domingo, 5 de setembro de 2010

Hypnos 69

Hypnos 69 é uma banda belga, formada pelos irmãos Steve Houtmeyers (vocais, guitarras e efeitos) e Dave Houtmeyers (bateria, percussão, efeitos e teclados) mais Tom Vanlaer (baixo, teclados) em meados dos anos 90. O primeiro álbum, ‘Timeline Traveller’, foi lançado em 2002 e, logo em seguida, Steven Marx (saxofones e teclados) se uniu ao trio. Este mesmo álbum foi relançado em 2006, porém com intervenções adicionais de Marx – o que aconteceu foi que, simplesmente, foram adicionados alguns saxofones e teclados às faixas gravadas em 2002, sem nenhum acréscimo do trio original.

Graças a esse relançamento é que atrasei o máximo que pude essa postagem. Explico: sem exceção, TODOS os links que encontrei para baixar as versões de 2002 e 2006 eram de álbuns absolutamente iguais. Li em uma resenha que na música-título o saxofone tem algum destaque, mas ou meus ouvidos estão muito, muito ruins, ou então, caros amigos, todas as pessoas que disponibilizaram este disco para baixar nunca o escutaram com a atenção devida – ou seja, não encontrei essa tal versão de 2006; mas, de qualquer maneira, upei os álbuns conforme achei na rede, para que vocês possam tirar suas próprias conclusões.

Quanto ao som da banda, não tem errada: quem curte bandas como Witchcraft, Siena Root, Black Bonzo, The Brimstone Solar Radiation Band, Anekdoten e muitas das que já postei aqui no blog ultimamente, das que tem um ‘apelo’ setentista, bem, eu só posso dizer que, quem ainda não conhece o Hypnos 69, vai chapar geral! Os caras são excelentes músicos, compositores e arranjadores, que se destacam tanto nos improvisos quanto nas convenções, especialmente o guitarrista Steve Houtmeyers, que se utiliza de timbres típicos dos 70 e que sola com muito feeling e sem as ostentações guitarrísticas que ficaram tão em voga desde os 80. Vale dizer que todos os teclados utilizados são daqueles antigões, o que hoje chamam de vintageMoog, Hammond, Fender Rhodes, etc. Tudo isso contribui para que o Hypnos 69 esteja entre aquelas melhores bandas dos 70 que nasceram nos 90... rsrsNo começo o Hypnos 69 era meio que uma jam band, que tocava stoner rock extremamente psicodélico, com um jeitão boogie e southern; com o tempo muitas outras influências foram agregadas à banda, sem nenhum pudor e sempre com excelentes resultados, seja num space rock bem ao modo do Hawkwind ou numa psicodelia SydBarretiana e, até, o mais puro rock progressivo. Hoje, o som está mais pra um hard prog psicodélico, o que parece ser uma evolução natural, bem de acordo com o que vêm fazendo desde o início da carreira. ‘Legacy’, lançado ainda neste ano é um dos meus candidatos ao melhor disco de 2010 e, potencialmente, ao melhor trabalho da banda.
Estou disponibilizando aqui os 5 álbuns originais, mais o primeiro lançamento da banda, um EP, de 2000, chamado ‘Wherever Time Has Shared It's Trust’; também o álbum que baixei como sendo a tal versão de 2006 de ‘Timeline Traveller’.


Como vocês podem notar, eu ando meio afastado não só daqui d’O Pântano, mas também dos blogs amigos e dos comentários em geral. O caso é que ando ocupadaço bagarái à beça e, de antemão, peço desculpas por minha ausência e por meus atrasos passados, presentes e futuros, mas garanto que sempre que eu arrumar uma brecha, estarei aqui: não abandonarei o blog, nem os caros amigos & amigas e os demais anônimos que prestigiam O Pântano Elétrico; só ficarei um pouco sumido.

No mais, baixem essas maravilhas, divirtam-se sem moderação, comentem e aguardem por uma nova postagem não muito em breve... hehehe

MySpace
Wikipedia
Prog Archives

P.S.: por último, mas nem por isso menos importante, agradeço ao meu irmãoSinho Edson D'Aquino, comandante-em-chefe da birosca mais conhecida como Gravetos & Berlotas, que fez um belíssimo trabalho de remasterização do EP 'Wherever Time Has Shared It's Trust', retirando todos os estalos e demais barulhos do LP - valeu, El Berlota, valeu!!

ATUALIZAÇÃO
(em 19/07/12) 
Nada melhor do que informações oficiais para acabar com a dúvida. Consegui o encarte do disco 'Timeline Traveller' e, nele, numa nota escrita pelo próprio Steve Houtmeyers, é esclarecido que o nome do saxofonista e tecladista Steven Marx foi adicionado simplesmente por fazer parte da banda no momento da reedição do álbum, e que Marx não teve qualquer participação neste disco, ao contrário do que li e referi no texto àcima.
Nesta autalização eu incluí mais material das artes dos álbuns, sendo que alguns têm o encarte completo. Aproveitem!

NOVOS LINKS! - Mirror CreatorMirror Creator 

18 comentários:

Maria Dias disse...

Hello!

Passando pra te avisar q estou fechando o Avesso do Avesso do Avesso(não sei se volto ou quando volto)mas vou fecha-lo por um bom tempo até q eu consiga meu lugarzinho ao sol.Já estava sem motivação e agora enchi o saco de vez mas nao vou fazer como vc no Café no meu caso vou trancar no meu baú para o caso de querer recorda-lo ou mesmo voltar com ele...Se puder escrever na ultima página eu agradeço vc por um bom tempo fez parte daquilo lá e foi uma das coisas legais q me aconteceram alí. Vou deixar minhas páginas abertas por mais uma semana e depois fecharei.

Obrigada por tudo!

Beijinho

eu

Unknown disse...

Ahh essa gente doida viu! rs

Unknown disse...

Falaaaaaaaaaaaaaaaa El Xará desaparecido. Cara já tinha topado com essa banda por ai mas nunca baixei porque não havia uma discrição de que diabos poderia esperar da música dela, agora com essa resenha animal tenho que correr atrás do tempo perdido e baixar isso ae. Vou levar logo o de 2010 pra ver qualé e depois conforme for vou baixando os outros. Depois prometo voltar e dizer o que achei.

Abração e vê se aparece mais.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Querida Milady,
sei bem como é isso... Muitas vezes bate mesmo desânimo, decepção, esse tipo de coisas. Aqui mesmo, nessa postagem, já foram 80 acessos pra baixar os discos e 3 comentários - e o seu nem é sobre a postagem... rsrsrs Mas eu vou levando, na boa.
Qualquer hora eu passo por lá pra deixar uma mensagem, mas vou esperar bater uma insPiração.

Graaaaaaaaaande Diego!
PoiZé, meu camarada, cada louco com sua loucura! rsrs

Faaaaaaaaaala, El Xará!
Acho que vocÊ vai curtir bastante esses discos, talvez os primeiros sejam mais ao seu agrado, já que tem mais PESO.
Valeu pelo elogio à resenha!
Como eu já disse trocentas vezes, ando mesmo muito ocupado, então não vou prometer comentários, mas é claro que uma visita pra pegar uns rocks é mais do que certa!

Abraços pros malucos e um beijaço pra amiga.
Valeu!
ML

Maria Dias disse...

Oi Marcello,

Mas era logo ali...

Bem já foi!

Pena q vc nao apareceu e quem sabe.

Abraços

Maria

diego disse...

aí amigo visite www.musicamidiaetecnologia.blogspot.com, e seja parceiro.

textos, artigos, livros e muito mais do universo musical

Maria Dias disse...

Buaaaaaaaaaaaaaaa kd vc? três semanas é tempo demais pra vc ficar sumido assim!

Edson d'Aquino disse...

BroDim,
Sabe qual foi minha diversão hoje?
Esquentei as turbinas me divertindo com a Fox Lady em cima do novo e excelentebagaraiàspampas cd do Santana, 'Guitar Heaven', e já caí matando em cima desses discos da H69 e...me diverti demais.
[]ões pa tu e }{ões pa Lu

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Oi, moça bonita!
Pelo jeito foram mais de três semanas... Eu também fico com saudade.
Beijaço pr'ocê!

Faaaaaaaaaaaaaala, Irmãozim!
Demorô! rsrsrs
Neguim por aí (imprensa) resenhou mal bagarái esse disco do Santana, por conta de serem covers de músicas que já têm suas versões definitivas, mas esqueceram de dizer que o cara é um dos principais guitarristas de todos os tempos, o que faz toooooda diferença!
Desde que comcei a preparar a discog do Hypnos 69 que não paro de escutar os discos dele - altos sons, meu irnmão! -, mas ainda não parei pra brincar em cima do som, deve ser realmente divertido!
Abração, meu irmão!

Valeu!
ML

Blanco disse...

...karai nem sei por onde começar!!!! Estou ouvindo Hypnos 69 (disco: The Eclectic Measure – musica: The Eclectic Measure), muiiiiiiiiiiiiiiiiiito bão: sensação de voltar aos 70´s...delicia mesmo !!!!!!

... dae entro no pântano pra postar alguma coisa e me deparo com os comentários da Maria Dias sobre o fechamento do “Avesso do Avesso do Avesso “, fui lá conferir o espaço: pô fiquei “tristão” com o fechamento, putz tá rolando o som “Deus Ex Machina “, mas ae Maria Dias parafraseando uma escrita sua lá no fechamento: “...A vida é mortal por isso o que nos resta é construir e reconstruir nossas fantasias e encontrar o prazer nos vários espaços....”. Ultima coisa pra Maria: o mundo virtual “exponencia” o real, pro bem e pro mal, é triste mas é isso.

... pô grannnnnnde MARCELO me desculpe usar este espaço pra mandar um alô pra Maria mas fiquei “tocado” com o lance todo, voltando ao pântano:

!!!!! DUKARALEO o som do HYPNOS 69 !!!!

..... viagem pura...

... aproveito pra confessar que eu sou um dos que deu vários “roles” pelo pântano e não me manifestei e ainda fiz um pedido de “reposte”, mas PROMETO: de agora em diante toda vez que “pisar” no pântano vou deixar algumas “letras”, se prepare...kkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

.... bom, por hora: chega, valeu d+

!!!!! este PÂNTANO É DUKA !!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaande Blanco, El White Branco!
Depois de apresentar essa tremenda credencial - a de conhecer minha querida amiga Maria, Lady Mary DeCriks -, não posso deixar de lhe estender o tapete vermelho!
Aliás, ela fechou o Avesso mas continua com o Bem Me Quer. Como eu ando meio avesso (hehehe) a passear pelos blogs, acabei meio que a abandonando nessa esfera, mas trocamos e-mails com regularidade.
Fique à vontade pra passear pelo Pântano e se eletrificar com todos os sons que disponibilizei por aqui. Se gostou do Hypnos 69, pode mandar ver em todos os outros do estilo que andei postando por aqui - muitas e muitas viagens mais do que garantidas!
E é isso: passando por aqui e achando que vale um comentário, mande ver! Será sempre um prazer.
Só não lembro do pedido de repost, mas tudo bem... Atendi? Se não, diga aí, OK?
Valeu pela visita, pelas tantas palavras e pela simpatia.
Um abraço!
ML

Blanco disse...

...falae "Seu" Marcello blz ??!!!

...olha eu por aqui no pântano de novo, dando uma desligada da vida real e pronto pra dar uma recarregada com as coisas deliciosas deste "nice place"..

... quanto ao repost acho que foi algum arquivo de alguma coletânea...bem especifico né ??? kkkkkkkkkk...é que “anonimamente” foram algumas visitas anteriores...kkkkkk!!!! mas me lembro que vc foi super atencioso no e-mail e “rapidão” no atendimento...

... valeu pelo toque sobre o “bem me quer”...vou fazer uma menina feliz (rsss) e vou dar uma visitada lá ....

...segui outro toque seu e baixei mais algumas bandas que você passou no material do Hypnos 69, e como prometido vou lá no “Witchcraft (Kollár Attila)” postar umas “letras”..

...abraço e até + !!!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Seu Branco!
Manda ver nas sonzeiras! Já te respondi lá no post do flautista húngaro.
Deixe a moça feliz, vá lá mesmo, que ela vai gostar.
Grande abraço.
ML

Emilio Almeida disse...

Caro Marcello!
Estou procurando o EP "The Law And The Road Are One" da banda Pig Iron. Jáa tentei em vários blogs porém todos os links encontrados não funcionam.
Caso o amigo aí do Pântano e outros frequentadores do blog puderem me ajudar, disponibilizando este album, serei eternamente grato.

Emilio Almeida

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Emílio!
Seja bem vindo!
Faz o seguinte: passa lá no Plano Z, que vou postar esse som por lá, OK?
Um abraço!
ML
PS: pode começar a ficar eternamente grato... rsrsrsrsrsrs

Priscila Duque disse...

Olá!Conheci essa banda hoje numa postagem no face, fui no youtube e já ouvi várias músicas, ai fui pesquisar e achei esse blog, achei mto massa o texto e todas as informações nele contidas. Não sou uma crítica musical, gosto de ouvir. Particularmente adoro rock progressivo e psicodélico, por isso sou louca por Pink Floyd e The Doors, por exemplo. Eu já vasculhei por aqui e não achei o link pra baixar as músicas do Hypnos 69, como faço??? Obrigada! =)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Seja bem vinda, Priscila!
Obrigado pela visita, pelo comentário e pelos elogios!
Se você gosta de rock psicodélico e progressivo, definitivamente, veio ao lugar certo!! rsrsrsrs
Mas tenho um problema... No começo do ano, com a história da SOPA/PIPA (que acarretou até na prisão do dono do Megaupload - você deve saber), acabei perdendo todos os links que upei pra disponibilizar os discos aqui no blog; para piorar a situação, tive problemas familiares e não pude dar atenção ao blog desde então.
Mas não perca as esperanças!! Em breve atualizarei o máximo de postagens que me for possível - e essa do Hypnos 69 acaba de passar para um dos primeiros lugares da fila, graças ao seu simpático pedido.
No mais, boa sorte e divirta-se por aqui e também no Plano Z (que também tem muita coisa que eu acho que você vai curtir bastante).

Valeu!!

Maria disse...

Ooooooooobrigada mesmo mesmo mesmo pela postagem! Teu blog me trouxe excelentes novidades! Obrigada!