sábado, 29 de maio de 2010

The Brimstone Solar Radiation Band





The Brimstone Solar Radiation Band (2004)










Solstice (2005)










Smorgasbord (2009)







Entre tantos e tantos discos que venho baixando nos últimos anos, eu tive muitas, muitíssimas decepções, por vários motivos, mas as boas surpresas também são bem constantes. Nessa última categoria estão algumas das bandas que venho postando aqui ultimamente. Hoje não é diferente, porque essa banda norueguesa não só me surpreendeu muito positivamente, como me deixou viciadaço nos três álbuns que lançaram: The Brimstone Solar Radiation Band.

A banda foi composta, inicialmente, por Rolf Edvardsen (vocais, guitarras, bouzouki e cítara) e Truls Eriksen (baixo), que tinham passado a adolescência tocando o bom e velho metal, até que resolveram explorar novas possibilidades musicais. No começo Eriksen tocava baixo e bateria, todos os outros instrumentos ficavam ao cargo de Edvardsen; desta forma, gravaram suas primeiras demos. Com as músicas ganhando vida e eles já sendo chamados para se apresentar ao vivo, se fez necessário convocar alguns músicos; o primeiro deles foi um velho companheiro de outras bandas, o batera Thomas Grønner, que ainda trouxe o irmão Øyvind Grønner (teclados, guitarra e percussão). Não só para completar banda, mas também para Edvardsen se concentrar com maior liberdade nos vocais, o guitarrista Erling Halsne Juvik entrou para trupe pouco depois. Com esta mesma formação, gravaram os 3 álbuns que lançaram – o que, hoje em dia, é bem raro - que, mesmo sendo diferentes entre si, demonstram que a banda tem originalidade, unidade e identidade própria..

Quanto à música do quinteto, devo dizer que é o ‘prato’ que mais gosto: muito eclética. Pra começar, a banda pode facilmente figurar no que parece ser um ‘movimento revivalista mundial’, que vem nos apresentando bandas excelentes, de vários gêneros, como por exemplo, Wolfmother, Witchcraft e Siena Root. No caso do TBSRB, as maiores características vêm do rock psicodélico (principalmente West Coast) e do rock progressivo (passeando por vertentes como o sinfônico, hard prog, krautrock, psicodélico, space, etc); porém, como eu já disse, o ecletismo impera, e podemos detectar muito de folk, hard rock (setentista, é claro...) e, até, de rock alternativo mais moderno. Mesmo que eu tenha percebido relações com bandas tão diferentes entre si como Pink Floyd, Yes, Gomez, Beach Boys, Siena Root, Radiohead, The Doors, The Beatles, Muse, Pure Reason Revolution e Jefferson Airplane (só pra citar algumas), os caras são autênticos até a medula e são muito bons no que fazem – além de serem ótimos compositores e arranjadores. Aliás, a banda, como um todo, nos mostra muita maturidade e elegância – mesmo quando têm que ser toscamente pesados –, fazendo com que as músicas não tenham nada de excessivo, ou que nos deixe aquela sensação de ‘algo está faltando aqui’.

Bem, não vou ficar aqui tecendo loas ou rasgando sedas... Talvez bastasse eu dizer, simplesmente, que essa é a minha banda preferidaça do momento e que tenho escutado esses três discos com muita constância ultimamente (eu disse, é viciante...) e que baixá-los é obrigatório para todos os que passam por aqui, que gostam de Música & Arte.
Então, caros amigos & amigas, é isso aí: baixem, escutem, divirtam-se e, se possível, comentem!

Site Oficial
MySpace
Prog Archives

NOVOS LINKS  (re-up em 15/07/12) – Mirror Creator

28 comentários:

Unknown disse...

Mr Marcello

cara, li seu post e fui atras de ouvir alguma coisa desses cara no youtube. e realmente é uma boa pedida pra abrir novo horizonte. e fazendo das palavras que li no youtube e tornando as minhas, realmente é um bom rock noruegues.

valeu a dica! :)

abraços

Edson d'Aquino disse...

Meu querido broDinho, agora vc acertou em cheio. Era tudo que eu precisava ouvir. Um esculacho essa banda, cujo único defeito é ter um nome tão comprido, hehehe. E os féladamãe tocam muito! Chapei! E vou chapar de novo daqui a um pouco ouvindo o último disco.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande Kumamoto!
Se todos na Noruega fizessem um rock tão bom quanto essa banda, meu caro, eu me mudaria pra lá!! rsrsrsrsrsrs

Faaaaaaaaaala, El Hermanito!
Já baixou e já está zoreiando?!?!? Sensacional!!
PoiZé, 'os féladamãe tocam muito!' - só não botei isso na resenha porque é uma das maiores condições pra eu postar algo aqui: os caras tem que tocar muito!! rsrsrsrsrsrsrs
No começo eles se chamavam somente Brimstone, mas sei lá por que (talvez um ácido dus bão) eles resolveram aumentar o nome, mas até que ficou bacana.
Depois de muito ouví-los, o 'Solstice' virou o preferido, mas os outros dois ficam bem pouco atrás.
Espero que com o seu aval a galera baixe freneticamente essas maravilhas! rsrsrsrsrs

Abraços, meus camaradas!
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Chapei!!!!!

Edson d'Aquino disse...

Caraaaaaaaaca!!!!

Edson d'Aquino disse...

Puta que los parió!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Hell yeeeeeeeeeeeaaaahhhh!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Caro irmãoSinho, você que sempre tem muito o que dizer, com muitas palavras, conseguiu sintetizar tudo em apenas duas... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Aquele abraço!
ML

Edson d'Aquino disse...

É porque vc não publicou a terceira!
hehehe

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Pronto, se tornou mais prolixo que o Miguelito... rsrsrsrsrsrsrsrsrs

E pelo jeito mais ninguém gostou do som dos noruegueses...

Aquele abraço!!
ML

Unknown disse...

Como falei antes to passando aqui pra conferir e to levando é lógico o Solstice, hehe. Olha vou até pular a fila de audição gigantesca e vai ser o primeiro disco que vou ouvir amanhça assim que sentar em frente ao PC, logo logo te falo o que achei.

Abração.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, El Xará!
Véi, eu te indicaria o primeirão pra começar, mas vai na fé! Depois passa aqui pra dizer o que achou - rola uma curiosidade ducaray... rsrsrsrs
Abração!
ML

Edson d'Aquino disse...

Sei lá, mas acho que a TBSRB não é a onda do Araribóia Man. Mas, de repente, né?
[]ões

PS: só pra não perder o hábito:
ISSO É BOM PRA CARALHOOOOOO!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaaala!!!
PoiZé, irmãoSinho, a esperança é a última que morre... rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Ele pode até não gostar, mas, no mínimo, vai reconhecer que os caras são PHODDDDDAAA!!!! rsrsrsrrsrs
Abração!
ML

Rochacrimson disse...

O novo design do blog está demais Marcello!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu ;-)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande Rooooooooocha!
Cara, agora o Blogger abriu um enorme leque de mudanças no design, já vi que vou me divertir... rsrsrsrsrs
Abração.
Valeu!
ML

paulinhoclaro disse...

FALA VIDA MANSA!!!!!
E aí gde irmão do Geddy!
Pois é,i'm alive and well.
Confesso que por várias vezes me vi tentado a abandonar minha "ermitagem"como quando de sua despedida(aliás eu não sei até hoje pra onde cê foi,se ~já voltou ou não)ou ainda, qdo voltou a postar desse lugar pra mim desconhecido,ou na postagem da Seven That Spell(gde banda)mas acabei resistindo.Mas agora meu chapa!!!,realmente cê apelou.
Que "BANDAÇA".Eu tô há exatos 10 dias ouvindo os caras e não dá pra parar.SOLSTICE soa mais autoral e é maravilhoso,mas o primeiro é demais!
Na primeira audiçao menos atenta me lembrou de cara o segundo da KULA SHAKER misturado com o novo da BLACK BONZO.Na canção New Solution os caras usaram o acorde,o timbre,e o tempo de Paintbox do FLOYD que poderia facilmente ser tocada no funeral do Richard Wright em sua homenagem e faria até Roger Waters chorar.
E no tema Solar Radiation então?
No começo eu achei que fosse uma regravação de Take 5 ou até um plágio mas os caras realmente são surpreendentes e conseguiram uma releitura fenomenal do tema.
Cara me desculpa pelo comentário que mais parece uma carta mas eu realmente precisava parabenizá-lo e agradecer por esse presente maravilhoso.
Gde abraço
Paulinhoclaro

Marcello 'Maddy Lee' disse...

CARAAAAAAAAAACAAAAAAA!!!!! A VOLTA DO MORTO-VIVO!!!!
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Cara, que surpresa sensacional a sua aparição por aqui!
Pra tirar dúvidas: estou já há quase 1 ano nos Istêites, alive & well, too; na verdade, curtindo & trabalhando bastante, apesar da saudade da família, dos amigos e do calor (ainda não me acostumei com o frio que faz aqui).
Agora, sacanagem, véi, você é daqueles que tem que comentar SEMPRE!! E, caray, de preferência com MUITAS letras!!! rsrsrsrsrs
Fico felizão que você tenha gostado do Seven That Spells e mais ainda por causa da Brimstone, porque virou preferidaça da casa (até o Edson ficou amarradaço, como você pode ver aí acima) - a parada é mesmo viciante e de altíssima qualidade.
Muito boa essa idéia da música do funeral do Richard Wright. rsrsrs E, sim, acho que você tem razão em todas as suas colocações, deles lembrarem o Kula Shaker, Pink Floyd e tudo o mais, mas como eu disse lá no texto, eles são autênticos bagarái - e isso é um fator fundamental pra eu ter gostado tanto da banda e de todos os discos.
Me diz aí: você revitalizou teu blog? Eu tirei da minha lista porque tava abandonadaço na época, com muitos links detonados, etc; mas se você se animar, é só me comunicar porque será um prazer re-visitá-lo e recolocar o link na lista dos meus preferidos.
É isso, meu camarada, vê se não some!!
Grandessíssimo abraço.
Valeu, vida mansa!
ML

Edson d'Aquino disse...

A BRIMSTONE tem a Força!!!!!!!
Até o Paulinho emergiu das cinzas!!!! Acho que tá na hora de jogar meu ateísmo no ralo, hehehe.
MaNinho, acho que neguim demorou foi de acordar pra banda mas, agora que provaram, não largam mais.
[]ões

Unknown disse...

ô caralhoooooooooooooooooooo que não iria curtir, hahahahaha. Maluco muito foda esse Solstice, ressuscitou até o Paulinho, hahahaha, tem discos que são foda pra animar os mortos, o Rainbow ressuscitou o Miguelito lá no H&H, hehe. Muito bem colocada a comparação que o Paulinho fez, eles tem um "que" de Pink Floyd e Black Bonzo que remete automaticamente ao magistral Uriah Heep, músicas lindas, difícil escolher uma, vou baixar os outros dois albuns que tenho certeza não serão decepção alguma. Para resumir o som do disco Solstice só tem uma palavra: SUBLIME.

Abração e thanks por mais essa descoberta.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, El Jedi Canábico!
Assim é mais gostoso, quando, aos poucos algo vai te conquistando até te deixar viciadaço. Fico felizão de ter uns camaradas que admiro se surpreendendo com essa bandaça.
O comentário e a ressuscitação do Paulinho foi um plus pra essa postagem - tipo uma presa de skunk numa daquelas secas animais... rsrsrsrsrsrsrs
Falando em ateísmo, outro dia vi um cara com uma camiseta ducarái: tinha um desenho de um louva-a-Deus de braços cruzados e escrito embaixo 'atheist' - sensacional!! rsrsrsrsrsrsrs

Graaaaaaaaaaande Xará!!
Que belíssima surpresa você curtir o 'Solstice'!! Fico mesmo muito feliz em poder compartilhar essas maravilhas com pessoas como você, amigos que admiro e que sei que tem um pusta bom gosto ducarái! rsrsrsrsrs Porra, 'sublime' é o adjetivo mais correto - excelente! Mesmo assim, acho que o primeirão tem mais a sua cara - vai fundo e depois me diz, OK?

Abraços, amigos!
Valeu bagarái!
ML

Anônimo disse...

Maravilhoso "achado" que só a net pode nos presentear.

Parabéns ML !! Estupenda postagem !

Abraço

RaginWalld

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, Mr. Ragin'!
Realmente é um presentaço! Espero anda me surpreender com outras bandas que sejam pelo menos tão boas quanto essa.
Valeu pela visita e pelo comentário!
ML

paulinhoclaro disse...

FALA VIDA MANSA!!!!!
num guentei e botei um pote de mel lá no ROCKLARO.
Passa lá e depois me diz qquer coisa.
Gde abraço
Paulinhoclaro

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, LittlePaulClear!!
Mel é bão por demais! Já tô indo lá!

É muito bom ver que você recuperou seu ânimo bloguístico!

Abração!
ML

paulinhoclaro disse...

FALA VIDA MANSA!!!!!
Na verdade esse lampejo de ânimo que me bateu quase se desfez diante da dificuldade que eu tive pra fazer esse post.Não lembrava mais a senha,não conseguia lembrar como fazer o upload,acabei deletando outros posts,não consegui colocar as fontes como eu queria,enfim,uma "merda total".
Tudo bem,aos poucos eu me recupero.
Qto ao SUNCHILD,prova desse mel que eu acho que é diferente do mel do GNOMO(depois me fala).
Gde abraço
Paulinhoclaro

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaala, Paulinho!
Nesse fim de semana eu vou ouvir com a devida atenção o Sunchild, fique tranks; é que agora estou preparando uma nova postagem, 8 discos pra ouvir se tá tudo nos trinks, sacumé...
Aquele abraço!
ML

marcao disse...

Queria encerrar o ano com chave de ouro,
mas cheguei tarde.
Os links já eram.

Tem jeito????

Feliz 2013 a todos!!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Não pude resisitir ao trocadalho do carilho: caro Marcão, dessa vez você marcou... rsrsrs
Sinto muito em lhe dizer isso, mas eu fechei as portas do blog há poucos dias atrás, não farei mais nenhuma autalização, nem novas postagens.
Um dos maiores motivos é justamente esse: os links que expiraram e/ou foram deletados; não conseguirei dar conta de re-upar tudo de novo.
De qualquer forma, agradeço a visita e lhe desejo boa sorte na "pescaria" desses discos pela grande rede.
Valeu!