sábado, 29 de novembro de 2008

O Rei Supremo

O nosso amigo Ayres deu a idéia e aí saí catando os discos do Pendragon que andei baixando nesses últimos anos. Consegui 12: 8 de estúdio, 2 EPs e 2 ao vivo. Antes de começar, um aviso: esse texto vai ser cheio de 'apesares’...A banda é considerada um dos pilares do neo-progressivo, apesar de só ter lançado seu primeiro disco em 1985, depois de Marillion, IQ e Pallas, por exemplo, já terem meio que consolidado esse movimento de ressurgimento do rock progressivo nos anos 80.Inicialmente eles se chamavam Zeus Pendragon, mas resolveram encurtar o nome, porque assim ficava mais bacana numa camiseta... É um nome bem presunçoso, mas tem piores por aí... A formação inicial contava com Nick Barrett (vocais e guitarras), Rick Carter (teclados), Peter Gee (baixo, guitarra e bass pedals) e Nigel Harris (bateria e percussão), mas logo no segundo álbum Clive Nolan e Fudge Smith substituíram Rick Carter e Nigel Harris, respectivamente, e assim a banda permaneceu por muitos anos. Em 2006 Fudge Smith abandonou o barco, sendo substituído por Joe Crabtree na turnê de 'Believe', até a entrada de Scott Higham, com quem gravaram seu último disco, ‘Pure’.
Apesar de suas evidentes qualidades e importância, o Pendragon nunca figurou entre minhas preferidas; mas isso é por uma causa muito pessoal: acho que o som deles é certinho demais, muito limpinho, quadradinho (ou redondinho) e perfeitinho, e eu odeio diminutivos... rsrsrsrsrsrsrs Apesar (arrá!) disso, os caras são ótimos em seus instrumentos e também são grandes compositores e arranjadores, sem dúvida alguma, e fizeram vários álbuns recheados de músicas excelentes.Os fãs da banda talvez elejam os álbuns ‘The Window Of Life’ e ‘The Masquerade Overture’ como os melhores da discografia; apesar (de novo!) disso, eu tenho uma preferência pelo ‘The World’ e pelos dois últimos, já que esses dois têm um elemento que sempre senti falta no som deles: peso. Aliás, o último, se compararmos ao resto da discografia, parece realmente apontar em outra direção, tomando um novo e diferente rumo, anteriormente insinuado em ‘Believe’, apresentando um som mais maduro e pesado, apontando para um futuro mais do que promissor para a carreira do Pendragon.Apesar (OK, é o último...) de eu ter dito que a banda não é uma das minhas preferidas, todos os discos são de muito bons a excelentes, talvez excetuando o ‘Kowtow’, não muito inspirado e ainda com a participação desnecessária de um saxofonista (Julian Siegal); então, meus camaradas, aproveitem que tá tudo aí, digrátis, e depois deixem aqui seus comentários.
Divirtam-se!

Site Oficial
ProgArchives
Wikipedia

Links (4,36k) – Sharebee

9:15 - Live (1983)
10 faixas, 53mb - Badongo
(upado por Moisés - Rocksession; disponibilizado por Lelo - meus agradecimentos a ambos - valeu!)

And Now Everybody to The Stage... (2006)
15 faixas, 128k
Parte 1 (60,92mb) - 4Shared
Parte 2 (66,99mb) - 4Shared
(mais uma contribuição do Lelo)

37 comentários:

Sr do Vale disse...

Marcellinho, quando tiver um tempinho, baixo uns destes disquinhos.

Tchauzinho.

Danilo Biondi disse...

My Big Friend;
E ai Marcelão,tudo bem contigo, putz desculpe a demora, viajei, nem vi seu comentário lá no Blog; se viu, começaram a me encher o saco novamente; sobre os links ainda estão ativos, nem sempre todos, mas o velho Badongo sempre continua vivo, andei mandando por e-mails e outros tb coloquei junto com os novos links que postei.
Grande Abraço

Danilo
*

Esquadrão SS disse...

Vou no mesmo sentido de vc, Marcello. A banda é boa mas num é daquelas que fico com um riff na cabeça quando to fazendo uma prova, por exemplo. hehehehe Vou pegar uns ao vivo pra ver se me surpreende. Daqui a pouco começa uma baixação de discos de natal etc. É versão de tudo quanto é jeito. Pensei que ia escutar essas músicas no decorrer do ano, mas só agora eu coloquei um Sleigh Ride pra entrar no clima. rsrs Abraço!

Anônimo disse...

Concordo em absoluto com vc, certinho demais, na verdade o tal do Neo Progressivo todo é, tudo muito 'parecido'.

Mas concordo que são uma peça importante, e uma das poucas e continuar na ativa.

E o sr nunca lembra dos meus links né? tsc tsc tsc
http://progshine.com/?page_id=3346
rsrsrsr

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Senhorzinho do Valezinho, deu uma vontadezinha de te mandar para aquele lugarzinho... rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Grande Danilo.
Beleza, o negócio é não desanimar, apesar dos pesares.

Faaaaala, Rodolfo!!
Tenta essa: Back To The Spotlight, do The World - aposto que você vai ficar com essa na cabeça durante a próxima prova... rsrsrsrsrsrs
Músicas de Natal? Tô fora!... rsrsrsrs

Diegão, meu camarada!
Não é que eu esqueça os teus links (bem, eu esqueço, também... rsrsrsrsrsrsrssrs), mas é que prefiro ter esse trabalho e fazer assim meio que do meu jeito mesmo...

Abraços pra todos.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

Não esquente com isso Maddy rs :)

Sr do Vale disse...

Ainda bem que você é educadinho.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Diegão, beleza!

Sr do Vale, valeu...

Abraços, meus amigos.
ML

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiga, Maddynho!!!
Pois é, também baixei este último lançamentozinho -já q vc disse estar mais pesadinho- e não fez nadinha minha enfumaçadinha cabecinha.
[]inhos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Edinho, amiguinho, então pega o arquivinho e joga na lixeirinha! E a beirolinha do franzidinho, vai bem? rsrsrsrsrsrsrss
Abracinho... rsrsrs
Valeu, irmão!
ML

Franck disse...

Grande Marcello!!!
Esta es una de mis bandas favoritas, no solo por la calidad de su musica sino con el compromiso que sienten con el estilo que representan, ya que independiente de que algùn disco sea de mayor o menor calidad (mucho les criticaron su Believe), siempre tratan de hacer un progresivo clàsico...y su ùltimo disco es simplemente una maravilla...
Long live Pendragon!!!
Abrazos Marcello!!!

Rochacrimson disse...

Excelente!

ayresrio disse...

GRANDE MADDY,VALEU DEMOROU MAS CHEGOU RSSRSRSRSRSRSRSR,CARA ESSE NEGOCIO DE GOSTAR DE UMA BANDA É COMPLICADO AS VEZES OS CARAS SÃO BONS TORTOS RSRSSRS FAZEM UM BOM DISCO E DEPOIS É COMÉRCIO ,PURO AI O Q FALAR ESCUTEI OS CARAS DESCEU REDONDO E SUBIU ENFUMAÇADO RSRSRSRSR GOSTEI A MELODIA BATEU FORTE DAÍ A SUGESTÃO APESAR DOS INHOS Q SOAM COMO NARIZ EM PÉ GOSTO NÃO SE DISCUTE.

VALEU A SUA GENEROSA POSTAGEM E A SUA CONSIDERAÇÃO GRANDE AMIGO VIRTUAL,ESPERO Q APAREÇA NO RIO .
ABRAÇO AYRESRIO

PS :QUEM TIVER BANDAS CERTINHAS COMO ESSA PODE MANDAR SERÃO BEM RECEBIDAS RSRSRSRSR

ayresrio disse...

mais uma vez mandei o comentario com a conta errada.
tenho q diminuir a velo rsrsrsré a idade rsrsrsr.
valeu MADDY

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaande Franck!
Como eu disse no texto, o Pendragon não é das minhas favoritas, mas não é por isso que eu não goste bastante dos discos deles; já li muitas críticas ruins ao 'Believe', mas nem por isso deixou de ser um dos meus favoritos. Espero que o próximo disco deles seja ainda melhor do que o último.

Faaaaala, Rocha!
Valeu!

Enfumaçado Ayres,
apesar de todos os apesares, eu me amarro no Pendragon, mas é aquele lance: não figura no meu primeiro escalão, mas tá ali no segundo, em eterno pega* com outras trocentas bandas.
Foi bom voltar a ouvir certas múscias deles que há um tempão estavam esquecidas na minha memória e os discos mais novos desceram bem bagarái.
Quando eu achar mais umas bandas certinhas como essa eu te falo, mas você pode tentar os outros neo-prog que eu já postei aqui (é só clicar em neo-prog na lista de marcadores aí ao lado), porque são todos muito bons.

Valeu, meus camaradas, um abração!
ML

P.S.: *pega, pros paulistas é racha, é aquele lance de corrida de carros, sacumé...

Edson d'Aquino disse...

Que isso, Ayres? Tem nada de nariz em pé, não! Desculpa se meu comentário foi passível de interpretação equivocada. Eu só entrei na 'pilha' entre o Sr. do Vale e o Maddy. Só isso. Mas, realmente, o estilo do Pendragon não me 'bateu', sacou? Assim como o The Flower Kings também não me diz nada e muitos amigos fissurados em prog se amarram. Faz beicinho não, hehehe.
[]ões a todos

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, hombre-sapo-fumante!
Acho que o Ayres falou do meu nariz e não do seu, de qualquer forma, no dia que ele ver o tamanho da napa vai ter mais respeito! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Aliás, Ayres, deixa teu e-mail aqui, pode deixar que eu não vou publicar, OK?
Abraços.
Valeu!
ML

Esquadrão SS disse...

Marcellito, valeu pelo apoio. Brigado mesmo pela disponibilidade. Agora to de férias e passarei mais tempo judiando do HD e frequentando a casa do pessoal. rsrs Abraço

Banda de Garagem - AKK disse...

Salve Maddy,

Gosto muito do Pendragon, Spocks Beard e Arena. Esse ultimo inclusive fica como sugestão para posts para aqueles que gostaram do Pendragon (o supertecladista do Pendragon é membro do Arena, que tem um estilo bem semelhante, mas no geral, vocalistas meio melodramáticos).
Além da discografia que você postou, tenho o "Once upon a time in england", o "9:15 live" (indicado somente para fãs fanáticos ou colecionadores compulsivos, ou para aqueles que são ambos, como eu, hehe), para mim é o mais insípido e mal gravado, feito provavelmente para atender algum contrato e o excelente "and now everybody to the stage"...

No mais, agradecer pelo compartilhamento do bom gosto.
Abç Lelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaande Rodolfo!
Valeu, meu camarada! Boas férias e bom 'trabalho' no blog!

Faaaaaaaaaala, Mr. Lelo!
Que vício 'mardito' esse, hein?! rsrsrs
Cara, gosto muito mais do Arena do que do Pendragon. Você tem razão quanto aos vocalistas; aquele do 'The Visitor' (esqueci o nome do sujeito) é um ótimo vocalista, mas peca por ser meio que cover do Fish; prefiro o atual.
Spock's Beard é excelente, também gosto muito.
Vou pensar sobre postar o Arena... Eu já tinha postado alguns deles no extinto Delirium Dust, mas não fizeram muito sucesso por lá, não...
Eu não sou muito fã de discos ao vivo (acho que todo mundo que vem aqui já deve saber disso... rsrsrsrs), mas se você quiser disponibilizar esses do Pendragon que eu não tenho, deixe aqui os links; aí depois eu adiciono à postagem.

Valeu, meus camaradas!
grande abraço.
ML

ayresrio disse...

Grande Maddy,cara em momento algum fiquei chateado com os comentarios,ate pq pilha é pilha e isto faz parte do meu bom humor,quanto ao seu nariz eo beicinho do meu grande amigo Senhor Das Berlotas ,gostaria de dizer q posso considerar assédio e isso da cadeia rsrsrsrsrsrsrs pois ja sou comprometido rsrsrsrsrsrsrsrs mas é isso grande amigo q ainda continua sendo virtual ,uma pena ,isto tudo faz parte da convivencia pacifica, e vamos ao rock ,esse Arena ta ainda disponivel?
E como diz o Grande Senhor das Berlotas um forte abraço amigo Carajense.

Anônimo disse...

Cover do Fish? Mas o Fish é cover do Peter Gabriel

Banda de Garagem - AKK disse...

Marcelo,
Por questões guitarrísticas, gosto de ambas. O Nick Barret é um guitarrista melódico que ainda se mantém criativo no aspecto musical. Para os que não conhecem ou falam que os solos não "grudam", eu digo que o Barret não tem solos assim, mas sim, solos climáticos, que criam uma ambiência emocional... há passagens, e não somente dele, mas também do Nolan, que as musicas passam um clima fantástico. Para ilustrar isso, sugiro ouvir o Masters of Ilusion, 2a parte, do Masquerade overture, também encontrável no youtube, numa versão com boa qualidade de som e imagem.
Quanto aos demais trabalhos, vou upar a partir de amanhã. Te mando os links quando estiverem disponíveis.
Abç

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Ayres!
É tudo uma grande e saudável brincadeira; mas apelar pra assédio é sacanagem! rsrsrsrsrsrs De qualquer maneira, todos nós somos devidamente casados, cada um com sua louca mulher, porque não podem mesmo ser normais para nos aturar... rsrsrsrsrs
Verifiquei os velhos links do Arena e já não funcionam mais, infelizmente. Já tentou fazer a tradiconal pesquisa ProgArchives + Google? Até um tempo atrá até que era moleza encontrar os discos (oficiais) deles por aí... Mas se não conseguir, entre em contato, de repente me animo a fazer um post, quem sabe?
Quando eu voltar ao Rio, com mais tempo, a gente arma uma bagunça.
Deixa teu e-mail, aqui, maluco! Pode deixar que não será publicado!

Peter Wolf,
acho que ainda tem muita gente que pensa o mesmo; eu penso um pouco diferente: o Fish tem o timbre realmente parecido com o do Peter Gabriel, mas ele queria mesmo era ser o Peter Hammill... O Peter Gabriel não grita, como o Fish faz; já o P Hammill costumava se utilizar desse recurso (não tanto quanto o Fish). De qualquer maneira, acho que o Fish tem identidade suficiente, tanto como cantor e compositor, quanto como 'entertainer' (o cara é ótimo no palco!), e por isso o vejo como principal influência de váááários vocalistas do neo-prog.
Aliás, é engraçado como a maioria dos vocalistas do neo-prog se parecem com os dois vocalistas do Marillion...
Última coisa: mesmo se escondendo atrás de mais um apelido, seja lá quem for (um dos mesmos de sempre...), desta vez teu comentário valeu. Valeu?

Graaande Lelo!
Nick Barrett é um excelente guitarrista e acho que faz um trabalho excepcional, sempre buscando algo que acrescente à música, aos arranjos, não somente à performance dele, isoladamente; prefiro muito mais o trabalho discreto e climático dele do que as pirotecnias do Steve Vai, por exemplo. Dentro do neo-prog, tenho uma preferência pelo Steven Rothery (Marillion), que além de solar muito e saber encaixar as notas certas, sem sobras desnecessárias, tem também um tremendo bom gosto na escolha dos timbres.
Vou aguardar os links e desde já te agradeço pelo trabalho.

Valeu, galera!
Grande abraço.
ML

Anônimo disse...

Curiosidades

Pete Wolf- Vocalista do J.Geils Band

Pete Wolf- Produtor musical

Pete Wolf- Vocalista do suíço Flame Dream, um clone híbrido de Peter Gabriel e Phil Collins

Pete Wolf(me) - Um simples cidadão

Banda de Garagem - AKK disse...

Maddy,
O link do 9:15 é o seguinte: Live http://www.badongo.com/file/11099762, do Moisés do Rocksession, divulgador de rock de qualidade. Abç Lelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

PW,
falô,valeu...

Lelo,
maravilha!
Como o Moisés não o postou por lá, vou adicionar o link à postagem.
Valeu!

ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Ayres e galera que se animou com uma possível futura postagem do Arena:
Confiram o blog Rock Hall Of Fame que lá está postada a discografia completa; o endereço do blog é
http://rockypage.blogspot.com/
e quem quiser ir direto pro Arena
http://rockypage.blogspot.com/search?q=arena
tá logo abaixo do Fates Warning...
Links no Mediafire, todos funfando que é uma beleza... rsrsrsrsrs
Valeu!
ML

bat_thrash disse...

Seu amigo Ayres teve boa idéia. O conteúdo deste post interessa-me infinitamente mais que o de cima.Quiapoco vais estar disponibilizando Sidney Magal e outros plocs plocs...rsss.

Bat Kiss.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Ô, BatSobrinha,
tá doida, tá? rsrsrssrs Aqui só tem música da boa! Baixou o Pendragon?!?! Gostou?!?! Estás se saindo quase tão eclética quanto o tiozão aqui... rsrsrsrs
Mad Kiss.
ML

Banda de Garagem - AKK disse...

Salve Marcelo

aqui vai o Pendragon - And Now Everybody To The Stage (2006)

http://www.mediafire.com/?sharekey=e66e23dbdb69b1a5d2db6fb9a8902bda

Abç. Lelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Salve, Lelo!
Maravilha, meu camarada! Já vou adiconar à postagem.
VALEU!!
Abração.
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Lelo,
acho que tem alguma coisa errada com esse link, você pode conferir?
Abração.
ML

Banda de Garagem - AKK disse...

Maddy
Me desculpe, mas fui traido pela precipitação. O mediafire me deu o link antes de avisar que não aceitava maiores que 100MB. Eu estava saindo... sexta-feira, sabe como é... calor, etc...

Dividi o post em 2, na minha área do 4shared. Agora vai, com certeza.
Abraço e dá próxima será diferente.

http://www.4shared.com/account/file/75048002/d73d4bc8/Pendragon_-_ANEToThStage1.html

http://www.4shared.com/account/file/75049566/387d8dd9/Pendragon_-_ANEToThStage2.html

Prá quem gosta de ouvir a banda, sem interferência da produção... tem alguns arranjos bem diferentes do original. Eu acho que vale a pena.
Abç Lelo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaande Lelo!
Mais uma vez agradeço pela disposição.
Esse seu comentário me animou a baixar, valeu!
Abração!
ML

Liliane disse...

Oi. Poderia postar outros links para os álbuns "Kowtow" e "Fallen Dreams and Angels", por favor? Os links não estão funcionando. :(

obrigada

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Oi, Liliane!
Antes de tudo, seja bem vinda!
Ando meio sem tempo e tô com uma fila enorme de discos para upar, se você puder esperar um tempinho eu poderei, sim, re-upar esses discos, só não sei quando.
Fiz agora uma pesquisa no Google e não achei nenhum desses discos com links ativos.
Se você achar aqui no Pânatano outros links que não estão funcionando, por favor me avise, OK?
Se você quiser deixar seu e-mail aqui (eu não publicarei) eu te mando os links do Pendragon assim que eu os upar, em primeira mão.
Valeu!
ML