveRain outros blogs que eram linkados entre si já vinham sendo deletados, foi assim com o De Musica Alterque, Evidence Of Intelligence, Fragments Of Intelligence, The Human Equation, Dead End... O importante é não desisitir. Jamais!
. Essa é só pra zoar: se o Sérgio Sônico não estivesse denunciando todo mundo só por odiar prog... Calma, Serjão! Tô só zoando! rsrsrsrsrs
Abraços para todos.
Valeu!!
ML

Rochacrimson disse...

Deadend e Datoneto nao desistam!
2 dos maiores bloggers da musica mundial!

Anônimo disse...

Já linkei o novo do blog Vicente. O do Hélio está no aguardo.
Gato Mestre(ops!) é alto nível. Erudito, requintado, elaborado, às vezes difícil. Pra mim, música clássica como costumávamos difini-la lá nos oitentas. Excelente post.
Abraços.
Júnior Ceilândia DF

CrimsonKing disse...

Pois é ...
Eu tinha até dezembro o blog The Undercover Man(http://undercoverman-kc.blogspot.com), mas deletaram quase tudo.
Não sei se vou continuar com essa história. Perdi o tesão.

Mas, grande força para seu blog !!!
Boa sorte.

Edson d'Aquino disse...

Pois é, Maddy, desculpaê, meu camarada! Se bem que o Acorde Final, até o momento, foi o único com título em português deletado.
Só não entendo uma coisa: o Blogger, que me lembre, em seus termos de uso, afirma que as solicitações de sanção serão investigadas e só então aplicadas. Como que qualquer boçal consegue comandar o desmanche de um blog? No meu entender apenas organismos interessados e signatários -o Brasil não é!- da DMCA(editoras, gravadoras, artistas, etc), sentindo-se prejudicados, deveriam ter poder de solicitar estas sanções. Caso contrário, basta qq imbecil mal cheiroso contatar o blogger.com e reclamar que o blog é fechado?
Assim não pode, assim não dá!
Que tal criarmos um mecanismo semelhante, o FOGGER? Já que o Brasil não é signatário de nenhuma DMCA, seria fácil e ainda teríamos adesões mundiais em massa e, em breve, FOderíamos o bloGGER, hehehe. E, de quebra, anda ganharíamos um bom din-din.
Mudando de assunto: caríssimo Maddy, por que querido é coisa de boiola, nos italianos continuo com o Arti E Mestieri. Baixei o segundão do Gatão, 'Gioco del Mago', e é bem legal mas meio 'salada', ou seja, a impressão que me passou é que mesmo me debruçando sobre os 3 que foram postados não conseguiria identificá-los se ouvisse um outro disco deles pois não encontrei uma assinatura no som. Pode até parecer preconceito mas eu gosto de encontrar elementos que me proporcionem identificar uma banda/músico com facilidade já nos primeiros minutos de audição, o que não impede que se faça experimentações a cada disco. E se formos parar pra pensar a respeito esse é um dos itens que diferenciam umas bandas das outras, determinando, em muitos casos, quem sobrevive ou não.
Abrações.

Vicente Adeodato disse...

Maddy,

o Wordpress parece que tem algumas restrições que não encontrei no Blogger.

Criei o MASTERPIECE agorinha e já tem post lá.

Por favor divulge por aí: http://adeodato.blogspot.com

Vicente Adeodato

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Edson,
fica tranks que no final das contas o nome em português acabou me agradando mais, sem problema.
Pelo que pude reparar, não tem um padrão sobre essa coisa do Blogger do nada acabr com as contas; já pensei que fosse por postarem novidades/lançamentos, por postarem muitos discos por dia e muito freqüentemente (diariamente) e muitas outras hipóteses, mas a verdade é que não quero mais esquentar minha cabeça com isso, por mais que eu ache que essa atitude do Blogger seja uma tremenda sacanagem. Como já disse, repito: se deletarem o Pântano Elétrico, farei outro, tenho backup de tudo e, melhor, ainda muitos discos que nunca postei (rsrsrs).
Quanto ao Gatto Marte, é aquela coisa de gosto, mas se você tivesse ouvido os outros constataria a 'assinatura' deles, senão por isso, me diga, qual outra banda faz um tipo de som igual ao deles? Pelo menos você curtiu (pelo visto bastante) o Carpathia Project.
Crimsonking,
antes eu tivesse conhecido teu blog antes, tem tanta coisa boa lá que foi deletada, uma lástima. Entendo que você tenha perdido o tesão, já aconteceu o mesmo comigo em duas ocasiões quando ainda no Delirium Dust. Minha opinião é que você deve continuar ou fazer um outro blog de forma a ficar menos visado. Já são tão poucos os bons blogs de prog por aí que menos um sempre fará falta. Eu sou, definitivamente, da opinião do Hebag: desistir, jamais!
Rocha,
o Vicente já montou um novo blog - Vicente, já linkei!! - e começou muito bem, o Masterpiece. O Hebag, com certeza, nos dará boas notícias depois das férias.
Júnior,
não é à toa que o Gatto Marte é uma das minhas preferidas, como você pôde constatar.
abraços para todos.
Valeu!!
ML

Dead Man disse...

Desistir, jamais !!

HEBAG

http://hebag.wordpress.com/

Re-recomeçando simples, devagar e sempre.

Um abraço

Hélio

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Hélio,
devagar e sempre, com certeza. Que seja bem vindo seu novo blog. Muita gente vai gostar da boa notícia.
Já tá linkado.
Long live
Rock& Roll.
Grande abraço.
ML

Esquadrão SS disse...

Algumas bandas italianas não me agradam nos vocais. Gosto bastante da Finisterre.
Grande notícia Hebag e Vicente!! Boa sorte!!! Abraço!

Esquadrão SS disse...

Rapaz, o Gates of Delirium foi pro saco e o Prog Island tb. Esse começo de ano foi cruel...

reder disse...

Foi cuel mas nossa vingança será malígrina kakakakaka!!! Com fé rapaziada só não tem jeito p/ morte e o resto é rock. Já ganhamos!!! Long live Rock´Roll! E viva a resistência, essa constrói. Um grande abraço!!!

Augusto TM disse...

E aí Marcello, pelo jeito a temporada de caça começou cedo. Espero que isso não se alastre...
Gostei do Gatto Marte, confesso que não conhecia e foi uma boa surpresa. Vou baixar os três...
falando nisso, do meu lado já está tudo ok. Links renovados. Se tiver mais algum quebrado, me avise.

Rochacrimson disse...

VAleu dead-hebag!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hello Crazy People

Don't give it up!

Hugs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Rodolfo SS,
eu também tenho alguma implicância com certas bandas por causa dos vocais, seja lá em que língua for, por exemplo o Second Movement, que tem músicas ótimas mas é só o cara começar a cantar... Entre outras até o Eloy entra nesse saco, mas nem por isso deixo de gostar. Isso é um vício danado! rsrsrs Você disse que gosta do Finisterre, conhece o Hostsonaten? Se não, posso postar alguma coisa deles por aqui.

Toque,
meu camarada, é só terminar aqui e já vou te fazer uma visita. Valeu por re-up essa raridades!

Amigos,
uma das minhas muitas teorias sobre o fim abrupto de blogs de prog, é a que blogs que postam muitas novidades e muitas bandas de Neo Prog e, também, não escrevem resenhas, ou qualquer coisa do tipo, têm vida curta. Gates of Delirium, Prog Island (os dois já tinham sofrido o mesmo em blogs anteriores) e acho que posso encaixar os Dead Ends aí também, talvez sejam, de alguma forma, visados e/ou monitorados; agora, por quem, nunca saberei. Se eu continuar vendo conspirações por toda parte, talvez me transforme em um desse americanos malucos e acabe enlouquecendo de vez, então vou optar pela sanidade e dar um grande FODA-SE pra isso tudo, e continuar resistindo ao meu modo.
Desistir, jamais; resisitir, sempre!
Valeu!
Grande abraço.
ML

reder disse...

Grande Danilão, ficou me devendo a 4º e a 5ª do L.Wend. Tô brincando. É só p/ te zoar. Que você venha à jato. Nosso time tá precisando de você Rock MEN!!! Valeu!

Esquadrão SS disse...

Não essa banda Marcello. Se der pra postar seria uma ótima! Tem alguns vocalista que têm vozes atípicas que a maioria consegue se adaptar. Axl Rose, Led (eu acho), Geddy Lee. Em comum está a voz esganiçada. Não por acaso essas bandas fizeram um sucesso bizarro. Mas a minha chatice é com o timbre de voz dos italianos. Mas estou semrpe procurando coisa boa nesse país. Abraço!