segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ataque Maciço

Criado bem no final da década de 80 a partir do The Wild Bunch, o mais famoso sound system de Bristol (Inglaterra), por Robert Del Naja (3D), Grantley ‘Grant’ Marshall (Daddy G) e Andrew Vowles (Mushroom), o Massive Attack faz um som bem difícil de se rotular, mesmo que seja considerado um dos principais criadores do que veio a se chamar trip hop e por mais que eles rejeitem essa classificação - afinal eles se utilizam de todo e qualquer estilo ou ritmo para desenvolver suas músicas, seja soul, funk, pop, dub, eletrônica, fusion, shoegaze, rock ou metal, tendo até passagens bem progressivas.

Na verdade, o Massive Attack, apesar de fazer um som único e de assinatura facilmente reconhecível, não repetiu fórmulas em qualquer dos discos lançados, tanto que seus lançamentos são sempre aguardados com um intuito do tipo ‘vamos conferir o que esses malucos estão fazendo agora’. As poucas coisas em comum entre seus discos são: a evidente qualidade do material, a presença de vários cantores e cantoras diferentes - em cada um deles se destaca mais especificamente uma cantora, que são, cronologicamente, Shara Nelson, Tracey Thorn (Everything But The Girl), Elizabeth Fraser (Cocteau Twins) e Sinéad O’Connor -, além da presença constante do jamaicano Horace Andy, um dos pioneiros do reggae (contemporâneo de Bob Marley e Peter Tosh, entre outros). Há que se destacar, também, a presença de Tricky, que ajudou a forjar o som do grupo e que, posteriormente, desenvolveu uma carreira própria de certo sucesso.
Como a música do Massive Attack é daquele tipo que cria verdadeiras ‘imagens musicais’, nada seria mais natural que fizessem do vídeo-clipe um veículo a mais para a sua arte, tendo feito alguns memoráveis, que chegaram a influenciar a própria maneira de se fazer e de se encarar os vídeo-clipes como, por exemplo, os de ‘Protection,’ ‘Teardrop’ e ‘Butterfly Caught’. Além disso, muitas de suas músicas foram utilizadas em vários filmes e eles assinam a trilha sonora do filme ‘Cão de Briga’ (‘Danny The Dog’, intitulado ‘Unleashed’ nos EUA), com Jet Li, Morgan Freeman e Bob Hoskins. Entre vários desses filmes, a trilha de ‘Batman Forever’ traz a faixa ‘The Hunter Gets Captured By The Game’, com a participação de Tracey Thorn.
Com o passar dos anos o Massive Attack se tornou um verdadeiro conglomerado de músicos, vocalistas, MCs, DJs e produtores; do núcleo principal, somente Del Naja participou de todos os discos e, atualmente, ele e Daddy G estão finalizando um novo álbum, prometido para ser lançado ainda este ano.
Estou disponibilizando aqui a discografia oficial completa, tudo em VBR 224/320 e encartes completos (inclusive a caixa com 11 CDs de ‘Singles 1990-1998’) – com exceção de ‘Danny The Dog’, ‘Collected’ e ‘Obelisk’, que peguei em algum lugar que não lembro. Além desses, estão incluídos:
. ‘No Protection’, só de remixes dub das músicas de ‘Protection’, feito pelo Mad Professor;
. Uma coletânea de remixes que o Massive Attack fez de músicas de outras bandas;
. ‘Protected: Massive Samples’, que é uma compilação de músicas de artistas como Wally Badarou, Billy Cobham, Isaac Hayes, Al Green, entre outros, das quais o Massive Attack utilizou samples;
. ‘Weather Underground’, que é um bootleg que traz um ‘live test’ do que possivelmente será o próximo disco.

É isso aí, material de primeira; então, baixem, divirtam-se e, só pra variar um pouco, comentem!

Links (4,9kb) – Sharebee

NOVO LINK!
Singles 90-98 - CD10 - Sharebee


Atenção: alguns links no texto podem ter algumas boas surpresas…
Look for some Easter eggs...

9 comentários:

ayresrio disse...

Graaaaaaaande Sr.Dos Carajas,segue os links,não me lembro se tinham blog acho q ja tava direto o link quando estava pesquisando,mas ta legal espero q goste,quanto ao capricho vc esta a 100anos na frente rsrsrsrsrs.
Grande abraço amigão e boa viagem.
Ps:Existe ainda 2 solos do curt mas n~consegui,chama-se Halfway,pleased e o outro Soul on board,se achar manda pro amigo.

http://rapidshare.com/files/245280794/Curt_Smith-Aeroplane.rar.html

http://rapidshare.com/files/245288782/Mayfield__Curt_Smith_.rar.html

http://rapidshare.com/files/245297062/rlandorzblTSO.zip.html

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaande Ayres!
Meu amigo, valeu, valeu, valeu!
Já vão pra fila. Já tentei achar o Soul On Board, mas nada... 'Êta, disquinho difícil, tchannn!' rsrsrsrsrs
Abração!
ML

ayresrio disse...

Ae Maddy vou continuar a pesquisa se achar te mando.
Abraços AYRESRIO.

Luizz Perdidão disse...

Cara aí maluco vc num tem ideia de qnto eu já procurei essa caixa do Massive !!! e pô sacanagem, tá tudo no capricho então vô baixa tudo. obrigadão maluco !!!!
teu blogue é foda !!

Sr do Vale disse...

Yesmaddyman, caro amigo.

Malemá eu baixei a discografia do Camel e ai em cima já vem macissamente uma outra enchurrada de som.
Depois daquela história de ir embora, fiquei meio que sei lá, parecia que um amigo presente ia embora, pra muito longe e a coisa meio que deu uma revirada na emoção.
Mas lendo os comentários na postagem do Camel, vejo que tens mesmo que ir, inda mais que dona Lud, já tá lá.
Sobre o último poema mitológico, ainda estou viajando, deglutindo essa maravilha.
Minha ausência tem motivos, não é a toa que dei uma sumida, o tempo está escasso, mas com certeza, não esqueço dos amigos, principalmente os que tenho afinidades, quase reais.
Espero que continues sempre com esse bom humor, sabedoria e irreverência, com a qual nos recebe sempre nesta casa.

Um grande abraço, meu amigo e parceiro.

alice in wonderland disse...

mininuuu!! o sr ta se superando!! adorei essa historia de easter eggs! vi os clipes e peguei os discos do cocteau twins e da tracy thorn e do batman, mas a cereja do sundae foi a caixa c/ 11 cds, uma maravilha danada de boa!!!

bejos bejos bejos

alice

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Ayres!
Véi, boa sorte! Espero que traga boas notícias!

Luizzzz Perdidão, se achou aqui, então? rsrsrs Seja bem vindo!
Valeu pelos elogios. A lei da casa é essa: fazemos sempre o melhor possível. E quem ganha com isso são vocês.

Graaaaaaaaaaande Johnny Valleyman!
Caríssimo amigo, eu já estava mesmo sentindo sua falta; presumi que você estivesse mesmo bastante ocupado.
PoiZé, Mrs Lee já tá lá e eu ainda tô aqui - no Pântano, na Floresta e ainda curtindo um clima tropical... Mas isso vai durar pouco, porque semana que vem já estarei indo pro lado dela.
Cara, as verdadeiras amizades resistem por mais tempo do que supõe nossa vã filosofia! rsrsrs A gente não vai perder o contato (assim espero!), mas só nos 'veremos' menos. Além de tudo, fora a mudança de endereço, eu não vou mudar nadica - é como naquele velho ditado: pau que nasce torto (ooopsss... rsrsrs), morre torto.

Little Alice!!
Pensei que as surpresas iam passar em branco aqui nos comentários... rsrsrs Pena que só agora , aos 44 do 2º tempo, é que consegui chegar nesse 'nível' de sofisticação... KKKKKKKK

Beijos mil pra menina e um grande abraço pros doidos.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Hola, disculpen si los molesto pero hoy recien pude pasar los archivos a mp3 y note que falta el CD 10 en la coleccion de 11 discos de esta banda y tiene repetido el CD 6 con las imagenes de las tapas e interiores, habra posibilidad de poner este CD 10 de la coleccion que falta, desde ya muchas gracias y excelente blog como siempre
Fernando de buenos aires

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Hola, Fernando!
Gracias, hermano!
Já coloquei na postagem um novo link para o CD 10 da coletânea 'Singles 90-98'.
Obrigado pelo aviso!!
Grande abraço!
ML