sábado, 17 de janeiro de 2009

Som Praieiro

O verão taí e nada melhor que uma boa música praieira pra curtir a estação, então trago aqui a discografia da banda australiana The Beautiful Girls.
Eu conheci o som da banda através de uma amiga surfista, em 2004, quando estávamos justamente indo para a praia e ela pôs o disco ‘Learn Yourself’ no CD player do carro. O som me agradou logo de cara com sua mistura de folk, rock, pop e reggae, cheia de groove e com ótimas levadas de violão; lembrou muito o som do Ben Harper e também do Jack Johnson; aliás, acho que entre um e outro, The Beautiful Girls fica bem no meio do caminho.
Os discos da banda são fáceis de encontrar espalhados pela rede, mas informações mais detalhadas são muito mais difíceis. Pelo que pude apurar, o grupo foi formado em meados de 2001 e gira em torno de seu principal compositor, Mat McHugh (vocais, guitarra, baixo, teclados e percussão); vários baixistas e bateristas já passaram pela banda, que já foi trio e quarteto, quando o brasileiro Felipe Kmecik (gaita, melodica e teclados) participou nas gravações e turnê do disco ‘We’re Already Gone’.Aliás, ‘We’re Already Gone’ é o disco em que a banda começou a expandir seus limites: uma maior aproximação com o reggae e o dub é evidente, mas também com o rock; alguns instrumentos como naipes de metais e teclados foram mais utilizados pela banda, com a participação de músicos convidados; também, mais guitarras se fazem presentes, mais do que os violões, o que ajuda a demonstrar uma outra faceta mais ‘rocker’, com algumas músicas tendo uma atmosfera mais pesada. Este é o disco deles que eu mais gosto; talvez seja mesmo o melhor.
O álbum seguinte, ‘Ziggurats’, segue a linha do anterior, porém com mais elementos de toda a carreira, equilibrando tudo com um toque pop coeso e maduro, sem deixar de lado a qualidade e as ótimas composições e interpretações de McHugh. Até agora esse foi o último disco que lançaram. Estou disponibilizando aqui os três discos de estúdio (‘Learn Yourself’, ‘We’re Already Gone’, ‘Ziggurats’), uma coletânea (‘Water’), três EPs e uma demo; todos eles foram catados na internet nos últimos anos; só ficou faltando o EP ‘Black Bird’, de 2003. Quem tiver esse EP e quiser fazer uma contribuição ao post, por favor, faça as honras...Para facilitar o download, dividi a discografia em três partes; agora é com vocês. Divirtam-se e comentem!

Parte 1

(106,1mb) – Sharebee

Mat McHugh’s Demos (2001)
4 faixas, 192k
+
Morning Sun EP (2002)
8 faixas, 320k
+
Goodtimes EP (2002)
5 faixas, 128 a 320k


Parte 2
(109,92mb) – Sharebee

Learn Yourself (2004)
10 faixas, 160k
+
Weight Of The World EP (2005)
4 faixas, 192k
+
We’re Already Gone (2005)
11 faixas, 128 a 192k


Parte 3
(110,98mb) – Sharebee

Water (2006)
1 faixas, 192k
+
Ziggurats (2007)
10 faixas, 192k

29 comentários:

ayresrio disse...

Delicia praiana,lembrou os bons fins de tarde no Arpoador boa postagem Grande MADDY.Abraços AYRES RIO

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Ayres!
Meu camarada, que saudade dos fins de tarde no Arpex...
Vai fundo nas Belas Garotas (hehehe) que o som é de primeira linha.
Abração.
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Reggae? Iô, Iô, Iô? Belas garotas mas só tem cuecas nas fotos? Jack Johnson? Huummm...sei não, irmãoSinho! Se importa se eu não levar esse aí? hehehe
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, Sapo Brenfeiro!
O preconceito ainda vai te trazer muitos prejuízos... rsrsrsrs
Vai com fé que você pode se surpreender, na boa.
(Onde já se viu um marofeiro que não curte reggae?!?!... rsrsrsrsrs)
Abração.
Valeu!
ML

ayresrio disse...

So mesmo o Grande Berlota rsrsrsrsrsrsrs,sera q ele n~tem um reggae entocado rsrsrsrsrsrs não é possivel.
Temos q averiguar rsrsrsrsr
abraços AYRES RIO.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, Ayres!
Diz o cara que de reggae só desce o Bob Marley, nem a 'D'yer Mak'er' do Led Zeppelin dece bem... hehehe Não sabe o que tá perdendo, né, não? rsrsrs
Abração, cumpadi!
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

KKKKKKKK, acho q sou o único mesmo q não curte reggae. Mas tem...deixa ver...1,3,6,11...acho que, no máximo, de uns 15 eu gosto. O melhor? 'Behind The Veil', tocado por...Deus! Caraca, deu Jeff Beck na cabeça! De novo! Pronto, mais uma praquela sua compilação, hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaala, El Sapo Marofeiro!
E a música das Belas Garotas feita por esses rapazes muito feios? Não é só reggae, não...
Pra coletânea eu vou ter que escolher entre uma ou outra do JB, porque só vai entrar uma música de cada artista. De qualquer maneira, ainda vai demorar um bom tempo pra que eu a prepare e publique.
Abração, meu irmão.
Valeu!
ML

ayresrio disse...

Grande MADDY,por falar nisso,diz a lenda q Keith Richards gravou um cd de reggae a uns anos atras ,sera verdade?
abraços AYRES RIO.

José Miranda disse...

Grande Maddy,

"O Verão taí", mas o Inverno (ou será antes o inferno, pois nunca vi Portugal, país de clima ameno, com tanto frio e neve)está aqui e nada melhor do que ouvir um grupo que é novidade para mim, e com um som bem agradável.

Obrigado por este grande post.

Abraços

José Miranda

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaala, Ayres!
Se eu levasse à sério todas as lendas envolvendo o Keith Richards, tava roubadaço... rsrsrsrsrsrsrs Faço parte do time do São Tomé, só vou acreditar quando todo mundo já souber... rsrsrsrsrsrsrs Falando sério, eu nunca vi (ou ouvi) um disco do KR dedicado ao reggae, mas não me surpreenderia se ele lançasse um.

Graaaaaaaaaande Miranda!
Pois é, meu camarada, aí deve estar um frio de rachar; ainda mais com todo esse desequilíbrio ambiental.
Aqui onde moro varia entre calor, muito calor e calor bagarái... rsrsrsrs
Que bom que você gostou do som dos caras! Assim, com esse som que lembra mais verão do que qualquer outra coisa, você pode fugir um pouco do frio, pelo menos na sua imaginação... rsrsrsrsrs

Abraços pra todos.
Valeu!
ML

Big clash disse...

E aí Marcello?
neste verão não vai rolar praia,vou ficar aqui nas montanhas...buááááá...
Vou é ouvir esse reggae que você postou e fumar uma "braquiara"...rsrsrs...enquanto as férias não acabam.
Abraços.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaala, Clash!!!
Cara, do jeito que chove por aqui, talvez em breve tenhamos mesmo uma praia na porta de casa... rsrsrsrsrs Por enquanto, praia, só de rio.
Braquiara é otimamente excelente!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Braquiariemos, então, meu amigo! rsrsrs

Agora, pra você ver como são as coisas, no texto eu digo que eles fazem um som que, entre rock, pop e folk também tem algo de reggae, foi o que bastou pra galera cair matando a pau justamente no reggae da mistura... Eu disse também que o som fica entre Ben Harper e Jack Johnson; o Edson, por exemplo, só leu reggae e Jack Johnson... Eu até poderia ter dito que tem algo do Eagle-Eye Cherry ou da Animal Liberation Orchestra (porque é tudo a mesma praia - com trocadilho, plíííss!! rsrsrsrs), mas nem me lembrei deles na hora que escrevi o texto.
No final das contas, o som é bem bão, melhor ainda bem marofado... rsrsrsrsrs
Valeu, Irmão Clash, valeu!
Abração.
ML

Franck disse...

Grande Marcello
Còmo has estado???
He andado con poco tiempo y no he entrado al blog, asi que aprovecho de dejarte un afectuoso saludo :)

Pirata disse...

Alo Marcelão, esse é o novo endereço do Piratas, peço a gentileza de fazer a devida atualização:

http://piratasmusik.blogspot.com/

Abraços do Pirata.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaande Franck!
Tenho estado muito bem, mi amigo, apesar do acúmulo de trabalho entre fim e começo de ano e, também, da constante chuva que tem sido nossa companheira por aqui desde agosto.
E você? Agora que acabou o Rocksession, por que você não se anima a fazer um blog só seu?

Faaaaaaala, El Capitán Jack Sparrow!
Beleza! Já adicionei à minha lista.
Boa sorte na nova empreitada.
Long live prog & roll!! rsrsrsrs

Abraços pra todos.
Valeu!
ML

Marcia Tunes disse...

Marcelo, oi! Desculpe o lance com o link, nem imaginava!

Não sei se você reparou, mas uma outra postagem com link do Ivan, bem ao menos pensei que fosse dele, ocorreu o mesmo problema, alguém que baixou o álbum me pediu a senha correta e como não achei o Ivan on line fui buscar no google e achei o link em outro blog com a senha, então voltei no meu e para não ter que retirar o link do blog creditei a quem de direito.
Resumindo o Ivan, o Léo, o luiz, o mestre Jedy e eu fazemos parte de uma comunidade no orkut que tem como objetivo resenhar e oferecer links de perolas na verdade eu so uso links postados por mim mesma, é uma regrinha minha, mas nem todos pensam assim, então sempre que me pedem pra postar um link no blog ou que alguem da comuna posta algo que eu gostaria de postar no blog e ja tendo um link a mão
eu pergunto se posso utilizar o link minha primeira pergunta é: Este link é seu ou foi retirado de algum blog na web?

Concordo plenamente com você, também não me importo de ver meus links sendo utilizados por outros, contato que ao menos mencionem o meu blog, é o minimo que se pode esperar. Por este motivo acabo colocando senha nos links mas é muito chato ficar dificultando a vida dos outros, ja que o objetivo é compartilhar, que seja.

Claro que vamos dar inicio a uma bela amizade musical, seu blog ja esta devidamente linkado no meu.


Valeu a visita. beijo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Márcia Brasil-il-il-il!!
Beleza, sem problema. Eu vi seus links do 4Shared com senha; aliás tem uns antigaços que ainda estão funfando como novos! rsrsrsrsrs É claro que já andei baixando umas coisinhas de lá... rsrsrsrs
Vida longa a essa parceria!
Qualquer coisa, entre em contato.
Um beijo.
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Prooooooooonnnnto, seu carajaense braquiarento!!!!
Peguei aquele DVD recheado de músicas pra ficar chapado que vc me deu e botei o Belas Garotas pra rodar e, como me lembrava (agora que completei 50 isso vai acontecer cada vez menos, hehehe), já os tinha conferido e não é mesmo minha praia mas é melhor do que supunha.
Só não coloca Ben Harper e ALO no mesmo saco, não. Só porque são amigos do videomaker/surfista metido a cantor chaaaaaato³ Jack Johnson? Amigos, amigos, música à parte! hehehe
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Senhor Lupus Canabicus!
Ben Harper e ALO são referências e se encontram nesse 'nicho' de música de surfista - até que os caras têm bom gosto! rsrsrsrsrsrs Até porque são músicos/surfistas também. Mas não vamos brigar, nem tem motivos pra isso. Se gostássemos das mesmas coisas não ia ter a mínima graça, mas até que gostamos dos mesmos (váááaáários) artistas e bandas, além de colocarmos Led Zeppelin e Jeff Beck lá no topo, é claro.
Abração, véi. hehehe
aleu!
ML

Esquadrão SS disse...

E aí, Marcelloso! Fiquei meio por fora do muito blogístico esse começo de ano. Ainda não ouvi mas já baixei o som postado. Pena que não moro no Rio. Realmente gostaria de trocar uma idéia com o pessoal todo. Seria uma boa. Num sei se desejei feliz 2009, mas aí vai de novo. Abraço, cumparça!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaala, esquadrilhonário RodolfoSS!
Marcelloso?!?!?! Caraca, essa é nova! rsrsrsrsrs
Também num sei se você desejou feliz ano novo, nem se eu desejei isso aí pr'ocê também, parceiro, mas tá valendo e a recíporca é verdadeira. rsrsrsrs
Vou passar lá no teu blog de nome comprido porque já vi que em novidade.
Abração.
Valeu!
ML

Esquadrão SS disse...

Aí Marcello, será existe a possibilidade - eu sei que ela existe - de vc subir os dois primeiros discos da banda Singularity? Ficaria muito grato! Valeu pela visita! Abraço

Esquadrão SS disse...

Se bem que vc disse que só tem um, né? Mas serve tb! hehe

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, Rodolfo!
Seu pedido só não é uma ordem porque foi feito com tamanha educação... rsrsrsrs Será atendido assim que possível - ando meio enrolado, assim acho que daqui a uns 7, 10 dias isso sai...
Como você bem frisou, eu só tenho um disco deles; eu até procurei por aí na rede pra ver se tinha esse ou o outro dando mole, mas não achei nenhum link.
É só aguardar, meu camarada.
Abração.
Valeu!
ML

Big clash disse...

Baixei a parte um e nem sinal de reggae...rsrsrsrs...encontrei foi um som muito louco, bom pra caraka com uns experimentalismos sonoros que me agradaram muito.
Valeu camarada.
Abraços.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Clash!
A faixa Black Bird tem uma levada reggae e tal, mas a coisa começa a ficar mais séria no We're Already Gone; mesmo assim, fica mais no círculo de referência/influência do que no esquema roots, se é que você me entende... rsrsrsrsrs
Que bom que você gostou, meu camarada!
Abração.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

O link que você mandou está zoado, e buscando rock paulera achei foi a essência praieira.

Baixei tudo, mas perdi. Então vamos à obra.

Passa lá e deixa o link ok, que nem copiando e colando foi.

No máximo até amanhã estarei postando uma banda que se você não conhece vai se amarrar, é Epic Doom Metal.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaala, El Juvenil!
Mizifio, não entendi nada... Que link tá zoado? O que você baixou tudo, mas perdeu? Você tá na ilha do Lost?!?!? rsrsrs
Vou lá conferir o Epic Doom Metal.
Valeu!
ML