sábado, 9 de outubro de 2010

Afformance

Afformance
A Glimpse To The Days That Pass (2010)

É engraçado como certas coisas acontecem. Bem, talvez ‘engraçado’ não seja a palavra correta, mas acho que vocês me entendem... Certamente não pode ser coincidência e, ao mesmo tempo, é óbvio que coincidências acontecem. Muita gente também pode dizer que é acaso ou sincronicidade, entre outros termos mais esotéricos. Vou tentar explicar...
Entre os zilhares de gêneros musicais que eu curto, tem um deles que é meio que um ‘patinho feio’: é o tal do post-rock. Volta e meia me dá um surto e eu fico imerso em post-rock, com todas as suas viagens, ambiências, psicodelias, sutilezas, etc. É certo que não é música pra todo dia; da mesma forma que também existem trocentas bandas que fazem um som extremamente parecido. Ao mesmo tempo, este ‘gênero’ musical serviu pra rotular um verdadeiro saco de gatos de bandas que fazem música totalmente diversa, inrotulável. Se pegarmos bandas como Mono, Mogwai, Sigur Rós, Explosions In The Sky, Tortoise, Múm, Godspeed You! Black Emperor, El Ten Eleven, God Is An Astronaut, 65daysofstatic, só pra citar algumas, nós podemos perceber esta diversidade, e até algumas características que acabaram meio que virando um ‘clichê-post-rock’ – pois bem, o paradoxo é justamente a maior característica do post-rock.

Concluindo, toda essa enrolação sobre coincidências, etc, é só pra dizer o seguinte: escuto e curto o tal do post-rock, mas até agora a única postagem que fiz aqui no Pântano que tem relação com o gênero, se não me engano, é a do Friends Of Dean Martinez. Ou seja, porcausdequê eu nunca fiz tal coisa permanece um mistério pra mim. Mas isso será consertado agora. Talvez eu estivesse esperando que um disco me despertasse algo diferente, o suficiente pra me inspirar a fazer uma postagem. Pois então, isso acaba de acontecer. Tudo ao mesmo tempo agora.

Já tem um tempo que venho pensando o que postar; eu queria mesmo algo diferente das últimas postagens, algo também que não me desse tanto trabalho (por conta do pouco tempo disponível), e eis que ainda agora, ouvindo os discos que andei baixando neste ano, me deparei com este excelente e único álbum intitulado ‘A Glimpse To The Days That Pass’, da banda grega Afformance, que é formada por John (guitarra), CV (guitarra, efeitos), Dennis (guitarra), Fotis (baixo) e Petros (bateria). Pois é, são três guitarristas, mas não esperem por solos mirabolantes, nem nada disso, por que aí não seria mesmo post-rock...

Já me delonguei demais com tanta embromação, mas o que eu posso dizer de melhor sobre esse disco eu já disse: que ele me empolgou o suficiente para eu compartilhá-lo com todos vocês; uma das razões pra toda essa empolgação é uma certa variedade nas composições e arranjos, mesclado com características próprias do estilo e autenticidade suficiente dos músicos para ainda nos apresentar algumas influências de rock progressivo. Vale dizer, também, que uma vertente que se confunde/funde com o post-rock, chamada math rock (que, ao meu modo de entender, é um tipo de música mais cerebral, mais ‘dura’ do que as viagens psicodélicas do post-rock) também faz parte da paleta de sons dos caras.

É isso: espero que vocês curtam esse ótimo disco do Afformance, que se interessem pelo gênero/estilo, que comentem e que se divirtam – como sempre.
Em tempo: aos que acham post-rock muito deprê ou algo meio heroínico, eu posso dizer que o efeito desse disco sobre mim foi totalmente o contrário – e uma boa fumaça ajuda bastante... hehehe

MySpace
Blog Oficial
Prog Archives

Link nos comentários / Link on comments

11 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Afformance - A Glimpse To The Days That Pass (2010)
8 tracks, VBR 256/320, 91,02mb
http://sharebee.com/7d60b337

Vale a pena dar uma explorada no blog dos caras, apesar das poucas postagens.

Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiga, La Mota Man!!!
Esse já tô baixando pois se vc indica algo de post rock é pq vale a pena. Também curto muito post rock, e vc sabe disso, até pq geralmente é ótimo pra fazer o que os caras não fazem: esmerilhar na guita, hehehe. Curto bastante também o math rock mas é um gênero (talvez mais uma variante mesmo) perigoso, tem que ser muuuiiito bem dosado.
Na verdade, não costumo sair muito dos medalhões no gênero, mas esses gregos aí, no mínimo, devem trazer um pouco de suas origens para sua música, e isso pode fazer toda a diferença.
Aliás, belíssimo texto, maNinho. Didático na medida certa praqueles que pretendem se iniciar no gênero, geralmente recomendado aos apreciadores de King Crimson e congêneres.
[]ões

Anônimo disse...

Thanks!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande El Caco Brenfeiro!
Valeu pelo elogio ao texto, vindo do 'Machado de Assis' (hehehe) me deixa extremamente orgulhoso! rsrsrs
Post-rock é mesmo muito bom memso pra servir de base pra se desenvolver umas guitarras (e outros instrumentos) e solos em geral - a diversão é mais do que garantida.
Esses gregos aí poderiam ser ingleses, canadenses ou até brasileiros, pois não tem nada da Grécia na música deles (a não ser ques ejamos puristas demais e digamos que toda a música se originou por lá há alguns milênios atrás... rsrsrsrs).
Eu até pensei em fazer a referência ao King Crimson no texto, mas preferi deixar assim, porque aí eu me estenderia ainda mais no assunto, ninguém ia ter saco pra ler, etc.
Dentro do math rock, eu curto bagarái o disco do Battles ('Mirrored'), que foi mega elogiado e tudo o mais, mas eles ainda não lançaram outro disco pra gente ver se eram mais do que uma 'promessa'.

Anônimo,
welcome.

Valeu!!!
ML

Anônimo disse...

Olá.Dá licença?.Posso entrar?. Valeu!.
Cara,é o seguinte -curto e grosso- :gostei mais dos seus textos e comentários que os posts.
Em português, o seu é o melhor que visitei.Ai como vc é um cara legal ,deu vontade de te apresentar umas banda legais que eu tenho.Vamos lá:
BEIRUTH - Horizonte de Sucesos
ORANGE SHADING STARLITHT -Idem
ANCESTORS - Of Sounds Mind
BLACK MOUNTAIN - In the Future
GUAPO - Five Suns
Bom,essas são às que conheci não faz muito tempo.Então são bandas "novas".
Tem outras ,"mais antigas" que valem um download :
SPACE DEBRIS - Krautrock Sessions1994-2001
SECRET SAUCER - Element 115
ELECTRIC ORANGE - Morbus
F/i - Blanga
ORESUND SPACE COLLECTIVE - Inside your Head

Mudando de assunto ; tô eu num blog qualquer quando me deparo com um comentario ,adivinha de quem?,pois é, seu.Cara,conheci teu blog num tem uma semana e já te encontro em outro lugar ! Quer outra coincidência? Antes um parênteses ;nunca fiz um comentario num blog,não leio comments,etc,etc(tenho uma internet discada).Então ,ai entro no seu blog ,arrisco um comentario e que eu encontro? Edson d'Aquino que eu já conhecia do eBay. Quem disse que esse mundo é pequeno ,sabia o que estava falando.
Será a tal da sicronicidade que vc falou? Num sei não. Acho melhor parar com essa fumaça e deixar uma ponta prá amanhã.
Ah! acho que não me apresentei : Alfredo Salvador/SP. pumagte no eBay
É isso ai . THANK YOU BEST WISHES.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Alfredo!
Seja bem vindo!
Cara, valeu pelo elogio, mas ainda acho que os posts são beeeem melhores que os textos... rsrsrsrs
Das bandas e álbuns que você indicou, algumas eu já conheço e aprovo! Esses Orange Shading Starlight, Electric Orange e F/i eu não conheço - vou ver se acho dando sopa por aí. Oresund Space Collective eu descobri há pouco tempo e tenho curtido bagarái; aliás, já até pensei em postar a discog deles aqui, mas ainda não tenho todos os discos.

Se você já conhecia meu irmãoSinho Edson Las Berlotas D'Aquino é mais bem vindo ainda!
Essa coisa das coincidências etc é mesmo muito louca, porque ando meio afastado daqui do blog e dos blogs amigos que frequento (já fui muito mais ativo, como você poderá constatar se passear não só aqui no Pântano mas também em vários outros blogs), só pra você ver como esse mundo é realmente minúsculo e cheio de surpresas boas.
Agora que 'tomou coragem' e fez um comentário, vê se não desaparece, pois será sempre um prazer receber mais uma camarada simpático por aqui.
Valeu!
Um abraço.
ML

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiga, Spacey BroDim!!!
KKKKKKKKKKKK...que papo mais doido!
Tamu tudo virando celebridade, hehehe. Já fui reconhecido em supermercado, shopping e até em festa mas por comentários é a primeira vez. E também pelo E-bay!!!
Acho que só passei por lá umas...terão sido 3 vezes??? Valeu, Alfredo! Mas, cara, não terá sido pelos blogs da vida ou no meu, seu, nosso Gravetos & Berlotas?

E maNinho, esse ainda não consegui escutar mas quanto ao Orange Shading Starlight, vê se faz o dever de casa, não me decepcione, porra! Tá postado lá no G&B, ô caçula desnaturado!
Já não basta ser rubronegro???
[]ões no Alfredo e peteletapas em tu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaala, La Mota D'Aquino!
PoiZé, véi, isso é pr'ocê ver o quanto tem uma personalidade inesquecível!! rsrsrsrsrsrs
Mucho loco isso tudo.

Vou te contar: já bem depois de ter respondido ao Alfredo me veio à cabeça que a tal laranja é a banda daquele guitarrista italiano (da Wicked Minds?), aí já era tarde... A idade tá chegando (rsrsrs) e com tanta coisa na cabeça e tantas e tantas bandas novas a que venho sendo apresentado ultimamente (nos últimos, sei lá, 10 anos?), bem, às vezes fica difícilde lembrar, sacumé. Ainda mais com tantas laranjas pululando por aí! rsrsrsrs
Valeu, irmãoSim!
Aquele abraço!
ML

Absinto Muito disse...

Estamos passando para agradecer. Já estamos seguindo e linkados. O Rock Prevalece! Um abraço!

Edson disse...

+ post-rock pu favô!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Edson, seja bem vindo!
Vou postar + post-rock, sim, podescrê, mas só não sei quando...
Fique ligado.
Valeu!
ML