sexta-feira, 18 de maio de 2012

Kingston Wall


Historinha escrota do roquenrrol: depois de anos ralando muito para que sua banda obtenha algum sucesso, ao realizar sua meta, o principal membro se suicida. 
Esta é a breve história da Kingston Wall, uma banda finlandesa formada em 1987 e “finalizada” em 1995 com a morte de Petri Walli, excelente guitarrista, vocalista, principal compositor do grupo, único letrista, além de empresário, engenheiro de som, produtor e dono da própria gravadora que lançou seus álbuns. Além de Walli, completavam o time Jukka Jylli no baixo e Sami Kuoppamäki na bateria e percussões, portanto, um power trio – e, diga-se de passagem, um power trio fodão! De acordo com o que pesquisei, eles já tinham acabado com a banda antes mesmo do suicídio de Walli, na verdade meio que deixaram os trabalhos em modo de espera. Cada um seguiu seu rumo e pouco menos de um ano depois, após passar uma temporada na Índia, o maluco se atirou da torre de uma igreja em sua cidade natal – vai entender o que se passa na cabeça desses doidos... 
Essa é mais uma daquelas bandas que eu jamais conheceria se não fosse pela internet e por tantos blogs que venho visitando por aí; até porque eles nunca tiveram grande sucesso fora do próprio país, onde ficaram famosos por suas performances incendiárias, além da excelência dos músicos. O som é basicamente rock progressivo, mas não do tipo que meu amigo Dagon chama “carinhosamente” de Prog-Rivotril (rsrs), muito pelo contrário! Na verdade é muito mais baseado em Led Zeppelin, Jimi Hendrix, PinkFloyd, hard rock setentista e rock psicodélico do que no progressivo mais tradicional; é mais como se uma fosse banda de stoner onde os músicos são bons demais para ser somente stoner rock, sacumé? Talvez hard prog psicodélico seja uma boa definição.

O que estou disponibilizando aqui é uma caixa que contém 8 discos, com todos os trabalhos do grupo (3 discos de estúdio e um ao vivo triplo, mais mixes alternativos e faixas bônus); está tudo em belos 320kbps, mas só encontrei a arte frontal (e mesmo assim meia-boca).
Quem quiser saber mais, tem os tradicionais links abaixo, mas os links para o download estão de forma diferente dessa vez, levando para uma postagem no Plano Z, vamos ver se essa idéia é boa...
No mais, meus caros caras e caras moças, como sempre, tudo o que mais desejo é: divirtam-se!!!

Site Oficial
MySpace
Wikipedia
Prog Archives

Download? Clique aqui e vá ao Plano Z!

8 comentários:

Unknown disse...

Falaaaa El Xaráaaa, Prog Rivotril é foda!!!! hahaha, to baixando, pelo que li vou gostar desse trem ai, hehe. foda vai ser arrumar tempo pra ouvir, tem tanta disco pra ouvir que nem sei por onde começo, essa vida de blogueiro de música é foda, a gente tem sempre 500 discos na fila, rsss.

Abração.

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiiiiga!!!!
Cara, não sei quanto vc fumou de Salvia Divinorum para ter uma ideia dessas mas tá limpo. Mas só vou comentar aqui, ok? hehehe
Mas falando desta banda que veio de um lugar, muito, muito frio: putaquelosparéo!!!! Nunca pensei que houvesse pérolas perdidas nos 90, e muito menos na...Finlândia! Os 2 primeiros de estúdio já estão entre meus prediletaços; o terceiro me pareceu beber no evangelho da psicodelia segundo Crispin Mills e, apesar de gostar bagarai de Kula Shaker, nos 2 primeiros acho que há mais personalidade. Além disso, os caras tocam muito -apesar do destaque óbvio para Petri Walli, um pequeno gênio- e a versão de 'I Feel Love', imortalizada pela já saudosa Donna Summer, ficou duca!
Até o momento, a melhor coisa que ouvi no ano e candidataço ao Prêmio Apertado Mas Só Fumado Agora 2012.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, El Xará!
Véi, você é (quase) sempre uma incógnita... Tenho certeza que você vai gostar de umas coisas, mas não sei se tudo é do seu agrado - principalmente o 3º disco -, mas as covers do Hendrix com certeza vão te agradar.
Não tenha pressa, mas também não deixe passar! rsrsrs

Diiiiiiigo!!!
Mizifi, desculpe minha completa ignorância ao que se trata de disco music, mas eu não sabia que essa música também foi cantada pela finada Donna Summer; de qualquer maneira, acho que talvez as versões sejam completamente diferentes.
Aliás, falando na Donna Summer, eu nunca curti, mais por causa do repertório e estilo em si, mas ela cantava muito mais do que muitas outras dessas "divas" americanas; sabia dosar o vozeirão como poucas, sem precisar apelar para os sustains absurdos de umas e outras.
Cara, o Kingston Wall parece ser uma coisa muito anacrônica, inclusive na Finlândia, mas me parece que eles viviam num mundo muito próprio, meio que pós-Woodstock (rsrsrs), mas eram autênticos bagarái. O tal evangelho deve ter sido o mesmo que o C. Mills leu, não o escrito por ele, porque esse acaba meio melancolicamente, tendo em vista o que o KS tem feito ultimamente...
Vamos ver se até o fim do ano sua mente enfumaçada vai lembrar desse som parao prêmio (se não surgir nada melhjor, é claro!). hehehe

Abrações pros amigos.
Valeu!

BrunoSamppa disse...

Fala cara, adicionei seu site lá no meu novo blog de VIDEOS PROG: http://progtower.wordpress.com

Tem como adicionar um link para o meu no seu também?

Valeu mesmo

(Desculpe escrever este pedido aqui, mas não encontrei outra maneira de contato)

Bruno Sampaio

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Falaê, Bruno!
Já vou lá te visitar.
O link pro Prog Tower já tá na minha lista.
Valeu!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caramba, El Maníaco, és tu, mizifio?!?!?!?!
Vou tentar pegar um desses programas, vamos ver...
Aquele abraço!

woody disse...

Então agora vc escreve aqui e posta lá!?!
Não é meio ambíguo?
Bom... Sei lá! Cada louco com a sua mania. Legal o texto, gostei de conhecer um pouco da história do grupo.

Abraço,
woody

Marcello 'Maddy Lee' disse...

PoiZé, mania de doido... rsrsrsrs Vou fazendo isso por enquanto, pra ver se a galera daqui aparece por lá e vice-versa.
Abração!