sábado, 17 de abril de 2010

Gazpacho

O que leva uma banda a ter um nome de sopa?!?! Os caras até têm lá suas explicações e analogias, como se pode ver na Wikipedia, mas no fundo, no fundo a grande maioria das bandas escolhem seus nomes por este soar bem aos ouvidos, seja lá o que for...
Vamos lá, pra quem não sabe, gazpacho é uma sopa de origem espanhola, que tem por base o uso de tomates e a adição de outros vegetais crus, e que é servida fria – portanto, bastante consumida durante o verão. Quem quiser se aventurar na cozinha, aqui vão quatro links com receitas: receita 1, receita 2, receita 3 e receita 4.

Agora, vamos ao motivo da postagem: Gazpacho, a banda, é originária da Noruega e é formada, atualmente, por Jan-Henrik Ohme (vocais), Jon-Arne Vilbo (guitarras), Thomas Andersen (teclados), Mikael Kromer (violino, guitarra e mandolin), Kristian Olav Torp (baixo), Robert Risberget Johansen (bateria e percussão). Ohme, Vilbo e Andersen são os fundadores e principais mentores da banda e seu primeiro lançamento, ‘Get It While It's Cold (37°C)’, de 2002, é um EP de sete faixas, com as primeiras versões de cinco músicas que seriam a base de seu primeiro álbum (‘Bravo’, de 2003). Nesse EP eles contaram com a ajuda de Roy Funner (baixo) e Geir Digernes (bateria), que logo se tornaram músicos que os acompanhavam nos palcos e posteriormente (já no disco ‘Bavo’) foram integrados à banda, junto com o violinista Mikael Kromer. Digernes foi substituído por Johansen a partir do segundo álbum (‘When Earth Lets Go’, de 2004); já Torp substituiu Funner a partir do disco seguinte (‘Firebird’, de 2005), que também contou com a presença especialíssima de Steven Rothery (guitarras – Marillion) na faixa ‘Do You Know What You Are Saying?’. Desde então, a banda se estabilizou nesta formação.

Conheci o Gazpacho graças ao Hebag, que postou no saudoso Dead End o álbum ‘Bravo’. Na época baixei porque baixava tudo que ele disponibilizava lá (rsrsrs), mas também porque fiquei curioso justamente por causa do nome da banda, que, além da sopa, também é título de uma música do Marillion. Como vocês podem notar, já foram duas referências ao Marillion, que, aliás, tem muito a ver com o Gazpacho – e vice-versa: pra começar o som lembra muito o lado mais progressivo do Marillion na fase Hogarth, o que é acentuado pelo timbre de voz dos vocalistas, que é mesmo muito similar, porém as interpretações são bastante diferentes. Outra é que o Marillion dá uma força pro Gazpacho desde o começo, já que na época do lançamento de ‘Bravo’ eles os convidaram pra tocar numa convenção tradicional organizada para e pelos fãs do Marillion e, em seguida, para ser a banda de abertura em vários shows entre 2004 e 2005.

Mesmo que eu concorde com várias das similaridades entre o som das bandas, posso afirmar que o Gazpacho tem autenticidade e originalidade de sobra, além de uma qualidade tão óbvia que sequer vale a pena dar trela para as tais comparações; afinal, o que nos interessa é o resultado final: a música. E a música desses noruegueses é de altíssimo nível, tanto nas composições e nas letras quanto nos arranjos e, principalmente, nas performances dos músicos – que abrem mão de escarilhações desnecessárias sem perder o brilho (pelo contrário!). É claro que é rock progressivo, do estilo que hoje em dia rotulam como crossover prog, mas com toques de neo prog, art rock e até de rock alternativo (‘Desert Flight’, que abre o disco 'Tick Tock', pode-se passar facilmente por um Muse über prog... rsrs) – além disso, posso listar, também, similaridades com bandas como Porcupine Tree, Pineapple Thief, Transatlantic, Spock’s Beard e até King Crimson, Van Der Graaf Generator e Peter Hammill (solo).

Só pra terminar, o Gazpacho é uma banda que desde o primeiro disco mostra uma maturidade musical incrível, com belíssimas composições, que priorizam arranjos sofisticados e muito bem elaborados, com muitos crescendos, porém com poucas mudanças bruscas de ritmos ou de dinâmica; muitas músicas têm um jeitão meio mântrico, que descambam em crescentes sobreposições de camadas de um modo tão sutil que, em muitas das vezes, nem nos damos conta até ser tarde demais... rsrs

É isso aí, galera, chega de embromação: a banda é ducarái, todos os discos são totalmente excelentes e quem quiser mais informações é só acessar os links aí embaixo e, é claro, baixar todos os discos e ter o grande prazer de viajar com uma grande quantidade de músicas de primeira linha. Divirtam-se!

Site Oficial
Wikipedia
Prog Archives

Links (3,46kb) – Sharebee

Link para a postagem atualizada

20 comentários:

Anônimo disse...

Comecei a acompanhar o blog essa semana, aparentemente so musicao! Ta mandando bem, pelo menos os textos tem me deixado com vontade de baixar os discos, hehe...

Mas acho que ta rolando algum problema com os seus uploads... Os ultimos q tentei baixar tem so 3 kb... imagino q os arquivos estejam corrompidos, certo?

Valeu, bicho! Abracao
Gabriel

Anônimo disse...

Haha, releva a ignorancia do cidadao aqui. Ja consegui dominar a arte de abrir os docs e copiar os links...
Valeu

Noslen ed azuos disse...

E ai meu caro amigo, como andas, fico contente de ver que vc continua nos agraciando com estes presentes. Vamos lá ‘mermão’, já conhecia o trabalho Bravo que tbm veio do Dead, vou conferir.
obrigado

ns

Edson d'Aquino disse...

Antes de mais nada...SSSSSSSHHHHHHHHHH!!!!!! hehehe

Mas quanto ao prato servido, sou um grande apreciador de sopas em geral (não estou falando do Cariocão, hehehe) e gazpacho está entre minhas prediletas para um dia de calor. Apesar do excesso de citações ao Marillion, vou apostar na excelente resenha -às vezes um rubronegro consegue ordenar algumas ideias, hehehe- e experimentar essa receita diferente da sopa gelada tópica da Espanha.

Pronto, agora vou abrir uma gelada, apertar uma morra e mandar e-mails pra todos meus amigos urubus. Hoje me dou o direito de ser chato como aquela cambada de mulambos!!!! Afinal, fizemos barba, cabelo, bigode e pentelho!!!! hehe

Saudações Alvinegras!!!!

Marcia Tunes disse...

Marcello,

Adoro Gazpacho, conheci a banda no site oficial deles, que na época disponibilizava um álbum para download gratuito, estava na ocasião fazendo uma pesquisa sobre bandas novas e achei o site deles, amei. Baixei tudo que encontrei lá e depois fiquei atenta as novidades do grupo. Grande postagem!! Beijos

Maria Dias disse...

Passando pra te dar um oi(oi?)rs...


Beijocas em todos!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caríssimos amigos & amigas,
me perdoem a ausência e, de antemão, a falta de tempo para respondê-los - farei isso em breve -, mas minha digníssima Miss DeMila está internada com uma pusta pneumonia e, por isso, vou dar um tempo do blog até que ela melhore.
Agradeço imensamente a visita e as palavras de vocês todos.
Me aguardem!
Valeu!
ML

José Miranda disse...

Grande Maddy,

Antes da mais, desejo de todo o coração as rápidas melhoras de Miss DeMila.

Quanto aos Gazpacho (adoro gaspacho, tanto o Andaluz como o português Gaspacho Alentejano), baixei e gostei muito do som deles.

Abraços de Portugal

José Miranda

Rochacrimson disse...

Grande banda Marcelo!
Valeu prá caramba!
Obrigadão!

Lucindo disse...

Marcelo, tudo na paz com vc? Seguinte: por onde anda o Pirata e o Hebag? Vc sabe? Um abraço.

woody disse...

E aí meu velho, tomando sopinha gelada?

Só passei para um: e aí?! Para dizer que estou vivo e não esqueci os amigos, nem mesmo os virtuais.

Abraço,
WOODY

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Finalmente de volta... Um de cada vez...

Faaaaaaaala, Gabriel!
Antes de mais nada: seja bem vindo!
Cara, aproveita mesmo, porque tem muita coisa boa, de vários gêneros. Depois me diz do que você mais gostou, OK?

Graaaaaaaaaande Irmão Canábico Enfim Campeão! rsrs
Cara, só fiquei sabendo o resultado no jogo na quarta-feira; passei dias no hospital com a Lud - agora ela já tá bem melhor, se recuperando. Quento ao campeonato, bem, 'água mole em pedra dura...' rsrsrsrs Mas, também, é aquele negócio: aproveita bem, porque o próximo título está muito, muito, muito longe!!! rsrsrsrsrs
Mas vamos tratar de música: não sei se o Gazpacho vai te agradar, mas como muitas vezes você acaba me surpreendendo, quem sabe? Quero saber o que você achou. Eu curto muito o vocal do cara, que não precisa abrir demais a boca pra mostrar que domina seu 'instrumento' como poucos. Altos sons, principalmente quando temperado com la mota... rsrsrsrs
Ah! Obrigado pelo 'excelente resenha', vindo de vossa magnânima pessoa até me deixa envaidecido. rsrsrs

Márcia Brasil-il-il-il!!! Presença ilustre!
Realmente é uma bandaça! Não tem um disco que possamos dizer que seja assim 'marromeno', tudo da mais alta qualidade.
Valeu pela visita e pelo comentário!
Tô em falta contigo, né, não?... Qualquer hora dessas te faço uma visita.

Querida Lady Mary DeCriks!
Saudade... Beijos p'cê também!

Graaaaaaaaaande Miranda!
Meu amigo, valeu, a Lud te agradece também - agora ela já está bem melhor, mas ainda falta um bocado pra se recuperar totalmente.
Achei que você já tivesse saboreado essa banda - é ótimo saber que os apresentei a você!
Agora, gazpacho alentejano, é? Esse eu vou querer provar! rsrs

Roooooooooooooocha!
Se amarrou, né? Pelo pouco que já pude perceber, acho que essa banda deve ser totalmente de seu agrado - excelente!

Graaaaaande Maníaco! Sumidaço!
Tá tudo na paz por aqui; e aí, beleza?
Véi, o Hebag montou o Cabeça Mutante (tem link na lista), mas acho que depois de tantas 'porradas' da DMCA ele desanimou um bocado, porque tem tempo que não posta nada (talvez esteja, também, muito ocupado, sei lá...)
O Pirata é o que postava prog? Esse sumiu... Pergunto porque tem o Pirata do Rock, que continua firme e forte.

Faaaaaaaaaaaala Woody!
Acabei de ver que você postou novidades, já vou lá te fazer uma visita.
Pô, meu camarada, não some assim, não; você faz a maior falta...
Por enquanto a sopa é quente, mas tenho saboreado o som desses norugas com muito prazer, com certeza! rsrsrs

Valeu, galera!
Agradeço a visita e os comentários de todos.
Aquele abraço!
ML

woody disse...

Fica frio, que eu sumo mas não desapareço. Volta e meia tô sempre olhando os blogs dos amigos. Baixando pouco é verdade, mas tô na área e se derrubarem é pénalti.

Abraço,
WOODY

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Woooooooooooodyyyyyyyy!!
Eu, ao contrário, continuo baixando tudo, maniacamente... rsrsrsrs
Abração!
ML

Sr do Vale disse...

Olá meu grande amigo pantanoso Maddy.
Depois de um longo tempo sem passar por esse Pântano, vim dar uma olhada no que rola de mais atual na música mundial, e pra minha surpresa aqui está o Gazpacho, sabe a poucos dias eu e nosso amigo Noslen, baixamos de um blog, o dvd da banda, que ainda não tive oportunidade de ver. Baixamos meio a meio, pois são mais de 50 arquivos e haja paciência, mas neste caso vale a pena, sabe como é esse fanatismo por músicas atualíssimas e que sempre serão. Agora esse negócio de sopa eu não sabia, mas se a gente for prestar atenção tem muitos nomes malucos por aí, mesmo os nacionais, joelho de porco, camisa de venus, paralamas e por aí vai.
Esse fim de semana passada conheci uma banda de rock em um show no sesc pompéia em sp, chamada pata de elefante, muito bom o som dos tres integrantes, os meninos sabem.
Qdo posso tenho ido a algum show, inclusive de caras que nunca ouvi falar, vou pra conhecer, peguei muita coisa boa, mas numa dessa quebrei a cara, fui a um sem saber o que era, e quando os caras começaram, com microfones na mão, percebi que eu era um peixe fora dagua, pois se tratava de hap, sabe daqueles que tem muito vocal e pouco instrumental, uma corrente musical bem diferente da que curto.
E no além mais, tenho continuado com as viagens pictóricas e as agruras de um coração de adolescente.
Amigo Maddy, um grande abraço pra vc, pra Lud e pra todo mundo da pirua.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Valleyman!!
Presença ilustre!
Esse DVD deve ser demais, mas mesmo com uma conexão excelente tem que ter muito saco pra baixar 50 arquivos!!! rsrsrsrsrsrsrsrssrs Talvez isso até faça o 'produto' valer mais a pena! rsrsrsrs
O Pata de Elefante é realmente excelente, eu já baixei os discos deles de lá do Gravetos & Berlotas e os dois são realmente muito bons - pena que eu nunca os tenha visto ao vivo...
Da mesma forma que você, eu também ando sem tempo e em falta com os amigos, mas assim que eu puder te farei uma visita, pra um cafezinho e uma pinguinha da boa.
Valeu, irmão, aquele abraço.
ML

Unknown disse...

Excelente banda. Faz um som que eu aprecio bastante, que é exatamente a mistura que tu falaste na apresentação da postagem. E embora tu a rotules de progressiva, pra mim não deixa de ser uma jam band, bem como eu gosto; aliás, atualmente, talvez seja o gênero que mais me atrai, talvez porque sai um pouco da mesmice e da pasteurização que hoje campeiam na música popular. Um abraço.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaala, Dugoswosbosgawoskiski!!
Véi, sei lá, cada um rotula como quiser, mas o meu rótulo preferencial - e totalmente de acordo com o Gazpacho - é: banda boa bagarái que faz música boa bagarái!! rsrsrsrsrsrs
Jam band me remete mais a bandas como Allman Brothers, Gov't Mule, Widespread Panic e tantas outras, que, mesmo dando ênfase ao seus estilos próprios, passeiam com desenvoltura por muitos gêneros da boa música.
É isso aí!
Valeu!
ML

Loki'N'Roll disse...

eu tb tava cm moh dificuldade d intende cm baixa as coisas aki
mas ja aprendi,e agr to me divertindo mto
esse blog eh excelente,so musicao msm!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Loki!
Agora que já conheces o caminho das pedras, espero que se divirta muito mesmo!
Valeu por tudo!
Um abraço.
ML