sábado, 20 de novembro de 2010

Machine Men

Antes de ir ao objeto da postagem, permitam-me uma pequena digressão. Fãs de heavy metal são avessos às mudanças – isso é fato. Bandas que se permitem experimentar qualquer coisa diferente do caminho que já seguiam logo vêem vários narizes torcidos e olhares desconfiados no horizonte de seus palcos. É lógico que isso é uma grande generalização, que toda regra tem sua exceção, etc e blá-blá-blá; mas nesse caso específico, do bom e velho metal, a regra é que 99% das pessoas não querem que sua banda preferida faça qualquer coisa diferente do que já vinha fazendo desde o primeiro disco, a não ser, talvez, que fique ainda mais pesada ou rápida ou agressiva ou qualquer coisa do gênero – evolução? Ah, que Darwin vá pra casa do caray!! rsrs
Desta mesma forma e por causa disso, várias bandas soam extrema e absurdamente parecidas com outras; principalmente aquelas que têm seu estilo baseado em e/ou variado de uma ‘banda ícone’ como, por exemplo, Black Sabbath, Judas Priest, Motörhead ou Iron Maiden. Agora, o mais incrível é que existem muitíssimas bandas que, apesar de derivadas de qualquer desses ícones, são também excelentes.

Assim, termino a tal digressão, pois cheguei ao objetivo desta postagem, já que trago para vocês a discografia da banda finlandesa Machine Men.

Toni ‘Antony’ Parviainen (vocais), Jani Noronen (guitarra), J-V Hintikka (guitarra), Eero Vehniainen (baixo) e Jarno Parantainen (bateria) inicialmente formavam uma banda cover do Iron Maiden. Este último fato justifica não só a digressão acima como também explica a inevitável comparação, já que os caras ficaram impregnados pelo som do Iron Maiden – o que se deve, principalmente, por conta do vocalista, Parviainen, ser quase um clone do Bruce Dickinson. E aí reside a principal característica da banda, que, na verdade, faz um som muito mais parecido com o trabalho solo de Bruce do que com o Maiden em si.
A Machine Men se formou em 1998 e seu nome vem de uma música do disco ‘The Chemical Wedding’, de Bruce Dickinson (o que confirma minha opinião aí de cima); desde então lançaram 3 álbuns e 1 EP (que estou disponibilizando aqui), além de demos e singles. Eles ainda estão na ativa e, conforme podemos ler em seu blog oficial (link abaixo), estão compondo e gravando material para um próximo álbum.
Apesar de toda essa comparação, até por não soarem assim originais, os caras me passam uma autenticidade que só aqueles que são tão fãs de uma banda, tão reverentes, conseguem passar; e tudo isso, na boa, só conta a favor dos finlandeses. No fim das contas, a cada lançamento eles vão deixando cada vez mais pra trás essas similaridades, desenvolvendo seu próprio estilo, mas sem deixar de lado essas (boas) influências.

Bem, é isso. Eu não estaria postando se eu não gostasse (muito) desses discos e espero que vocês se surpreendam com essa ótima banda.
No mais, pra variar, divirtam-se!

Site Oficial (antigo)
MySpace
Blog Oficial
Encyclopaedia Metallum
Wikipedia

Links (2,87kb) – Sharebee

6 comentários:

Anônimo disse...

Something wrong with sharebee? keep getting this message :

Due unknown reasons this action has failed. We sincerely apologise for the inconvenience and we appreciate your patience. Our staff has been notified of this problem and will launch an investigation to find out how this can occur, please try again later.

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Mr. Anonimous,
I believe this is just a kind of maintenance. The same message appears in every link from Sharebee since last monday.
We have to wait to see what is going on.
Thanks.
ML

DAGON disse...

Vou baixar os links e ver qualé de um dos discos, hehe.

Feliz Natal e um puta 2011 ai no gelo, hehe.

Beijundas e Abracetas.

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Graaaaaaaaaaande Xará!
Demorou... Manda ver, que você vai se surpreender.

Natal em Floripa e Ano Novo em Carajás - nada de gelo, por enquanto... rsrsrs
Tudo de bom pra você, meu irmão!
Abraços.
ML

Diego Camargo disse...

Pelo menos na música The Shadow Gallery do Myspace ele soa, e muito, como o Andre Matos rs

Mas interessou, fazia tempo que eu não baixava seus links Mr. Lee, estou botando a casa em dia rs

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Faaaaaaaaala, El Pateta!
André Matos, é? Bem, sei lá... rsrsrs
Manda ver, meu irmão!
Aquele abraço!
ML