sábado, 30 de outubro de 2010

Halloween

31 de Outubro, Hallowe’en, Dia das Bruxas. O feriado tem suas raízes no folclore irlandês, sendo derivado da antiga festa pagã celta chamada Samhain e que, por sua vez, tem suas origens nas festividades dedicadas à deusa romana das frutas e sementes, chamada Pomona. A Igreja Católica tentou arrumar um jeito de ‘apagar’ essa festa pagã do calendário (como fez com muitas outras), decretando que em 1º de Novembro seria o Dia de Todos os Santos; porém, a comemoração do Hallowe'en continua forte em seus países de origem e eventuais colonizados, como os EUA e Canadá – mesmo que nos EUA tenha virado quase que um carnaval infantil bizarro.
Depois desse breve esclarecimento histórico, fica a pergunta: por que uma banda francesa tem o nome de Halloween, se a França não tem lá tanta tradição com este feriado? Seja lá qual for a resposta, pelo menos tem alguma coerência com a proposta musical da banda, já que eles nos apresentam um rock progressivo um tanto ou quanto sombrio, com ambiências soturnas, às vezes opressivas e estranhas; seus discos são como filmes fantasiosos, cheios de tons de mistério e suspense, ou como se fossem trilhas sonoras para livros de H. P. Lovecraft ou Edgar Alan Poe.

A banda foi fundada em meados dos anos 80 por Jean-Philippe Brun (violino, guitarra, baixo e vocais) e Gilles Coppin (teclados e vocais), os únicos que participaram de todos os discos que lançaram. Ao vivo eram acompanhados por músicos contratados, sendo que o baterista Philippe Di Faostino é o outro membro mais frequente, já que está na banda desde a turnê do primeiro disco, ‘Part One’, de 1988. A partir do disco ‘Merlin’, de 1994, Géraldine Le Cocq se uniu à banda, acrescentando sua voz à sonoridade única do Halloween. Vale ressaltar que esta foi uma das primeiras bandas dos anos 80 a retomar a sonoridade do rock progressivo ‘clássico’, deixando de lado a direção neo prog típica da época.
Eles lançaram 5 álbuns, sendo que um deles é ‘ao vivo’. As músicas são cantadas tanto em francês quanto em inglês. Estou disponibilizando todos os 5 discos aqui, não só para servir de trilha sonora alternativa para aqueles que comemoram a data, mas, também, para aqueles (eu também!) que não estão nem aí pra essas ridículas festas imperialistas e capitalistas (rsrsrs) e que se amarram numa música de extrema qualidade (principalmente!).
É isso aí: divirtam-se, como sempre.

Prog Archives

Links (3,13kb) – Sharebee

P.S.: como não consegui achar imagens da banda, alguém se habilita?

8 comentários:

Luiz F. disse...

Vamos realizar no blog uma nova série de postagens , vc é meu convidado a participar, se quiser saber mais detalhes meu email é luizcosta1993@hotmail.com

Marcello 'Maddy Lee' disse...

OK, Luiz F, vou lá dar uma olhada antes de mandar e-mail.
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiiga!!!
Cara, nos eighties convivi muito com uma banda prog formada por filhos de diplomatas suiços e franceses chamada Halloween. Infelizmente, não lembro dos nomes dos integrantes além do baterista Phillipe. Depois voltaram pra seus países e não tive mais notícias. Será que continuaram a carreira???? hehehe
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, irmãoSinho!
Você é cheio de história e surpresas! Será que era essa mesma banda? Quem sabe?...
Abração!
ML

Marco disse...

Só 'cheguei' a este post hoje. Comprei o 'Merlin' há muito tempo atrás (na época do R$1,00 = US$1,00...), e sempre quis achar outros álbuns deles, mas nunca consegui, valeu !
A propósito, esse CD tem algumas fotos da banda (não muito grandes). Assim que arranjar tempo, posso escanear e enviar.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, Marco!
Seja mais do que bem vindo! Quando você puder, pode mandar as fotos, vai ser um "up" e tanto pra postagem, porque até hoje não achei nenhuma foto dos caras...
Já vou agradecendo de antemão: valeu, valeu, valeu!!
Abraço.
ML

Marco disse...

Marcello
estou com os scans do 'Merlin' aqui. Como posso te mandar? Abs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Marco!
Antes de tudo, agradeço imensamente a tua colaboração!
Você pode escolher duas opções:
1. upar em qualquer desses servidores que a gente costuma baixar os discos;
2. deixar aqui seu e-mail, que não será publicado - entrarei em contato contigo e você poderá me enviar uma mensagem com as imagens anexadas.
Só não publico meu e-mail aqui porque uma vez fiz isso e acabei ficando com a caixa de entrada recheada de spams...
Mais uma vez, valeu!
Vou aguardar.
Aquele abraço!
ML