segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

35007

Quando fiz os posts do Farflung e do Ozric Tentacles fiquei tentado a citar a banda do post de hoje: 35007. Afinal, o som desses holandeses tem tudo a ver com ambas. Na verdade, acho que o tipo de som das 3 bandas é, em sua essência, muito parecido mesmo: centrado no instrumental, cheio de experimentações, psicodelia, space rock, ecletismo e muitas, muitas guitarras. Porém, enquanto o 35007 é o mais pesado (com uma fortíssima veia stoner), o Ozric é o mais progressivo; já o Farflung é o fiel da balança, tendo, até, uma veia mais ‘pop’ do que os outros.
Deixando as comparações de lado...
35007 tem seu nome tirado de um trocadalho do carilho, pois quer dizer ‘LOOSE’ – se colocarmos os números de trás pra frente e de cabeça pra baixo; igual às brincadeiras que fazíamos com os números das velhas máquinas de calcular.

De acordo com a Wikipedia, o 35007 foi formada em Eidhoven, Holanda, no final dos anos 80, a partir da banda The Alabama Kids. Os fundadores foram Bertus Fridael (guitarra), Eeuwout Baart (vocais), Mark Sponselee (teclados e guitarra), Michel Boekhoudt (baixo) e Jacco Van Rooy (bateria), e ainda contava com dois membros não músicos, Luk Sponselee (VJ que fazia as projeções pra lá de psicodélicas dos shows) e Pidah Kloos (o técnico de som que também soltava uns samplers durante o show). Com o tempo, algumas mudanças: Jacco Van Rooy foi substituído por Sander Evers, a partir do 3º disco; junto com Jacco o vocalista Eeuwout Baart também deixou a banda, que virou um trio instrumental, já que o baixista Michel Boekhoudt só participou do primeiro disco.
Os primeiros discos são os mais pesados, contendo até algo de noise rock; com o passar do tempo o som foi evoluindo, com maiores experimentações e psicodelia, tornando-se, assim, mais sofisticado e com ares mais progressivos, mesmo sem abandonar o peso.

Depois do lançamento de Phase V, de 2005, eles abandonaram os palcos e, ao que parece, a banda se dissolveu ou, então, seus membros estão fazendo um segredo extremo sobre suas carreiras, pois não encontrei nenhuma informação mais recente sobre eles. O certo é que, conforme vi na página deles do Myspace, dos músicos originais, somente Mark Sponselee permanece na banda.

É isso aí, galera, espero que vocês gostem e que comentem; enquanto isso, eu vou pensar na próxima postagem – aliás, aceito sugestões!!
Divirtam-se sem moderação!

Wikipedia
ProgArchives
MySpace

Links (3,33kb) – Sharebee

13 comentários:

Rochacrimson disse...

Grande banda!
Valeu Marcelo!

José Miranda disse...

Grande Maddy,

Estes confesso que não conheço, mas vou baixar e ouvir com atenção, pois pelo texto "devem encher-me as medidas", como se diz aqui em Portugal.

Um grande abraço

José Miranda

Anônimo disse...

Parabéns pelo bom gosto musical do blog e pelas resenhas muito bem contextualizadas. Acompanho esse blog desde o seu início e fico contente que ele voltou com força total.
Bom, aqui vão três sugestões de músicos que curto pra caramba: o guitarrista de jazz-fusion Joaquin Lievano (ex-Jean- Luc Ponty Band), o tecladista espacial- progressivo Fonya e o Jeremy - criativo guitarrista de progressivo épico.


Valeu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Rocha
Valeu, valeu! Depois me diz se curtiu o som dos malucos.

Faaaaaaaaaala Miranda!!
Acho que vais gostar do 35007.
Agora, Miranda, essa expressão que você citou, no Rio de Janeiro seria levada no máximo da malícia, sacanagem pura... rsrsrsrsrs

Caro anônimo,
agradeço pela visita, pelo comentário e pela simpatia! Porém, as suas sugestões são mais pra eu baixar do que pra postar, pois não tenho (infelizmente) nada desses cidadãos... Vou procurar algo deles pra conhecer - se você tiver alguma coisa e se quiser me mandar, é só entrar em contato, OK?

Abraços pra todos.
Valeu!
ML

José Miranda disse...

Grande Maddy,

Acredito que no Rio a expressão seria alvo de muita risada (e não só), pois trabalho com muitos amigos brasileiros e eles fartam-se de brincar (direi mesmo gozar) com muitas das minhas expressões.

Abraços de Portugal

José Miranda

Edson d'Aquino disse...

Grande pedida, Caranguejo Exilado!!!
Já estive pra postar esses malucos lá no G&B por diversas vezes mas acabei protelando. Aos guitarristas de plantão: antes de colocar pra ouvir a 35007 (ou Loose), deixem seus instrumentos a postos pois é bom demais pra sair esmerilhando.
[]ões, irmãoSinho

Anônimo disse...

Olha, realmente não sei como fiquei tanto tempo sem aparecer por aqui. De qualquer forma, reencontrei seu link e vim dar uma olhada.

Feliz 2010!

;)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande Miranda!
O carioca é mesmo um grande sacana, no bom sentido, é claro; qualquer coisa é motivo pra se fazer piada; muitos até seguem a cartilha do 'perco o amigo, mas não perco a piada'! rsrsrsrsrs Vê se põe a brasileirada daí na linha, meu camarada! rsrs

Faaaaaaaaaaala, El Caco Marofeiro!
Eu lembro da gente já ter conversado sobre esses malucos e, é claro, que falamos sobre como é bom dar uma esmerilhada nos dedos acompanhando os caras - aliás, não só com a guitarra, mas com qualquer instrumento.

Minha linda Lady Madonna!!!
Quanto tempo!
PoiZé, eu posso dizer o mesmo, já que tem tempo que não te visito...
Não some, não!

Abraços pros amigos, beijaço pra menina.
Valeu!
ML

Unknown disse...

faz ja um tempo que venho ao teu blog.
Grande blog sim senhor!
Convidote para dares um saltinho ao meu:
http://diswampboy.blogspot.com/

Espero que curtas! Abraço

The Forgotten Sons disse...

Fala ai Marcelão, tdo legal contigo; cara brigadão pelas belas palavras que deixou lá no Blog, cara, é um grande orgulho para mim receber elogios seus, valeu de coração, sabe que sou quase que uma cria sua né, lembro a força que me deu desde meu primeiro blog, altas dicas e sugestões que as uso até hoje, por isso sou eternamente agradecido e sempre que precisar contar comigo sempre estarei na fita, blz. Grande Abraço Amigão !!!!!

Danilo
*

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, pantanoso garoto Di! rsrs
Valeu pela visita e pelo comentário.
Depois vou lá te fazer uma visita, com certeza!

Graaaaaaaaaande Danilão!
Que nada, meu amigo, sou eu que tem que agradecer pela grande quantidade de novidades prog com que você tem me suprimido!
A gente taí, sempre em frente, sem desistir jamais, sabendo que um pode contar com outro, na maior paz.

Abraços pro novo pantanoso e pro amigo de véia data.
Valeu!
ML

ayresrio disse...

Grande MADDY,os caras brincam com seus instrumentos,o som é uma tremenda loucura,bom mesmo comecei pelo PHASE V e logo vou baixar o restante,espero q esteja td bem com vc e familia ai na terra do hamburguer rsrsrsr.

ABRAÇÃO AYRESRIO.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Ayres, El CrepeMan!
Andavas sumido, meu irmão!
Véi, se gostou tanto asim do Phase V, acho que vai gostar ainda mais dos outros, que são mais rock.
Por aqui, na terra dos ovos com bacon, vai tudo muito bem e muuuuito frio também! brrrrr... rsrsrs
Um grande abraço pra você & família.
Valeu!
ML