quinta-feira, 19 de março de 2009

O Teatro Do Corte Brutal


Entre tantas bandas de rock progressivo eu tenho uma predileção pelo Grobschnitt; isso começou antes até de ouvir seus discos, porque eu, ainda um moleque, ficava imaginando o seguinte: ‘bem que poderia existir uma banda prog que fosse divertida que nem o Kiss, com shows espetaculares, utilizando maquiagem, aparatos cênicos e tudo o mais, mas que fizesse música boa’. hehehe...


Certo dia um amigo me emprestou uma fita cassete que tinha ‘Wonderful Music’, e logo chapei com aquela música que poderia estar em qualquer disco do Jethro Tull. Depois disso fui procurar os discos da banda e dei de cara com o ‘Ballerman’, um LP duplo, que, quando abri, vi de cara os sujeitos maquiados (a foto aí de cima) – aí senti que aquela velha equação poderia ter finalmente um resultado definitivo. Foi pouco depois, na loja, ao ouvir a introdução de ‘Magic Train’, que vi que esse meu delírio se concretizara.


Pra quem não conhece, o Grobschnitt é uma banda alemã, que mistura em sua música influências de todos os tipos de rock progressivo (hard, sinfônico, psicodélico, space, experimental, krautrock, etc) com elementos de blues, folk e até pop (principalmente nos anos 80). Além disso, seu grande diferencial eram as apresentações bem teatrais; interpretavam várias de suas músicas, junto com a sua troupe, com vários elementos cênicos e, também, com vários sketches cheios de um tipo de humor muito próprio, em que interagiam também com a platéia. Seus shows eram verdadeiras celebrações que fizeram fama em toda a Europa, mesmo que eles só se apresentassem dentro da Alemanha.


A formação manteve seu núcleo desde o início da carreira, com algumas mudanças através dos tempos. Esse núcleo era composto por: Stefan 'Wildschwein' Danielak (vocais e guitarra), Gerd-Otto 'Lupo' Kühn (guitarra), Volker 'Mist' Kahrs (teclados) e Joachim 'Eroc' Ehrig (bateria, percussão, efeitos e voz). Mist entrou no lugar de Hermann 'Quecksilber' Quetting (que só tocou no primeiro disco) e só saiu após o disco ‘Illegal’. Os baixistas foram: Bernhard 'Bär' Uhlemann que também tocava flauta e percussão (nos dois primeiros discos e depois foi para o Hölderlin), Wolfgang 'Popo' Jäger (ou ‘Hunter’) e Milla Kapolke que o substituiu a partir do disco ‘Illegal’. Além dos músicos, o faz-tudo e figuraça Toni Moffo Mollo (apelido de Rainer Loskand) também integrava a banda ao vivo, cantando e tocando percussão, além de ser roadie e um dos principais atores nas encenações. Nos anos 80 a banda foi se esfacelando, vários outros músicos entraram e saíram, e só Wildschwein e Lupo, dos originais, permaneceram até o fim.


A discografia tem momentos brilhantes, dos quais faço alguns destaques:
. O solo de guitarra ultraviajante de ‘Symphony’, do primeiro disco;
. O segundo LP de ‘Ballerman’, que contém ‘Solar Music’, música que se tornou, por assim dizer, o ‘cavalo de batalha’ da banda;
. A já citada introdução de ‘Magic Train’, com seu belíssimo piano;
. O lançamento de duas versões de ‘Jumbo’, cantado em inglês ou em alemão;
. ‘Rockpommel’s Land’, uma obra-prima, que sintetiza tudo o que já foi feito dentro do rock progressivo em um único álbum;
. A bela sacaneada na era Disco, com alvo no Village People e, de quebra, no american way of life, no disco ‘Merry-Go-Round’;
. ‘Volle Molle’, um ao vivo, que pode não ser um primor musical, mas nos dá um ótimo panorama do que eram as apresentações da banda e que traz a ótima (e inédita até então em disco) 'Waldeslied'.


O último disco de estúdio foi ‘Fantasten’, de 1987; depois dele um disco ao vivo chamado significativamente de ‘Last Party – Live’, de 1989, marcou o fim da trajetória da banda.
A partir de 1994, com apoio e ajuda de Eroc, a discografia do Grobschnitt começou a ser lançada em CD, em versões remasterizadas, e aos poucos foram lançados álbuns que trazem vários extras como versões demo, remixagens e muitas apresentações ao vivo, uma longa série que foi batizada como ‘Die Grobschnitt Story’.


Em 2007, para surpresa de todos, voltaram a se apresentar ao vivo e, inclusive, lançaram um disco de uma dessas apresentações, em 2008. É claro que a banda está totalmente reformulada, com um saudável nepotismo, já que os guitarristas são Stefan Danielak Jr. e Manu Kapolke, filhos de Wildschwein e Milla Kapolke, respectivamente; além deles, também estão presentes Toni Moff Mollo, Deva Tattva (teclados), Admiral Top Sane (bateria) e Demian Hache (percussão). Eu ainda não ouvi esse último disco, mas encontrei um blog em que estavam postadas várias fotos de um show e muitos comentários positivos sobre a volta. (Esqueci de guardar o endereço desse blog e não consegui achá-lo novamente... Animal!! - rsrsrs)


Estou disponibilizando aqui toda a discografia, com exceção da coletânea ‘The International Story’ e ‘Grobschnitt 2008 Live’. Alguns discos foram ripados de meus próprios CDs e outros foram baixados, nos últimos anos, dos mais diversos blogs; também estão incluídas todas as capas e a maioria dos encartes que consegui encontrar, além dos meus próprios scans. Como são muitos discos, com muitos links pra baixar, ficarei um tempo sem postar novidades, para que possam ser apreciados devidamente, com calma; então aproveitem para deixar aqui seus comentários.


ProgArchives
Wikipedia
Site Oficial


Mesmo que de maneira ‘torta’, essa postagem é uma homenagem aos músicos Popo e Mist, que faleceram em 2007 e 2008, respectivamente, ainda relativamente jovens (54 e 57 anos), e que nos deram tantos bons momentos – que estejam botando pra quebrar no Paraíso Dos Músicos!

Esta postagem foi atualizada em 25/09/2012. Para baixar a discografia completa e atualizada clique no link abaixo:
NOVOS LINKS!! (re-up em 25/09/12) - Grobschnitt

36 comentários:

Sr do Vale disse...

Apesar de curtir demais progressivo, sou um analfabeto, perto de sua senhoria, nunca parei pra ouvir Grobschnitt, com a atenção que merecem, mas com esse seu relato, inclusive já nos destinando as músicas que merecem maior atenção, acho que chegou o momento.

Gracias senhor.

Rochacrimson disse...

Show de bola!
Grande post!
Cada semana que passa o blog vai dando show!
Obrigadao Marcelo!

Big clash disse...

Olá Maddy,
após a leiturá do artigo da postagem fiquei bem curioso em relação a esta banda,vou conferir o som dos caras.
Abraços,

Big Clash

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaala, Herr aus dem Tal!
Para um proghead essa uma séria falha em sua formação musical! Nada como ter bons amigos para audá-lo nessa hora, não é mesmo? rsrsrsrsrs
Comece com o Rockpommel's Land, se você não ficar viciado já a partir daí, ainda terá Jumbo, Ballerman, o primeirão, Merry-Go-Round... Mas duvido que a banda não passe a figurar entre as suas preferidas.

Graaaaaaaaande Rocha!
Valeu pela presença e pela simpatia de sempre.

Faaaaaaaaaaala, Big Brother Clash!
Meu irmão, acho que você vai chapar com o som dos caras. O guitarrista faz muito bonito com a sua Gibson Les Paul - vários solos melódicos e de extremo bom gosto.
Até o Merry-Go-Round, todos os discos são daquele tipo 'obrigatórios'.

Abraços pra todos.
Valeu!
ML

bat_thrash disse...

Ainda não li não, mas adorei o teto do teu blogue, que tu chamas de banner, mas não é. Bunner é uma imagem do blogue com link ou código que ao clicar neste, és direcionado imediatamente para o blogue clicado.
Ficou bem harmônico o teto...gostei muito!
Amanhã passo aí para ler mais. Neste momento estou lendo os posts de gothic rock.
Beijão.

José Miranda disse...

Grande Maddy,

Que grande post este, hem? Não vou perder de maneira nenhuma! Só tenho 8 cd's deles e gosto muito do som deles.
Tenho andado meio arredado da net, pois vamos adoptar duas crianças (ai, o acordo ortográfico ainda não chegou ao meu teclado) e o tempo é pouco para tudo o que se tem de fazer.

Mas sempre hei-de arranjar tempo para visitar este e outros sites amigos.

Abraços

José Miranda

Marcello 'Maddy Lee' disse...

BatSobrinha,
esse seu comentário me fez lembrar o Willy Wonka do primeiro filme, quando todos estão lambendo o papel de parede com sabores e diz - O morango tem gosto de morango, o abcaxi tem gosto de abacaxi, a nevascaranga tem gosto de nevascaranga... Quando é interrompido pela mãe daquele moleque que pensa que é um caubói - Mas nevascaranga não existe!
Então ele diz: A nevascaranga é minha e eu ponho nela o gosto que eu quiser! rsrsrsrs
Pois é, pode não ser banner, pode ser teto, mas essa aqui é 'uma casa muito engraçada'... rsrsrsrs E eu ponho o nome que eu quiser nas minhas nevascarangas! rsrsrsrsrs
Dê uma conferida no blog da Lu Gasp que você vai curtir muito os desehos dela, tem um link direto pra lá aqui na minha lista.

Graaaaaaaaaaaande Miranda!
Duas crianças?!?! Ao mesmo tempo?!?!? Então chegou o momento 'Hello Goodbye' pra você: olá fraldas 'cheirosas', noites mal dormidas, papinha na gravata... Adeus passeios na internet, programas preferidos na TV, sonos ininterruptos... rsrsrsrs
Boa sorte e felicidades, meu camarada! E, como sempre, será um prazer recebê-lo por aqui - quando você puder, é claro.
Se tiver tempo, passe aqui pra dizer o que achou dos discos que ainda não tinha.

Beijo pra Morceguinha que vive pendurada no teto do seu blog (rsrsrs) e um grande abraço pro corajoso novo pai.
Valeu!
ML

Marcia Tunes disse...

Marcelo, primeiro thanks pelo ao vivo do RMO, vou baixar, ouvir e linkar no blog, estou esperando para editar a postagem uma unica vez, ja que terei que reupar o news que não abre de jeito algum, ninguém consegue fazer o download.
Grobschnitt é uma banda sensacional, adoro tenho tudo do grupo, tive em vinil agora tenho em cd e mp3, os lps vendi, bobagem minha vender, mas fazer o que, já era! O meu preferido é o RockPommel's Land pq é LINDO demais! Agora tenho aqui um video deles muito louco ao vivo, vou upar e colocar no blog em sua homenagem, heheeh! Grande postagem! beijos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

E aííííí, beleza?
Trankilo, no que eu puder ajudar, pode contar comigo.
Pois é, vi lá que a galera não tá conseguindo baixar o News; boa sorte com o re-up; hoje o Sharebee (que é o que costumo usar) não completou 4 dos 5 ups que tentei, já até desisti.
Eu já tive todos do Grobschnitt, do primeiro até o Fantasten, em vinil, mas viraram fumaça & cinzas, infelizmente...
Quero ver esse vídeo!!
Beijaço, menina.
Valeu!
ML

Marcia Tunes disse...

Não estou conseguindo upar o video, mas é uma promessa e promessa é divida e dividas tem que ser pagas, então aguarde! beijo e mais uma vez obrigada

Anônimo disse...

oi amigo!
sempre fico triste qdo morre um desses malucos que me deram tantas alegrias musicais e eu gosto muito das tecladeiras do mist, mas sou fanatica pelo wildschwein, vc sabe, com seus vocais magnificos e rasgados.
me diz uma coisa, nesse monte de stories tem algo que realment vale baixar ou fica so naquela coisa de colecionador maluco (q nem vc... rs)
bejo bejo

alice

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Márcia Brasil-il-il-il! rsrs
Não se estresse, menina, nada a ver esse negócio de dívida; se e/ou quando você conseguir upar o vídeo, será na hora certa, sem pressa. De qualquer maneira, já vou agradecendo... rsrsrs Valeu!!

Faaaaaaaaaaala, Little Alice!
Você sabe que eu não curto muito os ao vivo e essa coleção é quase tudo assim, porém Solar Music é sempre um esculacho, mesmo quando não é a melhor - hehehe.
Vai no Vol. 4 Illegal Live (mesmo não entendendo quase nada de alemão é possível rir ao imaginar certas palhaçadas que eles faziam no palco), que foi o que achei melhor, mas Die Story volumes 1 e 6 também são bem interessantes; dos que se dedicam à Solar Music, gostei mais do vol. 1.
Acho que depois de escutar esses, você, que é bem viciadinha na banda (rsrsrsrsrs), vai acabar baixando os outros também... rsrsrsrsrs

Que beleza, só meninas!! rsrsrs
Então, beijaços pras duas!
Valeu!
ML

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiga, brenfeiro camarada!!!!
Acho q vou experimentar o 'Rockpommel's Land' e torcer pra que tenha muito pouco de kraut e muito muito dos demais subgêneros, hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaaala, hombre!
o Rockpommel's Land é o mais sonfônico deles; acho que o Ballerman deve ter umas coisas que você vai gostar também. Na verdade, eles têm bem pouco de krautrock.
Depois me diz o que achou.
Abração!
Valeu!
ML

Franck disse...

Grande Marcello!!!
Como has estado???, cómo te ha ido??
Veo que el blog sigue tan bueno como siempre!!!
Ahora no visito muy seguido los blogs, pero las amistades no se olvidan y hay que cultivarlas :)
A propósito de otra cosa, vi algo de futbol allá abajo...de qué equipo eres hincha??

Anônimo disse...

Olá! eu aqui outra vez!
Excelente post, Grobschnitt é fantástico!
Vi em seu texto a seguinte afirmação: "bem que poderia existir uma banda prog que fosse divertida que nem o Kiss, com shows espetaculares, utilizando maquiagem, aparatos cênicos e tudo o mais, mas que fizesse música boa"
Ai fiquei curiosa em te perguntar: "E o Genesis? não conhecia na época?" =)
é isso, abraços progessivos!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaaande Franck!!
Sumiu do mapa, meu caro! Seja bem vindo de volta!
Disseste uma bela verdade: 'las amistades no se olvidan y hay que cultivarlas' - é isso aí, vamos cultivá-las sempre!
Meu time do coração, de nascimento, escolha, paixão e orgulho é o rubro-negro carioca, o mais amado e o mais odiado: Flamengo - Mengãããããoooo!!!! rsrsrs
E o seu?

E aí, Ana?!! Beleza?
Concordo contigo quanto ao Genesis, mas só numa pequena parte, pois no Genesis só o Peter Gabriel se fantasiava e se maquiava; além disso a música do Genesis é maravilhosamente excelente, porém divertida? Bem pouco. Sacou a diferença? rsrsrsrs Além disso o Genesis tinha um guitarrista que tocava sentado... rsrsrsrsrsrsrs

Um abraço pro amigo sumido e um beijo pra menina.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Oiie! Beleza!
Entendi a diferença, é verdade =)
hehehehe
bjs

Anônimo disse...

Excelente post e melhor texto ainda, Maddy Lee. É uma das minhas bandas prediletas. Além de tudo o que você falou, eles são líricos também! Que o diga o "Rockommels'land", cuja suite , na parte final, é uma das coisas mais belas que já escutei no rock! E dá para ficar triste com o falecimentos dos dois músicos...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaala, Ana!
Beleza!! rsrsrsrs Ainda não conheci nenhum outro que tenha essa mesma equação... rsrsrsrs

Graaaaaaaaaaaaaande Roderick!
Meu camarada, só por fazer você sair da toca, já valeu o post do Grobschnitt! Valeu pela visita!
Concordo contigo sobre o lirismo, eu deveria acrescentar isso ao texto, porque é mesmo uma característica da banda. Você citou a parte final da Rockpommel's Land, talvez o melhor exemplo, e eu me lembrei do final da Solar Music que, no Ballerman, tem um cravo sensacional, que nunca é tocado ao vivo, não sei por quê.

Valeu, valeu!
Beijo pra menina e um grande abraço pro companheiro de longa data!
ML

Franck disse...

Grande Marcello!!!!
Yo no soy apasionado de ningún equipo de mi país...al único equipo que apoyo con el alma es a la selección chilena :)
Tengo que confesar eso si que mi favorito para ganar los mundiales es siempre Brasil, me gusta porque Brasil juega un fútbol ofensivo y bonito.
Y en general me gusta ver un buen partido de futbol, juegue quien juegue, por ejemplo partidos de la Champions League, Copa Libertadores, etc...
Saludos mi amigo y larga vida al Flamengo!!...(se viene el mundial el próximo año!!)

Roderick Verden disse...

Muito obrigado pela recepção, Maddy! Eu estava com sérios problemas pessoais, o ano de 2008 foi péssimo pra mim, então reduzi muito a participação em blogs, inclusive fiquei meses sem baixar discos. Agora já estou baixando de novo(discos, né)e a tempestade, felizmente, passou. Estou bem tranquilo. One more time, muito obrigado pela consideração. Tudo de bom!

Marcia Tunes disse...

Marcello falei brincando, rsrs! Mas ta aqui o link e pode acrescentar a sua postagem se quiser ok! Beijos

http://www.zshare.net/video/57712390e51ecdd6/

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Haaaaaaaaabla, Franck!
Eu já gostei mais de futebol; na realidade, eu gosto muito futebol, mas o que vemos hoje em dia é muito mais $ do que a arte do esporte; por isso, já que você não tem uma equipe favorita além da aguerrida seleção do Chile, junte-se ao Pântano Eclético Futebol Clube! rsrsrsrs

Graaaaaaaaaaande Mestre Rod,
Como dizem, 'após a tempestade sempre vem a bonança', então espero que a sua bonança seja de venturas, com muito rock progressivo na veia pra amenizar quaisquer outras tempestades ou chuviscos.
Eu não poderia deixar de ter grande consideração por você, já que me acompanha há tanto tempo com simpatia e gentileza.

Márcia Marcinha!
Vou baixar agora, now, já!
E depois, com certeza, acrescentarei à postagem.
Valeu, valeu, valeu!!

Valeu, galera, valeu!
Abraços pra todos.
ML

Banda de Garagem - AKK disse...

Salve Maddy

Esses Grobschnitt são bem interessantes. Não conhecia e como não sou muito conhecedor do prog alemão, me limitava ao Anyone's Daughter e Sylvan, que são mais pra neo...
Conheci a banda no blog da Marcia e agora vou completar minha coleção. Eles são competentíssimos mesmo e parecem muito engraçados nos "ao vivo".
Beleza de post. Tem muito download para essa semana.
Abç Lelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Tá salvo, Lelo! rsrsrsrs
E aí, meu camarada, beleza?
Sinceramente, acho que periga você viciar no Grobschnitt, porque os discos são realmente excelentes; do primeiro ao Merry-Go-Round são, no mínimo, obrigatórios.
Quando eu resolvi postar essa discografia, me dei o trabalho de ouvir tudo (quer dizer, quaaaaase tudo... rsrsrsrs), e me diverti muito com as loucuras ao vivo, mesmo entendendo pouquíssimo de alemão.

Abração, meu camarada!
Valeu!
ML

Andrew Sanchezky disse...

Gracias Marcelo por divulgar los excelentes trabajos de Grobschnitt. Yo los conozco desde los 80 y siempre he admirado su singular y excelente propuesta musical.

Taonadamente desde Arrakis.

Muadib

Anônimo disse...

Imaginate Marcelo, a Popo y a Mist en concierto celestial con Michael Garrison.

Te lo imaginas??

Gracias por tu gran esfuerzo en divulgar esta excelente musica.

Taonadamente desde Arrakis.

Muadib

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaande Kwisatz Haderach!
Agradeço por suas gentis palavras.
Grobschnitt é realmente um grupo único e autêntico, por isso é um dos meus preferidos.
Fico imaginando todos esses excelentes músicos se divertindo, onde quer que eles estejam - Popo, Mist, Garrison, Hendrix, Bolan, Bonham, Hendrix, Cobain, Lennon, Harrison, Stevie Ray Vaughan... Se existe esse paraíso, é pra lá que eu quero ir! rsrsrs
Um abraço.
ML

Unknown disse...

http://rapidshare.com/files/127894047/dick_and_mutley.rar

uma bandinha em que eu tocava, já colei seu link ok

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Big Paul!
Já vou conferir!
valeu!
ML

Anônimo disse...

thank you been looking for these for a long time.
Grobschnitt RULE

Anônimo disse...

great blog. Grobschnitt RULE

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Mr Anonymous, you're welcome.
Thank you for your kind words.
ML

Unknown disse...

Fala ae Maddy, fiquei mega blaster curioso e vim aqui pegar o albúm que falou, essa semana te falo o que achei.

Abração.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Dagon!
Véi, esse teu 'mega blaster' é ducarái!! Rio muito com essa porra! rsrsrsrsrsrssrs
Já vi lá no H&H que você preferiu o Shaa Khan, mas te digo que o Grobschnitt é, por assim dizer, muito mais banda que o SK. Vale dar mais algumas chances.
Abração!
ML