segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Baby Woodrose + Dragontears

A Hawaiian Baby Woodrose (Argyreia nervosa), conhecida no Brasil como Trepadeira Elefante, é nativa da Índia e se espalhou pelo mundo graças aos seus encantos quase que meramente paisagísticos. Bem, eu disse ‘quase’ porque foi descoberto que através dela se obtém vários alcalóides lisérgicos, que produzem excelentes efeitos psicodélicos (hehehe), que são usados em fórmulas medicinais na Índia e em rituais no Havaí, entre outras coisas e outros lugares - é só dar uma olhada nos links aí de cima.

Tendo como álibi seu ‘sobrenome artístico’, o norueguês Lorenzo Woodrose resolveu juntar uma coisa com outra na hora de batizar seu projeto musical, Baby Woodrose, ainda quando era uma banda-de-um-homem-só e quando compôs, tocou todos os instrumentos, gravou, produziu e lançou seu primeiro álbum, intitulado ‘Blows Your Mind!’, em 2001. Esse ‘estado solitário’ durou pouco, porque logo se juntaram a ele o baixista Riky ‘The Mood Guru’ Woodrose e o baterista Rocco ‘Fuzz Daddy’ Woodrose - que adotaram o mesmo ‘sobrenome’ do maluco.
A referência a tal planta psicodélica não é assim tão gratuita, porque na fórmula sonora do Baby Woodrose a psicodelia tem enorme destaque. Nos seis discos lançados pela banda existem características de vários gêneros de rock – garage, pop, punk, stoner, space, blues, hard... -, mas é o ‘molho’ psicodélico que conduz a carreira desse power trio. No geral, as músicas são curtas, a maioria fica entre 2 minutos e alguns segundos e algo em torno de 4 minutos, com pouquíssimas exceções que excedam esse tempo – ou seja, a maioria das músicas é bem concisa, sem sobras: direto e reto -, porém, cheias de nuances e sofisticação; além disso, muitas músicas têm ‘aquele’ refrão chicletudo que não sai da cabeça por muito tempo.
Uma das coisas que me faz gostar mais de uma banda é quando a vejo em retrospectiva e constato que seus álbuns têm saudáveis diferenças entre si, seja no ‘approach’, na temática ou no conceito em geral do trabalho, porém sem que nada disso interfira na identidade artística desta mesma banda. Assim é com Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Yes, Rush, Pink Floyd... Só pra citar as mais fodonas. Pois bem, nesse quesito a Baby Woodrose, guardando as devidas proporções, pode entrar em tão fodástica companhia com louvor, pois seus discos, apesar de diferirem entre si, não deixam sombra de dúvida de que se trata da mesma banda, experimentando sempre novas maneiras de tratar sua música.

Como eu já disse lá em cima, o primeiro disco ficou totalmente ao cargo de Lorenzo. Depois de anos de estrada e vários discos gravados, em 2008 seus companheiros Riky & Rocco resolveram tomar outros rumos. Lorenzo não se deu por vencido e retornou, sozinho, em 2009, com um álbum auto-intitulado, exatamente como fez no primeiro disco e, como está anunciado na página do MySpace da banda, desde então se espera por uma nova formação definitiva, apesar de continuar a fazer shows.

Em todos esses anos Lorenzo Woodrose se meteu em outros projetos paralelos, entre eles o Dragontears, muito bem sucedido, que conta com todos os membros do Baby Woodrose mais os da banda On Trial (antiga banda de Lorenzo, onde tocava bateria), seus compatriotas. O Dragontears mostra um lado mais experimental e progressivo, recheado de psicodelia e altamente influenciado por space rock.

Trago aqui todos os seis álbuns lançados pelo Baby Woodrose, mais um split com a banda Sweatmaster (em que uma banda faz um cover da outra), além de um semi-pirata (com a gravação de um show que foi transmitido por uma rádio dinamarquesa), dois singles e, como gotas de chocolate num space cake, os dois álbuns do Dragontears.
É isso. Como sempre: divirtam-se sem moderação!

Baby Woodrose
MySpace
Wikipedia

Dragontears
MySpace
Prog Archives

Link para a postagem atualizada (Dragontears)

Links (4,7kb) – Sharebee

19 comentários:

Anônimo disse...

mermaum....sonzaçossssssssssss

valeu Marcelo............

abraços

Drachen

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiga, broDin!
Cara, assisti uns clips no iutubiu e é bem bacaninha, sem frescuras.
Vou baixar tudo pois, no mínimo, deve rolar um best of.
[]ões

Unknown disse...

Fala El Xaráaaaaaaaa, cara é uma salada de respeito, me diz ae por onde começar, ou seja o trabalho mais hardeiro desses malucos ae, rs.

[]s.

Unknown disse...

Não conheço a banda, mas pelas palhinhas que eu peguei no MySpace, o som é muito promissor. Estou baixando pra ouvir melhor. Um abraço.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande Dragão!
E põe sonzeira nisso, cumpadi!! rsrsrs E ainda tem a banda das suas lágrimas!!! rsrsrs

Faaaaaaaaaala, El Irmãozim!
Véi, na boa: 'bacaninha' de cu é rola!!! rsrsrsrs Baixa a porra toda que te garanto que é diversão pura - tanto pra ouvir quanto pra esmerilhar cheio de efeitos.
Bacaninha... umpff! rsrsrsrsrs

Graaaaaaaaaaaande Xarááááááá!
Me'irmão, começa do começo, porque é o mais stoner dos caras - daí até o Chasing Rainbows vai ficando cada vez menos pesado, mas o último vem trazendo mais peso de novo.
Acho que você não vai curtir muito o Dragontears, mas vale a audição (mesmo que seja pra depois você jogar fora... rsrsrs).

Graaaaaaaaande Daboguboskivovski!
Meu camarada, como eu sei que você curte o bom e velho rock, reto e direto na veia, posso apostar que nada te decepcionará no som dos Woodroses.

Valeu, galera!
Depois quero saber se curtiram os Woodroses ou não; voltem, porque vai dar tempo até o próximo post (que eu nem sei ainda o que será...).
Aquele abraço!
ML

woody disse...

Aí gurí! Tava sumido, o que foi, a migra andou na sua cola?

Cara, ainda nem ouvi todos os sons das Cobras de Detroit, mas me amarrei no som das bandidas!

Quanto a essa banda aí, parece bem interessante, mas faltou um detalhe importantíssimo:

Como eu faço para extrair os tais alcalóides lisérgicos, que produzem excelentes efeitos psicodélicos?

Abraço
woody

Maria Dias disse...

...Brigou comigo é?Te escrevi dois e-mails viu?Tá tudo bem?

Beijo!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Mestre Woooooody!
Véi, estive no Rio por uns 20 dias e desde que cheguei aqui tenho andado mega atarefado - por isso o sumiço; aos poucos vou tirando o atraso.
Aliás, acabei de ver que você postou algo da Imelda May e já vou lá pra conferir!
Agora, assim que esses coelhos verdes voadores pararem de me atrapalhar e eu conseguir lembrar como foi que cheguei aqui, juro que te conto como se faz pra extrair todo o potencial lisergicamente psicodélico desse troço aí... Irmão, mó viagem, carái!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Querida Milady!
Fica assim, não! Já até te mandei um e-mail. Tá tudo tranks por aqui.
O chato é que por enquanto meu tempo anda curto e, em casa, a patroa não dá sossego... rsrsrsrsrsrs

Valeu, amigo; valeu, amiga,
Abraço pro cara, beijo pra menina.
Até!
ML

Esquadrão SS disse...

Faaaala, Maddão! Porra, surpresa de comentário. To totalmente por fora das bandas novas, blogs e tudo mais. Sei lá o que aconteceu comigo. Antes eu ficava algum tempo por dia só futucando.. Daí nem visitar os brothers de blog faço mais. Vou aproveitar e deixar baixando aqui essa banda que nunca ouvi falar. Abração!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, Rod 66!
Meu amigo, volta e meia eu te visito, mas nem sempre me animo a comentar - sei lá por que... rsrsrsrs
Dessa vez, achei que valia dizer alguma coisa.

Vou te dar uma dica: baixe os discos do The Brimstone Solar Radiation Band - acho que ficarás viciado na parada... rsrsrsrsrs

Aquele abraço!
E, caramba, não some, não, cumpadi!!
rsrsrs
Valeu!
ML

alice in wonderland disse...

oi!!!!!!!
to sumida ne? resolvi dar uma espiada aqui e vi um monte d coisas boas e ja to pegando tudo. adorei o brimstone... mas nao gostei muito do 7 spells. algo me diz q vou gostar muitcho desse baby woodrose - se os caras gostam tanto de vestir camisas listradas de vermelho e preto so podem ter muito bom gosto!!! rs.......

bejo bejo bejo! pra lud tb!
saudades...

alice

ayresrio disse...

Grande MADDY,cara baixei o primeiro
os caras são puro Rush,vou conferir o resto e depois comento.
Grande noite aquela,só falta as fotos,que ate agora nada,de coluna anti-social la no Gravetos rsrsrsr
vamos abrir uma campanha,fotos já
rsrsrs.

Abração AYRESRIO.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Pequeeeeeeeeeeeena Alice!!! rsrs
Foi mal a demora pra responder...
Sabe que eu nem tinha reparado nessa coisa das camisas?!?!?! rsrsrsrsrss
Agora a senhora tá tirando o atraso, né, ô, sumida? Beleza, acho que tem um monte de discos que você vai viciar total - o Baby Woodrose eu tenho certeza que é bem o seu número. Sem contar o Interstate Blues (que, aliás, já tá com um número de downloads surpreendente pra esse mísero blog...).
Vê se não some!
Lu manda beijos.

Graaaaaaaaaaaaande Mestre dos Crepes!
Véi, Rush?!?!?!?!?! Cada doido com sua doideira... rsrsrs Mas se com isso você quis dizer que também é um power trio ducarái, então assino embaixo! rsrs
PoiZé, Mr D'Aquino é reconhecidamente preguiçoso, ainda mais agora, com a desculpa de que anda trabalhando bagarái. Vamos ver quando ele vai mandar mais essa coluna anti-social - aposto que tem até uma galera sentindo falta dessas crônicas em que somos personagens do maluco. Vamos esperar...

Valeu menina, valeu bróder!
Beijos pra e abraço pro.
ML

Anônimo disse...

Faaaaala Méeeedi Li!!!
Meu ex-professor de rock progressivo!! Cara, me soltaram e eu tô dando uma passada pra dar um alô apenas.
Como estão as coisas mermão?

Saca só, meu filho agora no auge dos seus 10 anos descobriu Tom Sawyer e tá curtindo muito ela, mas ainda não está com uma identidade musical bem formada, mas tá no caminho, rsrsrs

Abraço pra toda família Lee, a Rita, o Spike, o Bruce e lógico, a calça...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande Guzzzzzzzzz!!!!
Rapazzzz, então estavas preso ou internado num manicômio?!?!? rsrsrsrs
Bons ventos o trazem - bela surprezza!
Meu irmão, por aqui tudo na mais perfeita desordem, como sempre.

Aê, o filhão tem um bom gosto à toda prova - sensacional! No bom caminho ele já tá, agora é só mostrar pra ele as boas possibilidades musicais e, tenho certeza, contigo ele vai aprender muito.

Valeu pela prezzença, meu amigo, e vê se não some.
Abração, meu e de toda a família.
ML

Rochacrimson disse...

Que sonzaço!
Valeu Marcello!!!

Lawrence David disse...

Votei nessa birosca pra "Blog de Ouro"!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Rrrrroooooocccchhhhhaaaaaaaaaa!
Totalmente excelente!

Faaaaaaaaaaaala, Larry Davey!
Véi, é ano de eleição, né? Se o blog virar ouro eu vou gostchar muitcho! rsrsrsrsrs Só não vou fazer promessas... rsrsrs

Amigos e galera em geral,
ando mega-hiper-ultra ocupadaço bagarái à beça, sem tempo até de responder os comentários. Já tô com os links prontos pra próxima postagem, mas ainda não consegui parar pra escrever texto, arrumar umas imagens, etc. O pior é que não vejo quando poderei fazer isso; então, caros caras e caríssimas, tenham um pouco de paciência, OK? Assim que eu puder volto aqui.
No mais, abraços pra todos.
Valeu!
ML

Maria Dias disse...

Caso queira continuar a me acompanhar meu endereço daqui pra frente é:

http://ofertandoflores.blogspot.com

e o outro aquele antigo:

http://bemmequerbemmequer.blogspot.com



Agora meu assunto é só flores!rs...